11/03/09

Como corrigir o pH de uma formulação.

Dicas para corrigir o pH de uma formulação.

Toda formulação apresenta um pH, que pode ser ácido, neutro ou alcalino.
No entanto ao preparar um produto se faz necessário verificar o pH desse produto e na maioria das vezes o pH está acima ou abaixo da faixa estabelecida como ideal para o produto.

Produtos com o pH fora da faixa estabelecida podem sofrer perda da estabilidade, mudança de cor e causar danos ao serem usados, além de poder causar alergia e queimaduras na pele nas pessoas que estão utilizando tais produtos.

Portanto se faz necessário a aquisição de medidores de pH (phmetro ou fita medidora de pH) para que o manipulador possa verificar o pH do produto, e caso seja necessário poder fazer as correções necessárias.


O pH 7 é neutro, ou seja, significa que a quantidade de cargas H é equivalente à quantidade de cargas OH. A escala de pH varia de 0 a 14, sendo queo ponto médio, pH = 7, representa o meio neutro, valores abaixo de 7 são ácidos e quanto mais próximo de 0, mais ácido está o produto. Valores acima de 7 são alcalinos e quanto mais próximo de 14, mais alcalino está o produto.
Se o pH estiver ácido, faz se necessário a adição de um corretor de pH alcalino e se o pH estiver alcalino devemos adicionar um corretor de pH ácido.
Vamos supor que eu esteja preparando um shampoo que deve ficar com um pH em torno de 7, e ao verificar o pH ele esteja com pH 8. O procedimento que devo tomar nesse caso é diluir um pouco de ácido cítrico na água e ir adicionando aos poucos no produto até obter pH 7. Mas e se o caso for o contrario, ao verificar o pH ele esteja em 6, por exemplo. O procedimento que devo tomar é adicionar um corretor alcalino, como quase toda formulação de shampoo contém dietanolamida de ácido graxo de côco (produto alcalino), pode se diluir um pouco de dietanolamida na água e ir adicionando aos poucos até atingir o pH desejado.
Verificar o pH no phmetro é muito fácil, pois ele mostra o resultado no visor do aparelho, porém o aparelho deve estar calibrado, caso contrario o resultado não será verdadeiro.
No caso das fitas medidoras de pH, o procedimento é o seguinte:
Colete uma amostra do produto em um recipiente apropriado (um Becker, por exemplo), retire uma fita de dentro da embalagem e mergulhe-a dentro da amostra do produto, ao retirar a fita você vai observar a cor que a fita apresenta após ser mergulhada no produto, compare então a cor que a fita apresenta com as cores apresentadas na embalagem das fitas.
Cada faixa de pH tem uma cor diferente na embalagem, o pH 1 é de uma cor, o pH 2 já tem uma cor diferente e assim por diante.


Para comprar fitas para medir o pH, matéria-prima, essências e corantes para cosméticos e produtos de limpeza, visite o site abaixo:
Jacy Fragrâncias - A casa do saboeiro

54 comentários:

  1. Anônimo31/7/09

    Olá!
    Estou com duas formulações com problemas de ph
    -um condicionador com pH 3,2 e
    -um desodorante rollon (com cloridroxido de aluminio) com pH 4,1.
    Qual o corretor alcalino ideal?
    Agradeço antecipadamente
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Olá Tania, obrigado pela sua visita!

    Você pode usar um pouco de trietanolamina, dilua em um pouco de água e adicione sob agitação aos poucos até obter o pH desejado.

    O desodorante ainda esta dentro da faixa, mas você pode adicionar um pouco de trietanolamina.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. SoS carbopol,quem sabe onde compro carbopol urgente.por favor me ajude e passe o endereço ou tel.para
    gilberto_luz@hotmail.com

    att Gilberto da luz.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo13/10/09

    Olá!

    Exemplo(considerando que tenho um ácido com ph 4 e estou fazendo um produto que no momento está com ph 8, se eu adicionar esse ácido acima para corrigir o ph a formulação final, o resultado vai ser 6 ou depende da quantidade de ácido que eu adicionar a minha formulação?..oq importa nesse caso é a quantidade ou a qualidade?

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo, obrigado pela visita!
    Depende da quantidade de ácido que você adicionar.
    O que mais importa é a qualidade, quanto mais concentrado o ácido, menor será a quantidade adicionada.
    Mas, para acerto de pH, sempre devemos usar o medidor de pH ou as fitas medidoras, para acerto e verificação do pH final.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21/10/09

    Olá!
    Como se faz detergente em gel?

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônimo, obrigado pela visita!
    Publiquei uma fórmula no blog.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/11/09

    Olá eu sou Jeovane estou com uma pasta desengraxante para mecanicos adicionei todos os produtos renex, amida 70 ,querosene dsd mais a oleina e o corante juntamente com agua mas não virou pasta ficou tipo um mingal ,oque faço para engrossar.
    sem mais obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo20/1/12

    tem como me ensinar a faser ipoclorito de sodio a 10%, por favor alguem me ensina, obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Olá Visitante do fórmulas grátis!
    O Hipoclorito de sódio (liquido) tem uma concentração em torno de 12%.
    Neste caso você pode deixar como esta, visto que o Hipoclorito de sódio se degrada com o tempo, tendo uma validade em torno de 6 meses.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. tenho uma solução se carbonato de potássio, EDTA, cloreto de sódio e renex onde o pH deveria ficar em 13 ou 14 e não está atingindo está ficando em 12 o que devo fazer para alcançar o pH desejado.
    obrigado

    ResponderExcluir
  12. Olá Bruna Sanches!
    Para elevar o pH é necessário adicionar um componente alcalino, mas antes de adicionar é necessário verificar se o componente pode ser adicionado na solução. Dependendo do fim para que se destina a solução deve ser adicionado um componente compatível.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/4/13

    Olá tenho um perfume q o PH dele tem q da 6,5 e esta dando 5,0 o que devo usar para o PH dele chega a 6,5???
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Anônima!
    Você pode utilizar uma solução de Hidróxido de sódio em Água deionizada para elevar o pH do perfume.
    Mas adicione com cuidado, aos poucos, para que o pH não passe da faixa que você deseja.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo29/8/13

    Olá, estou fazendo água sanitária, fui medir o pH e estava 13. Como faço para deixar na faixa desejada? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá visitante anônimo!
      A Anvisa especifica os valores máximos para o pH da água sanitária:
      13,5 (Água sanitária pura).
      11,5 (Água sanitária Diluída a 1 % - p/p).

      Se esse é o pH do produto puro, esta dentro da faixa permitida.

      Um abraço!

      Excluir
  16. Anônimo31/10/13

    Ola,
    O pH ideal de um desodorante antitranspirante em creme é neutro nè?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo visitante!
      Para o desodorante antitranspirante em creme o pH pode ficar levemente ácido, entre 4,0 a 4,5.
      Um abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
    2. meu amigo fiz o detergente de prato e no final a fita ficou meio azul ou verde o ph tem que ser 7 coloco mas agua ou acido sulfonico?

      Excluir
    3. Henrique
      O pH esta alcalino (alto), você pode adicionar um pouco de ácido sulfônico ou ácido cítrico diluído em água para abaixar, sempre adicionando aos poucos e ir checando com a fita de medir o pH.
      O acerto do pH de detergentes as vezes fica um pouco complicado, quando o pH esta bem perto do descrito na formulação, a adição de um pouco de soda pode fazer ele subir, por isso a soda deve ser adicionada aos poucos e ir checando com a fita de medir o pH.

      Excluir
  17. Luiz e Antônia18/12/13

    Bom dia José Marco, Tudo bem ??
    Meu nome é Luiz, de Betim-MG, eu e minha esposa fabricamos produtos de limpeza, e hoje ao fazermos detergente líquido para roupas, notamos que o PH, está entre 3 e 4, e que deveria estar entre 9,5 e 10,5. Como fazer para corrigirmos ?? Desde já agradecemos pela boa vontade em nos ajudar, e lhes parabenizarmos pelo site, que tem nos sido de grande valia.
    Grande Abraço.
    Nota: Por fora da fórmula normal, foi acrescentado 100 ml de amida 90.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz e Antônia!
      Para a correção do pH de detergentes líquidos para roupas e detergentes líquidos para lavar louças você pode utilizar o Hidróxido de sódio (Soda caustica diluída em água) para aumentar o pH (de 4 para 9,5).
      Para diminuir, caso seja necessário, você pode utilizar o Ácido sulfônico diluído em um pouco de água, ou o Ácido cítrico também diluído em um pouco de água.
      Obrigado pelo comentário e fico feliz de poder estar ajudando!

      Excluir
  18. Anônimo14/3/14

    Ola, tenho uma formulação de um creme alissante de hidroxido de calcio, o ph está 13,9. preciso baixar para a faixa 11,0 a 13,0. qual produto devo usar? o acido citrico serve?
    Pedro

    ResponderExcluir
  19. elizangello29/3/15

    ola josé marcos eu fiz uma receita de deetergente para louças mas deu algo erado no ph pois a soluçao quando m contato com as maõs arde q queima muito e se tiver alguma lesão na pele entao nem se fala rs no entanto o q devo fazer pra consertar esse ph desd eja obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizangello!
      Pode ser que o detergente esteja muito ácido ou muito alcalino.,
      Para acertar o pH você precisa das fitas de medir o pH, você mergulha uma parte da fita no produto e verifica a cor que ficou com as cores que acompanha a embalagem das fitas.
      Se ficou muito ácido (abaixo de 6,0) tem que ir adicionando Hidróxido de sódio aos poucos e sob agitação, checando com a fita de medir o pH até chegar no pH ideal para detergente.
      Se ficou muito alcalino (acima de 8,0) tem que adicionar mais ácido sulfônico, aos poucos e sob agitação até chegar no pH correto.
      Para o detergente o pH pode ficar na faixa de 6,5 a 7,5.
      O Hidróxido de sódio (soda) pode ser a liquida a 50%.
      No lugar do ácido sulfônico pode ser adicionado ácido cítrico diluído em água.

      Um abraço!

      Excluir
  20. Anônimo3/6/15

    prezado jose marcos; boa tarde. segui uma receita para fazer sabao liquido para roupas ,mas encontrei certa dificuldade. para 20 litros
    adicionei em 10litros de agua, 400 ml sulfonico,400ml de amida ,600 ml de lauril, 40 ml de trietanolamina,50ml Renex, acrescentei 40 ml de soda liquida.misturei e verifiquei o ¨PH¨,estando ok,cor VERDE. Depois em um recipiente a parte adicionei 100ml de tripolifosfato ,adicionei a mistura principal.depois em mistura a parte dissolvi 250 ml de metassilicato de sodio e adicionei a mistura. Só que após misturar estas partes de metassilicato e tripolifosfato na mistura principal, o PH alterou foi para a cor AZUL 13.depois disto nao consegui mais colocar o PH novamente na cor verde. acrescentei mais sulfonico e amida e mais soda liquida e nao alterou o PH que permanecia em AZUL, tentei baixar colocando carbonato de sodio(barrilha) e nao consegui baixar o PH. acrescentei o restante da agua 10 litros com essencia a parte e o conservante , com isto também nao consegui aumentar a viscosidade colocando sal e mais sal na mistura,nao ganhou viscosidade (como a que consegui quando fiz este procedimento na fabricaçao de detergente.) . Em suma ,onde sera que errei para baixar o PH de AZUL (pós colocar o metassilicato e tripolifosfato na mistura.) para verde novamente o qual nao consegui.e quanto a viscosidade,pois coloquei até sal em quantidade demasiada e nao ganhou viscosidade.sera que o produto ficou muito alcalino?devido ter colocado a trieta,metassilicato e o tripolifosfato?para baixar o PH se no caso passar da cor verde e ir para a cor azul ,o que devemos fazer?acrescentarmos mais sulfonico a mistura ou nao ? peço sua ajuda pois eu estava muito animado para fazer o sabao liquido mas no final nao fiquei satisfeito.ja com o detergente, o multi -uso e o desinfetante,segui suas receitas e ficaram otimos.se puder me de estas esplicaçoes e correçoes,um grande abraço e desde ja agradeço.joao luiz.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joao luiz!
      Ao adicionar o Tripolifosfato, o pH subiu (fica mais alcalino).
      Para abaixar o pH utilize o acido sulfônico, a amida e a soda não abaixa o pH, pois são substancias alcalinas.
      No caso da viscosidade, primeiro temos que acertar o pH, pois dependendo da faixa em que o pH estiver a viscosidade pode sofrer alterações.
      Com o pH certo, vamos aumentando a viscosidade com o sal diluído em água, sempre aos poucos e sob agitação.
      Mas não se pode adicionar muito sal, pois muito sal "raleia" o sabão liquido e o deixa turvo.
      No entanto, se o sabão liquido ralear com muito sal, adicione um pouco mais de Lauril éter sulfato de sódio, retire uma pequena quantidade em um recipiente a parte e adicione um pouco de sal e verifique se ele fica espesso.
      Se mesmo assim não espessar, vai adicionando mais Lauril e testando uma pequena quantidade com o sal em recipiente a parte até que o sabão comece a espessar.
      O acerto da viscosidade tem que ser depois do acerto do pH.
      O sal sempre tem que ser adicionado aos poucos.
      A primeira vez da trabalho, depois você já vai saber as quantidades necessárias de sal para o acerto.
      Mesmo assim, o sal diluído em água deve ser adicionado aos poucos, pois pode haver alterações nas quantidades necessárias para o acerto da viscosidade de lote para lote de produto.
      Pode haver pequenas diferenças no teor das matérias-primas, e isso pode influenciar no acerto final da viscosidade.
      Eu mesmo já utilizei Lauril que não espessava com o sal, sendo um defeito de fabricação na matéria-prima.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  21. Anônimo4/6/15

    como posso engrossar a viscosidade de um sabão liquido .se acrescentei sal grosso quase meio quilo diluído e não obtive êxito.sera que errei antes la na mistura,400ml sulfônico,400ml amida,600 laurel 40 ml trieta,30 ml renex, 250 ml metassilicato, 250 ml tripolifosfato,essencia diluída em agua a parte,onde errei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá visitante!
      Provavelmente foi adicionado muito sal.
      O sal em demasia faz efeito contrario, raleia em vez de espessar.
      Para acertar a viscosidade temos que acertar o pH primeiro, depois vamos adicionando o sal aos poucos.
      Para verificar se um sabão liquido ou se um detergente "aceita" mais sal, retiramos uma pequena quantidade do produto e adicionamos mais sal.
      Se nessa pequena quantidade a viscosidade aumentar, então podemos adicionar um pouco mais de sal no produto.

      Se por acaso o sabão liquido ficar ralo com o sal, podemos adicionar mais Ácido sulfônico ou Lauril eter sulfato de sódio.
      Se for adicionado o Ácido, devemos verificar o pH novamente, pois o pH pode ter alterado.
      Se for adicionado Lauril, não será necessário acertar novamente o pH.
      Depois de adicionar mais Lauril, retira-se uma pequena quantidade do produto e verifica se ele volta a espessar com a adição de mais sal diluído em água.

      Um abraço!

      Excluir
  22. Boa noite José Marcos, tudo bom?
    Achei este post na internet quando procurava resposta para um problema com sabão, e gostaria de lhe expor minha dúvida.
    É o seguinte. Moro num prédio que tem mina de água, e que supre cerca de 60% da necessidade de consumo do condomínio. Com isso, utilizamos pouco da água tratada da COPASA.
    Com isso a água que chega nos apartamentos é ácida, a neutra, enquanto que a da COPASA é alcalina em torno de ph 8. Soube certa vez, que o sabão para roupas é feito para ser utilizado com o parâmetro da água tratada (ph8). O certo é que vários moradores do prédio reclamam da água da mina, dizendo que por causa dela as roupas perdem a cor logo na primeira lavagem.
    De fato isso ocorre. Eu mesmo já troquei inúmeras vezes o tipo e marca do sabão, e sempre há perda significativa das cores.
    Pergunto: Seria em razão da água ser ácida? Poderia ser culpa do tratamento breve que o condomínio faz para transferir a água para a caixa? Sei que colocam cloro, e que existem algumas baterias de filtragem.
    Se puder nos ajudar, fico agradecido.
    Obrigado desde já.
    Hermam

    ResponderExcluir
  23. Hermam
    Acredito que não seja a acidez ou a alcalinidade da água, pode ser o cloro utilizado no tratamento.
    Mesmo que a água esteja um pouco ácida ou alcalina, não provocaria danos nos tecidos.
    O Cloro em porcentagem elevada pode desbotar as cores dos tecidos.
    O que pode ser feito é levar amostras para analise do Cloro na água, isso pode ser feito em laboratórios ou universidades que disponham de equipamentos para analisar o teor de Cloro presente na água e verificar se esta dentro dos limites permitidos.

    ResponderExcluir
  24. Ed Wilson

    Tenho um sabão liquido de óleo de soja usado. Como faço para corrigir o
    PH 14, dar transparência para esse sabão e eliminar uns vultos esbranquiçados que aparecem depois de um mês?

    ResponderExcluir
  25. Olá José Marcos, muito obrigada pelas dicas, estava c um detergente c Ph mto alto e através das suas dicas adicionei um pouco de ácido sulfonico c água consegui o Ph neutro, valeu, parabéns pelo seu blogue!!!!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia José Marcos,com M.P eu consigo baixar o pH de um gel capilar?

    ResponderExcluir
  27. Olá quero fazer a correção do melaço para atingir pH 4 no caso eu utilizo o ácido cítrico diluido em água e ir adicionando até que o pH fique 4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ácido cítrico pode ser adicionado, no entanto, nunca trabalhei com a produção de derivados da cana de açúcar, portanto segue abaixo um link de uma publicação a esse respeito:

      Como produzir melado - correção da acidez, remoção das impurezas, verificação do ponto e acondicionamento

      Excluir
  28. boa noite amigo estou fazendo sabão liquido e acho que exagerei na soda liquida colocando +/- 700ml o PH estar azul coloquei 1 litro de acido sulfônico, 1 litro de amida, 1 litro de lauril para 35 litros de sabão o que devo fazer pra baixar o PH ja coloquei + 1 litro de sulfônico mais continua azul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando
      700 ml de soda foi muito, você pode corrigir com o acido sulfônico, o ácido cítrico também abaixa o pH.
      Outra opção é fazer uma nova quantidade de sabão, mas sem adicionar a soda, depois misturar as duas e ver como fica o pH.

      Excluir
  29. Anônimo17/6/16

    bom dia amigo vc tem uma formula para fazer vaselina liquida industrial/cosmético?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, não disponho de fórmula para fazer vaselina liquida.
      A vaselina é um produto derivado do petróleo, até mesmo as grandes industrias cosméticas e farmacêuticas compram a vaselina liquida já pronta.
      As empresas que vendem vaselina liquida apenas embalam em quantidades fracionadas para revender.

      Excluir
    2. Anônimo27/6/16

      ok muito obrigado, grato

      Excluir
  30. Boa tarde!
    José Marcos estou fazendo desengraxante ,mais ele esta abaixando a cor está descendo o que devo fazer.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da fórmula que você esta preparando, pode ser um problema com a formulação ou com os componentes utilizados no desengraxante.
      Agora se o problema for a perda de coloração no desengraxante, pode ser que seja o corante utilizado, alguns corantes não são eficientes em pH muito ácido ou muito alcalino, nesse caso teria que testar outros corantes mais indicados para a faixa de pH do desengraxante.

      Excluir
  31. Anônimo14/7/16

    Bom dia. Pq quando tento corrigir o ph de um creme ou gel com o naoh, eles ficam quentes e vao mudando da cor original para amarelo ate ficar escuro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do tipo de gel ou de creme, o Hidróxido de sódio pode não ser o corretor de pH mais indicado.
      O fato de ficar amarelo ou ficar escuro pode ser que ultrapassou a faixa de pH indicada para o produto, ou pode haver uma incompatibilidade química com algum componente do produto.
      O escurecimento também pode indicar que houve oxidação no produto.
      Quando adicionamos Hidróxido de sódio ocorre uma reação química que eleva a temperatura do produto, por isso ele fica quente.

      Verifique outro corretor de pH para o gel e o creme.
      Para géis feitos a base de Carbopol, geralmente a correção do pH (neutralização) é feita com Trietanolamina.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  32. Boa tarde!!!
    Gostaria de pedir sua ajuda
    Estou fazendo um gel de pinho e o ph não está dando certo,era pra ficar no 9.5 e 10 mais ele está no ph 2 o que devo fazer pra concertar este gel e não perder o produto?
    Desde já te agradeço pela ajuda muito Obgda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mah Baptista
      Você pode adicionar soda liquida a 50%, aos poucos para elevar o pH do gel de pinho.

      Excluir
  33. bom dia, estou com um sabão liquido tipo omo, ele esta ficando aguado e com o PH elevadissimo. o que o faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode adicionar Ácido sulfônico diluído em um pouco de água para abaixar o pH do sabão liquido.
      Depois de acertar o pH você pode adicionar salmoura (sal diluído em água) para engrossar o sabão.

      Mas adicione sal aos poucos, pois muito sal raleia o sabão ao invés de engrossar (espessar).

      Excluir
  34. Oi boa noite, estou fazendo sabone liguido e hidratante artesanal.Compro a bese base do sabonete já pronta, e adiciono extrato gli coloco, anfoter o e lauriu. Isso tudo muda o PH? Como medir? E seguro para pele de crianças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anfótero e o lauril podem influenciar no pH, embora seja uma mudança pequena seria bom checar o pH.
      Você pode adquirir fitas de medir o pH e seguir a instrução descrita na publicação acima.

      Para uso em crianças eu recomendo os produtos de uso infantil, pois alguns cosméticos podem causar alergias. As crianças tem a pele mais sensível é vulnerável a alguns componentes químicos. Por esse motivo é importante utilizar produtos cosméticos adequados para cada faixa etária.

      Excluir
  35. Anônimo3/11/16

    Boa tarde,
    Eu adquiri o kit de sabão líquido para roupas (tipo omo) que está no fórmula grátis e preparei conforme as instruções. Verifiquei que o produto final ficou turvo e com o tempo (após algumas semanas) ocorreu separação de fase (líquido em cima e turbidez em quase todo o frasco).
    Você poderia descrever algumas possibilidades que poderiam estar causando tal turbidez?
    Percebi que ao misturar o produto no frasco ele volta a ficar homogêneo mas continua turvo. Percebi também que ao diluir um pouco o produto ele fica transparente mas com um pouco de precipitado no fundo. Será que seria necessário adicionar EDTA para corrigir a questão da turbidez?
    A formulação também não deixa claro a função de cada componente. Você poderia explicar a função dos componentes da fórmula. É possível descrever cada componente que está descrito pela função (por ex. espessante em pó - pode ser carbopol 60 ou goma guar ou goma xantana ...).
    Será que a quantidade e a ordem em que os componentes devem ser adicionados está correta?

    ResponderExcluir
  36. Anônimo11/11/16

    Boa noite José Marcos tudo bem, você tem fórmula para reparador com óleo de argan? Tenho uma, mas está ficando turva, qual estabilizador eu poderia usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos aqui no site uma fórmula de reparador de cabelos com óleo de Argan:
      Argan reparador de pontas de cabelos
      Pode ser que devido a composição do reparador de pontas conter óleo de Argan, ela não fica transparente, pode ser que a aparência do reparador de pontas de cabelos seja essa mesma.
      O que não pode acontecer é separação de fases no reparador de pontas de cabelos.

      Excluir

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Produtos Químicos, Essências, Bases para Perfumes