Pular para o conteúdo

Como Fazer Creme Rinse para os cabelos

Como Fazer Creme Rinse condicionador de cabelos. Formula para Fazer Creme Rinse para condicionar os fios capilares. Este produto cosmético contém em sua formulação um agente antiestático que deixa os fios capilares fáceis de pentear, maleáveis e macios ao toque.

Cloreto de cetil trimetil amônio (25%) na formula é um tensoativo catiônico de uso cosmético que condiciona e desembaraça os fios de cabelos, facilitando o penteado tanto à seco como à úmido.

O creme rinse é um produto parecido com o condicionador de cabelos com uma consistência um pouco menos consistente, contém na fórmula um agente antiestático que deixa os fios capilares com boa penteabilidade.

Creme rinse condicionador é um produto de uso cosmético fácil de fazer, mas deve se tomar cuidado com a temperatura, a água e os componentes que precisam de aquecimento devem ser aquecidos até a temperatura descrita no processo de fabricação, se não forem aquecidos corretamente o produto fica com a consistência comprometida.

Formula de creme rinse para cabelos

Os componentes para fazer a formula do creme rinse condicionador de cabelos podem ser adquiridos em revendedores de produtos químicos ou em lojas virtuais de essências, lembrando que o Cloreto de cetil trimetil amônio é a 25%, existe o mesmo produto a 50%.

Se você adquirir o Cloreto de cetil trimetil amônio a 50%, lembre-se que deve ser adicionado a metade da quantidade que esta descrita na formula descrita abaixo.

Formula para Fazer Creme Rinse condicionador de cabelos

Formulação para fazer 10 kg de creme rinse:

  • Cloreto de cetil trimetil amônio (25%) – 350 g
  • Álcool cetoestearílico – 350 g
  • Metilparabeno – 15 g
  • Propilparabeno – 5 g
  • Essência – q.s
  • Corante – q.s
  • Ácido cítrico – q.s
  • Água deionizada – 9280 g

Como fazer a Formula para Fazer Creme Rinse condicionador de cabelos:

Aquecer toda a água até a temperatura de 85°C.

Em um recipiente apropriado aquecer posteriormente o Álcool cetoestearílico, o Cloreto de cetil trimetil amônio, o Metilparabeno e o propilparabeno até a temperatura de 80°C, ou até fusão completa.

Em seguida adicione a água aquecida sobre a mistura anterior sob agitação, esfrie sob agitação até atingir + ou -30°C.

Em seguida adicione a essência e agite para homogeneizar o cosmético.

Logo depois adicione o corante diluído em água para colorir o produto.

Acerte posteriormente o pH (entre 4 a 4,5) com o ácido cítrico diluído em água, sempre adicionando aos poucos e sob agitação até obter o pH desejado.

Logo depois misture bem para a homogeneização e depois embale o condicionador de cabelos em frascos plásticos, bisnagas plasticas ou em potes plásticos de uso cosmético.

2 comentários em “Como Fazer Creme Rinse para os cabelos”

    1. Não me é permitido mais fazer a divulgação do e-book Guia prático de cosméticos capilares, portanto, pesquise no Google possíveis divulgadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *