Fórmulas grátis de cosméticos e produtos de limpeza. Free formulas

19/05/2009

Como Fazer Amaciante de Roupas (Lubrificante)

Receita para fazer Amaciante de Roupas

toalhas

O amaciante de roupas tem a função de proporcionar maior suavidade e deslizamento no tecido. Facilita o enxágue, a secagem e o passamento tornando as roupas gostosas de usar. A fórmula de amaciante de roupas abaixo contém álcool cetoestearílico que lubrifica as fibras têxteis.

Fórmula para fazer 100 litros:
Cloreto de cetil trimetil amôneo (a 50%) 1% (1 kg)
Álcool cetoestearílico (Hydrenol D) 2% (2 kg)
Essência para amaciante q.s
Corante azul para amaciante q.s
Formol 37% 0,1% (100 g)
Água q.s.p 100%

Modo de preparo:
Em um recipiente adequado adicione toda a água e aqueça até 80ºC.
Em outro recipiente adicione o álcool cetoestearilico e o cloreto de cetil trimetil amôneo, aqueça até total solubilização do álcool cetoestearilico.
Em seguida adicione sobre a mistura anterior (álcool ceto e cloreto de cetil aquecido) a água aquecida aos poucos e sob agitação adequada e constante.
Mantenha a agitação até atingir a temperatura de 35ºC.
Adicione sob agitação o corante, o formol e a essência sob agitação, mantenha a agitação até completa homogeneização.
Obs.: faça um teste piloto (pequena quantidade) antes de produzir uma quantidade maior, assim pequenas correções como quantidade de corante, consistência e quantidade de essência podem ser definidos.
Um ótima essência para amaciante é a essência Elat Confort, essência produzida pela Capuani.
Uma das dificuldades no preparo de amaciante de roupas é encontrar uma essência que deixe o cheiro nas roupas, a essência Elat Confort utilizada no preparo deixa o seu perfume nas roupas.



Para comprar matéria-prima, essências e corantes para cosméticos e produtos de limpeza, visite o site abaixo:
Jacy Fragrâncias - A casa do saboeiro



As formulações publicadas neste blog precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.



3 comentários:

  1. Anônimo22/5/09

    Nobre,

    Fiz de acordo com a formulação proposta por você, sendo que o álcool ceto não dissolveu na água. E agora? o que faço?
    Obrigado..
    André Luiz

    ResponderExcluir
  2. Olá André Luiz, obrigado pela visita e pelo comentário!

    Muito bom o seu comentário, assim posso aprimorar a formulação.

    Faça o seguinte, aqueça novamente o produto até que o álcool ceto dissolva totalmente, o fato de não ter dissolvido pode ter sido por causa da temperatura.

    Na próxima vez que você for preparar, faça um teste piloto (uma pequena quantidade), assim se ocorrer algum problema fica mais facil resolver.

    Vou fazer pequenas mudanças no modo de preparo da formulação, desculpe pelo transtorno!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. oi jose marcos boa noite fiz a sua formulaçao mas,a base fica muito pesada vc nao sabe o que posso acrescentar para que ela possa ficar mais mole e pastosa e que 6 kg possa render 250 litros eu vendo amaciante preciso que ela me renda mais se puder mim responder pesso que mande pro meu email lucia-aalves@hotmail.com se vc dezenvolver essa formula pra mim eu te pag aguardarei sua resposta obrigado

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Compartilhe com amigos

Gostou? Divulgue!

Bookmark and Share

Posts Populares

Atenção

As fórmulas publicadas neste blog são orientativas e precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes.

Utilização

As fórmulas aqui publicadas são de produtos químicos, mantenha todo produto químico longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Cuidados

Utilize EPI's (luvas, mascaras, óculos de proteção, etc.) ao manusear produtos químicos, produtos inflamáveis e corrosivos merecem atenção redobrada.