Pular para o conteúdo

Como Fazer Detergente Liquido Doméstico (lava-louças)

Como Fazer Detergente Liquido Doméstico (lava-louças). Formula de Detergente liquido Lava louças. O lava louças liquido é um dos produtos de limpeza principais para a venda na obtenção de dinheiro e renda, é um domissanitário que tem bastante saída, assim como o amaciante de roupas, pois toda dona de casa utiliza na limpeza domestica.

É uma receita de produto de limpeza que não é difícil de fazer, sendo o acerto do pH o procedimento mais difícil de fazer na preparação de detergentes líquidos. Para que um detergente tenha bom conceito com as donas de casa, ele deve promover limpeza e boa formação de espuma.

Formula de Detergente liquido Lava louças

A formula abaixo contém três componentes (produtos químicos) que promovem espuma e detergência, sendo o Lauril éter sulfato de sódio um dos principais na boa formação de espuma, este espumante muito utilizado em shampoos tem um preço acessível, querendo que o detergente liquido promova mais espuma você pode aumentar a sua quantidade na formula, passando dos 2% para até uns 5% de Lauril éter sulfato de sódio.

Como esse tensoativo aniônico Lauril éter sulfato de sódio possui pH bem próximo do neutro, o seu aumento na formula não produz alterações significantes no pH do detergente.

A Trietanolamina presente na formula pode ser substituída pelo Agente neutralizante disponível na loja Lumaer Essências.

Como fazer detergente liquido lava louças com boa formação de espuma e ação de detergência na remoção de resíduos gordurosos e restos de alimentos em facas, garfos, colheres, panelas, frigideiras, copos, canecas, formas assadeiras e demais utensílios utilizados na cozinha.

Aprenda a fazer um ótimo detergente, o produto não sai muito caro, a receita promove uma limpeza adequada dos utensílios de cozinha em geral, possui uma boa formação de espuma.

Os componentes podem ser encontrados em revendedores de matéria-prima para produtos de limpeza ou revendedores de produtos químicos. Você pode fazer com essência de limão, essência de maçã, essência de coco ou deixar sem essência (neutro).

Formula de Detergente liquido Lava louças

Formulação – receita para fazer 10 litros de lava louças Liquido Doméstico:

  • Ácido Sulfônico – 6% (600 g)
  • Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 60) – 2% (200 g)
  • Lauril éter sulfato de sódio – 2% (200 g)
  • Soda Liquida (Hidróxido de sódio 50%) – 2% (200 g)
  • Formol 37% – 0,1% (10 g)
  • Corante – q.s
  • Essência – 0,1% (10 g)
  • Trietanolamina – 0,3% (30 g)
  • Cloreto de sódio – q.s
  • Água q.s.p – até obter 10 litros

Como fazer a Formula de Detergente liquido Lava louças:

Em um recipiente adequado adicione 5 litros de água, adicione metade da quantidade da soda e mexa bem.

Em seguida adicione sob agitação o ácido sulfônico, a amida, o lauril e a trietanolamina. Agite bem, mas sem formar espuma.

Verifique o pH que deve ficar entre 6,5 a 7,5, caso seja necessário faça a correção com o restante da soda.

Adicione a seguir sob agitação o formol, a essência e o corante diluído em água. Complete o volume para 10 litros com água e agite.

Corrija a viscosidade (grossura) do lava louças adicionando aos poucos e sob agitação cloreto de sódio diluído em água.

Tendo acertado a viscosidade, agite para homogeneizar o Detergente Liquido Doméstico e está pronto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *