Pular para o conteúdo

Receita de Gel Desinfetante (aromatizante)

Como fazer Gel Desinfetante (aromatizante). Formula para fazer Gel Desinfetante, produto de limpeza que desinfeta as superfícies descrito abaixo possui ação desinfetante que mata os germes e perfuma os ambientes.

No preparo do produto devemos tomar cuidado logo após adicionar a Hidroxietilcelulose presente na formula, pois é um espessante que não forma gel de imediato, sendo necessário que o o produto fique sob agitação constante até que o gel seja formado e o produto ganhe consistência (viscosidade, espessamento).

Esse é a principal característica na formação do gel, caso o produto não fique sob agitação constante, o produto de limpeza não é formado corretamente.

O gel de Hidroxietilcelulose também pode ser formado sob aquecimento, no caso somente a Água com o Hidroxietilcelulose, leva a mistura para aquecer e aqueça até a formação do gel. No entanto, depois de formado, o mesmo deve ficar em repouso até que fique frio para depois dar sequencia na preparação do produto de limpeza com Cloreto de benzalcônio, bactericida de ação desinfetante.

Produto gelatinoso destinado a limpeza e desinfecção de pisos e azulejos de ambientes como banheiros, salas, quartos, dormitórios, cozinhas, etc. Além de desinfetar, ele atua como aromatizante.

Contém nonil fenol etoxilado em sua formula que é um tensoativo não-iônico que efetua a limpeza e cloreto de benzalcônio, um potente bactericida que efetua a desinfecção nas áreas onde o produto é aplicado.

Formula para fazer Gel Desinfetante

Formulação para fazer 100 litros do produto de limpeza de ação bactericida e aromatizante:

  • Nonil fenol etoxilado (Renex 95) – 4% (4 kg)
  • Cloreto de benzalcônio (a 50%) 2% (2 kg)
  • Essência – 1% (1 kg)
  • Hidroxietilcelulose (Cellosize QP 100.000) – 0,75% (750 g)
  • Corante – q.s
  • Água q.s.p – até obter 100 litros

Como fazer a Formula para fazer Gel Desinfetante e aromatizante:

Misture em recipiente apropriado o nonil fenol, o cloreto de benzalcônio, a essência e 5 litros de água, agite bem para homogeneização dos componentes.

Em outro recipiente adicione uns 80 litros de água e adicione a hidroxietilcelulose, agite bem e adicione rapidamente na mistura anterior sob agitação, mantenha a agitação (moderada para não formar muita espuma) constante até obter um aumento na viscosidade (formação do gel).

Adicione o corante previamente diluído em água sob agitação, complete o volume com água e agite até completa homogeneização da formula do produto de limpeza de ação desinfetante e aromatizante.

Em seguida, depois de pronto embale em frascos plásticos utilizados para produtos de limpeza. 

Obs.: faça teste piloto (pequena quantidade) antes de produzir em grande quantidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *