Pular para o conteúdo

Como fazer coquetel de frutas (condicionador cabelos)

Como fazer coquetel de frutas (condicionador de cabelos) dividido em partes iguais (Coquetel). Formula de coquetel de frutas. Produto de uso cosmético utilizado para condicionamento dos cabelos, promove condicionamento capilar, maciez e ação antiestática. Seu uso favorece a penteabilidade dos fios.

Possui em sua formula agentes emolientes que promovem emoliencia e maciez. O Cloreto de cetil trimetil amônio atua como emulsionante e agente antiestático, é um quaternário de amônio de caráter catiônico com propriedades bactericidas e antiestáticas. É um emulsionante para cremes rinse e condicionadores capilares, proporciona melhor facilidade na hora de pentear os cabelos, tento secos como molhados.

O coquetel de frutas é um cosmético capilar similar ao creme condicionador para cabelos. Seu preparo se diferencia na hora de dividir o produto, que pode ser feito em varias partes iguais, geralmente 3 partes, onde cada parte recebe uma coloração e essência diferente das outras.

Fórmula grátis, proporciona brilho, maciez e suavidade aos cabelos. Após lavar os cabelos com o shampoo de sua preferencia, aplique o produto massageando por três minutos aproximadamente e depois enxague. Para melhores resultados aplique nos cabelos, coloque touca térmica e deixe agir por 20 minutos e depois enxague.

Formula de coquetel de frutas – condicionador dividido em varias cores

Formulação para 10 kg de coquetel de frutas – Condicionador capilar:

  • Álcool cetoestearílico 30/70 – 480 g
  • Cloreto de cetil trimetil amôneo (a 25%) – 400 g
  • Óleo mineral – 100 g
  • Metilparabeno (Nipagin) – 15 g
  • Propilparabeno (Nipazol) – 5 g
  • Propilenoglicol – 100 g
  • Ácido cítrico (+ ou –) – 20 g
  • Corantes (várias cores) – q.s
  • Essências – q.s
  • Água deionizada- 8.880 gramas

Como fazer a formula de coquetel de frutas – condicionador capilar:

Em um recipiente adicione o álcool cetoestearílico, o cloreto de cetil trimetil amônio, o óleo mineral, o metilparabeno e o propilparabeno.

Em seguida aqueça até 85ºC para a fusão dos componentes sólidos. Em outro recipiente aqueça a água até 85ºC, em seguida adicione a água aquecida na mistura anterior, sob agitação e aos poucos.

Mantenha a agitação até que a temperatura abaixe para 35ºC. Em seguida adicione o propilenoglicol sob agitação.

Corrija o pH com o ácido cítrico diluído em um pouco de água, adicionando aos poucos sob agitação, o pH deve ficar em torno de 5,5 a 5,8.

Agite para homogeneização do coquetel de frutas. Em seguida faça a divisão do creme em partes iguais, se você for fazer em 3 cores (por exemplo) divida o creme em 3 partes iguais.

Em seguida adicione em cada parte o corante (diluído em um pouco de água) com a cor desejada, de modo que cada parte tenha uma cor diferente da outra, agite para homogeneizar.

Em seguida adicione em cada parte a essência desejada, de modo que cada parte tenha uma fragrância diferente, agite para homogeneizar.

Na hora de embalar, adicione nos potes uma quantidade de cada cor, adicionando uma fase (parte) e depois a outra, sem que elas se misturem entre si.  

As formulações publicadas neste blog precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *