Pular para o conteúdo

Como fazer alvejante sem cloro

Como fazer alvejante sem cloro. Formula de alvejante para roupas coloridas. O cloro quando utilizado no alvejamento de roupas coloridas pode danificar os tecidos e causar desbotamento das cores, para o alvejamento em roupas coloridas utilize o alvejante com peroxido de hidrogênio.

Formula de Produto de limpeza para branqueamento de tecidos coloridos. Fórmula sem cloro para roupas coloridas com peróxido de hidrogênio no lugar do Cloro, portanto é um produto de limpeza diferente da Água sanitária.

Formula de alvejante para roupas coloridas

Formulação para fazer 10 litros de alvejante sem cloro:

  • Peróxido de hidrogênio (a 30%) – 50 g
  • Álcool láurico 7 OE – 100 g
  • Sequestrante (EHDP) – 20 g
  • DTPA Pentasódico 40% (Dissolvine D40) – 20 g
  • Essência especial para alvejante – q.s
  • Água deionizada – até completar os 10 litros

Como fazer a Formula de alvejante para roupas coloridas:

Em recipiente adequado adicione cerca de oito litros de água, em seguida adicione sob agitação moderada o álcool láurico, o EHDP e o DTPA pentasódico, agite até homogeneização.

Em seguida adicione sob agitação o peróxido de hidrogênio, verifique o pH que deve ficar entre 4,5 a 5,5, caso seja necessário corrija o pH com solução de ácido clorídrico, adicionando aos poucos, sob agitação até chegar no pH indicado.

Em seguida adicione a essência sob agitação, complete com água até obter os 10 litros de produto e agite para completa homogeneização do alvejante sem cloro.

O produto deve ser envasado em embalagem plástica opaca.

Teor de oxigênio ativo do produto de limpeza: 0,07%

Recomendações sugestivas de uso: Para lavagem manual de roupas, adicione 100 ml do produto para cada 10 litros de água. Para lavagem de roupas na máquina, adicione 100 ml do produto para cada ciclo de lavagem.

Para melhores resultados, aplique uma colher de sopa do produto diretamente sobre a mancha antes da lavagem, deixe agir por no máximo 5 minutos e proceda a lavagem normalmente.

As formulações publicadas neste blog precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *