Pular para o conteúdo

Como fazer gel para ultrassom

Como fazer gel para ultrassom. Fórmula para uso como meio de contato para transmissão ultrassônica, utilizado em aparelhos de ultrassonografia.

Para que serve o gel para ultrassom?

Utilizado para conduzir o ultrassom do transdutor para a pele da pessoa, evitando assim que o ar presente entre o aparelho e a pele da pessoa afete a propagação das ondas sonoras.

Chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem feito por um transdutor que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com a pele.

Durante o exame não deve haver a presença de ar entre o transdutor e a pele. A presença de ar pode interferir na captação das imagens. Para que isso não aconteça, o operador do equipamento passa o gel no aparelho de ultrassonografia e na pele da pessoa que vai passar pelo exame.

O Carbopol 940 na fórmula é um polímero que forma géis transparentes, portanto é muito utilizado na fabricação de fixador de cabelos e em muitos outros produtos cosméticos.

Formula para fazer gel para Ultrassom – ultrassonografia

Receita para fazer 10 quilos:

Polímero carboxivinilico (carbopol 940)100 g
Glicerina500 g
Trietanolaminaq.s (até atingir pH 6,0)
Metilparabeno15 g
Propilparabeno5 g
Água deionizada9380 g

Modo de preparo da Fórmula para fazer gel para Ultrassom – ultrassonografia:

Em recipiente adequado adicione a água e em seguida dispersar o carbopol sobre forte agitação, manter a agitação até que não apresente grumos.

Em seguida adicione em outro recipiente a glicerina, o metilparabeno e o propilparabeno, aqueça até dissolução dos pós e em seguida adicione sob agitação na mistura anterior.

A seguir acerte o pH com a trietanolamina, adicionando aos poucos sob agitação até obter pH 6,0.

Agite bem para homogeneização do gel para ultrassom – ultrassonografia.

As formulações publicadas neste site precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *