22/10/09

Essências – Quantidades recomendadas

Concentrações recomendadas de essências em cosméticos.
Quanto adicionar de essência nos cosméticos (dosagem)


Essencias

Segue abaixo uma sugestão das quantidades de essências que podem ser adicionadas em diversos produtos, as concentrações servem de sugestão. Recomendo que cada formulador defina, através de testes piloto (pequenas quantidades de produto), a concentração que seja mais adequada para o seu produto.

                Produto Concentração recomendada(sugestão)
Antiperspirante 0,5 a 1%
Óleo de banho 1 a 3%
Vela 6 a 10%
Sachet 4 a 5 %
Talco 0,3 a 0,5%
Brilho labial 0,5 a 2 %
Baton 0,5 a 2%
Bronzeador 0,2 a 0,5%
Pós barba 1 a 1,5%
Desodorante 1 a 3%
Condicionador 0,1 a 0,3%
Loção 0,1 a 0,5%
Creme 0,1 a 0,5%
Sabonete líquido 0,5 a 2 %
Sabonete 1,5 a 2,5%
Sabonete transparente 1,5 a 3%
Shampoo 0,3 a 0,7%
Perfume 10 a 15%
Colônia 5 a 10%
Colônia infantil 1 a 3%
Banho de espuma 1 a 2 %
Sais de banho 3 a 5%

Os produtos com alto teor de água, como géis e loções tônicas faz-se necessário adicionar um emulsificante para a sua dissolução, pode-se misturar a essência com pelo menos 1% de emulsificante (Ultroil RH ou Cremophor RH-40), em seguida, adicionar ao produto.
Outra opção é adquirir essência hidrossolúvel, que mistura facilmente no produto.


Para comprar produtos químicos, essências, óleos essenciais, corantes, formas de silicone, bases concentradas, kits para cosméticos, kits para produtos de limpeza e material de apoio, visite o site abaixo:

2 comentários:

  1. edson21/1/10

    Ola José Marcos! a dias venho neste blog a procura de algo para fazer, no seguimento e cosmeticos em especial produtos para alisar cabelo, porém, como esta dificil conseguir alguns dos produtos em pequenas quantidades para poder fazer uns testes, venho lhe pedir uma orientação de qual produto destinhado ao cabelo que voce me recomenda para eu iniciar um negocio pois tenho pouco conehciemnto na area, desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edson!
    Algumas empresas iniciam com produtos simples, como shampoo e condicionador e depois que a empresa conquista seu lugar no mercado, lançam produtos mais elaborados.
    No entanto, antes de iniciar qualquer negocio no ramo, consulte a Vigilância Sanitária para esclarecimentos sobre normas que regulamentam o setor e sobre a estrutura física do estabelecimento.
    Também é exigido um responsável técnico pelos produtos.
    Para as empresas fica fácil o recebimento de amostras para testes, assim como apoio técnico na elaboração de formulações, visto que os fornecedores de matéria-prima podem ter um cliente em potencial.
    Empresa no ramo de perfumaria pode pedir para um fabricante de essências desenvolver uma fragrância para um perfume, por exemplo.
    Uma visita ao Sebrae também pode ajudar muito, obtendo esclarecimentos sobre o ramo de atividade, como iniciar um negocio próprio, investimento inicial, etc.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Produtos Químicos, Essências, Bases para Perfumes