Pular para o conteúdo

Como fazer sabonete liquido anti-séptico

Como fazer sabonete liquido anti-séptico. Formula de sabonete liquido anti-séptico. Receita de cosmético para higienização da pele. Possui ação bactericida.

Produto cosmético formulado com três tensoativos que lhe dão poder de formação de espuma e ação detergente na remoção de sujeiras e gorduras presentes na pele do corpo e das mãos.

O lauril éter sulfato de sódio é o espumante mais utilizado na fabricação de sabonete e de shampoo para cabelos, forma espuma abundante e remove sujeiras.

A dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90) atua como espessante, faz espuma e atua como estabilizador da espuma, além disso é sobreengordurante e devolve a oleosidade perdida com a ação dos tensoativo principal durante a higienização da pele.

O cocoamidopropil betaína na formula do cosmético é um anfótero que ajuda na limpeza e promove suavidade na formulação deste cosmético.

O Propilenoglicol promove hidratação. E a base perolada dá sofisticação, deixando o cosmético com aspecto sofisticado devido ao brilho perola.

Formulação de sabonete liquido perolado com Irgasan DP 300. Irgasan DP 300 (Triclosan) atua na formula como agente bactericida na eliminação de microrganismos.

Formula de sabonete liquido anti-séptico

Formulação cosmética para 10 litros do produto:

  1. 2 quilos de lauril éter sulfato de sódio
  2. 200 gramas de dietanolamida de ácido graxo de coco
  3. 200 gramas de cocoamidopropil betaina
  4. 300 gramas de base perolizante (base perolada)
  5. 50 gramas de Irgasan DP 300 (Triclosan)
  6. 450 ml de propilenoglicol
  7. Cloreto de sódio – q.s (quantidade suficiente)
  8. 30 gramas de essência
  9. Ácido cítrico – q.s (quantidade suficiente)
  10. Água deionizada q.s.p (até completar 10 litros)

Modo de preparo da formula do sabonete liquido:

Em um recipiente adequado adicione 5 litros de água deionizada, a seguir adicione sob agitação leve o lauril, a dietanolamida, o cocoamidopropil e a base perolizante.

Em outro recipiente adicione o propilenoglicol e o Irgasan, agite até solubilizar todo o Irgasan, a seguir adicione sob agitação na mistura anterior.

Adicione sob agitação a essência, verifique o pH que deve ficar entre 5,5 e 6,5, caso seja necessário corrija o pH com ácido cítrico diluído em água, adicionando aos poucos sob agitação até obter o pH desejado.

Acerte a viscosidade do sabonete liquido com cloreto de sódio diluído em água, adicionando aos poucos sob agitação, complete o volume para 10 litros com água deionizada e agite para homogeneização da formula do sabonete liquido anti-séptico com Triclosan. 

Obs.: para que não ocorra precipitação de partículas do perolizante, a viscosidade do sabonete deve ficar acima de 3000 cPs (bem viscoso).

Sabonete com Triclosan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *