Pular para o conteúdo

Como fazer detergente suave para roupas (tipo Ola)

Como fazer detergente suave para roupas (tipo Ola). Formula de sabão liquido suave para roupas (tipo Ola) com propriedades suaves para lavar tecidos delicados. É uma formula de sabão liquido suave parecido com o Ola.

Possui agentes suavizantes e auxiliares de limpeza que promovem detergência e boa formação de espuma.

Esta formula de sabão liquido fica perolizada (com brilho perola), o que deixa esse produto de limpeza com aspecto de sofisticação.

O Ácido sulfônico é um tensoativo aniônico muito utilizado em formulas de detergentes, sabões líquidos, limpadores multiuso, shampoos automotivos, limpa alumínio, Solupan desengraxante e em muitos outros produtos de limpeza domésticos e automotivos.

É o tensoativo mais utilizado no mundo em produtos de limpeza. O Ácido sulfônico possui ótimo desempenho na ação de detergência e formação de espuma, removendo as sujeiras de roupas e superfícies.

Como fazer sabão liquido suave para roupas (tipo Ola)

A Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 60) na formula do detergente suave tipo Ola é um tensoativo não iônico com excelente ação de formação de espuma, além de estabilizar a espuma que demora para se desfazer. Amida 60 age como auxiliar de limpeza, ajudando o tensoativo principal que é o Ácido sulfônico.

O Nonil fenol etoxilado (Renex 95) é um tensoativo não iônico utilizado como solubilizante de essências na fabricação de desinfetantes, possui também poder de detergência e de formação de espuma, na formula do detergente suave tipo Ola atua auxiliando na ação de detergência.

Óxido de coco alquil dimetil amina (Fongraminox KC-B) é um tensoativo que auxilia na remoção de sujeiras, aumentando o poder de ação do produto na limpeza das roupas, promove melhorias na espumação e solubilização de fragrâncias.

A Base perolizada (base perolizante ou perolada) na formula do sabão liquido para roupas finas tipo Ola é empregada na fabricação de shampoos para cabelos, sabonetes líquidos corporais, banhos de espuma e outras preparações cosméticas para os cabelos e para o corpo. Na formula abaixo atua como doador de brilho perola e opacificante, promovendo maior destaque e sofisticação ao produto.

Formula de sabão liquido suave para roupas (tipo Ola)

Fórmula – receita para fazer 10 kg do produto de limpeza.

  • 1) 1000 gramas de Ácido sulfônico
  • 2) Hidróxido de sódio (50%) até pH 7,0 a 8,0
  • 3) 150 gramas de Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 60)
  • 4) 300 gramas de Nonil fenol etoxilado (Renex 95)
  • 5) 300 gramas de Óxido de coco alquil dimetil amina (Fongraminox KC-B)
  • 6) 500 gramas de Base perolizada (base perolizante)
  • 7) 20 gramas de Arc Iso S (conservante)
  • 8) corante q.s
  • 9) Essência q.s
  • 10) Água q.s.p até completar os 10 quilos.

Como fazer a formula – receita do detergente suave – sabão liquido para roupas (tipo Ola):

Adicione 5 litros de água em um recipiente, a seguir adicione sob agitação o ácido sulfônico, acerte o pH entre 7,0 e 8,0 com o hidróxido de sódio, adicionando aos poucos sob agitação.

A seguir adicione sob agitação a amida 60, o Renex, o Fongraminox e a base perolada, agite bem para homogeneização.  

Verifique o pH, caso houve mudança, corrija com o hidróxido de sódio até obter pH indicado. A seguir adicione o conservante, o corante e a essência sob agitação, complete com água para 9 quilos, acerte a viscosidade com cloreto de sódio diluído em água, adicionando aos poucos sob agitação.

Caso seja necessário, complete com água para os 10 quilos finais e agite bem para homogeneização do detergente suave para roupas (tipo Ola).

Detergente para roupas finas e delicadas

Para comprar o Ácido Sulfônico, Amida, Hidróxido de Sódio, Renex, Base perolada, Essência e Corante, visite o site abaixo:
Casa do saboeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *