Pular para o conteúdo

Como fazer Gel fixador para cabelos com alta fixação

Como fazer Gel fixador para cabelos com alta fixação. Formula que fixa bem os fios capilares e modela o penteado. Contém um agente de brilho (extrato de henna) e um agente umectante (propilenoglicol) que confere aos fios capilares o efeito de brilho molhado.

A fórmula do Gel fixador para cabelos com alta fixação é parecida com a de baixa e de média fixação, o que muda é a quantidade de Polivinilpirrolidona (fixador).

O extrato de henna promove brilho nos cabelos, enquanto o Propilenoglicol atua como umectante e hidratante, deixando assim os fios capilares hidratados.

Para que o produto fique com um custo menor, você pode retirar o extrato de henna, adicionando água na mesma proporção do extrato.

Como fazer o Gel fixador para cabelos com alta fixação

Formulação cosmética para fazer 10 kg:

Polímero carboxivinilíco (Carbopol 940)50 g
Propilenoglicol1 kg
Metilparabeno15 g
Propilparabeno5 g
Polivinilpirrolidona (PVP K 90)400 g
Trietanolamina60 g
Essência Hidrossolúvel (solúvel na água)20 g
Extrato de Henna100 g
Coranteq.s
Água deionizada q.s.p (até completar 10 quilos)10 quilos


Modo de preparo do Gel fixador para cabelos com alta fixação:

Em um recipiente adequado adicione 7 quilos de água, sob agitação adicione em seguida o polímero e agite até solubilização (até não haver grumos).

Posteriormente, em outro recipiente adicione o propilenoglicol, metilparabeno e propilparabeno, em seguida aqueça até solubilização dos pós e adicione na mistura anterior sob agitação.

Em outro recipiente adicione logo depois 1 quilo de água e o polivinilpirrolidona e misture bem até solubilização do polivinilpirrolidona e em seguida adicione ao produto sob agitação.

Sob agitação adicione a essência hidrossolúvel e o corante previamente diluído em água.

Adicione em seguida o extrato de henna sob agitação. Faça a correção do pH que deve ficar entre 6,0 e 6,5 com a trietanolamina, adicione aos poucos sob agitação até atingir o pH adequado.

Complete posteriormente com água deionizada até atingir os 10 quilos e homogeneíze bem o Gel fixador para cabelos com alta fixação.

Obs.: Para acelerar a secagem do cosmético nos fios capilares pode-se adicionar até 1 quilo de álcool 96º ao produto (nesse caso diminua a quantidade da água em 1 quilo).    

Para comprar produtos químicos, essências, óleos essenciais, corantes, formas de silicone, bases concentradas, kits para cosméticos, kits para produtos de limpeza e material de apoio, clique no link abaixo:

Casa do saboeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *