Pular para o conteúdo

Como fazer xampu anticaspa

Formula de shampoo anti caspa. Como fazer xampu anticaspa com Octopirox – Piroctone olamina, para cabelos normais a secos.

Octopirox presente na formula do cosmético capilar é um agente anti-caspa e anti seborreico solúvel em tensoativos presentes no shampoo e em soluções hidroalcoólicas.

O produto possui ação fungicida, a caspa nos cabelos é causada pelo fungo Ptyrosporum ovale, portanto shampoo com Octopirox é eficaz no combate à caspa. Fórmula de xampu indicado para cabelos normais a secos.

Formula de shampoo anti caspa

Formulação cosmética para fazer 10 litros de shampoo anticaspa para lavar os cabelos.

Lauril éter sulfosuccinato de sódio3 kg
Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 90)300 g
Cocoamidopropil betaína (tensoativo anfótero)300 g
Base perolizante para xampu300 g
Piroctone olamina (Octopirox)80 g
Goma guar quaternizada (Jaguar C-162)40 g
Cloreto de sódioq.s – quantidade suficiente
Essência para xampu30 g
Coranteq.s – quantidade suficiente
Ácido cítricoq.s
Metilparabeno (Nipagim)10 g
Água deionizadaaté completar os 10 litros

Modo de preparar a Formula de shampoo anti caspa para lavar os cabelos:

Em um recipiente adequado adicione cerca de 4 litros de água deionizada e adicione a Goma guar quaternizada sob agitação, acerte o pH com Ácido cítrico (pH 5 a 5,5) e continue a agitação até dispersão total da Goma guar quaternizada.

Adicione a seguir sob agitação moderada o Piroctone olamina, Lauril éter sulfosuccinato de sódio, Cocoamidopropil betaína e a Base perolizante.

Em outro recipiente adicione o Metilparabeno e a Essência, homogeneizar até dissolver o Metilparabeno e em seguida incorpore a Dietanolamida de ácido graxo de coco. Adicione esta mistura na mistura anterior sob agitação moderada.

Adicione sob agitação o Corante diluído em água deionizada, ajustar o pH com o ácido cítrico diluído em água, adicionando aos poucos até obter pH em torno de 5,5 a 6,0.

Ajustar a viscosidade do xampu anticaspa utilizando cloreto de sódio diluído em água, adicionando aos poucos até obter viscosidade acima de 3500 cPs (bem viscoso, espesso).

Complete o volume com água deionizada até obter 10 litros de xampu anticaspa perolado, agite até completa homogeneização do shampoo anticaspa.

Em seguida, depois que o cosmético capilar estiver pronto, embale em frascos plásticos de uso cosmético.

Produto cosmético com Octopirox – Piroctone olamina

Casa do saboeiro – Produtos químicos para cosméticos, produtos de limpeza, produtos automotivos e produtos para uso em Pet Shop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *