24/01/12

Shampoo com sal ou sem sal?

Xampu com sal ou sem sal?
Shampoo para cabelos
Segundo algumas pessoas, a história de shampoo sem sal foi apenas uma idéia para promover os produtos fabricados por determinadas empresas.
Na verdade, shampoos feitos com Lauril sulfato de sódio e Lauril éter sulfato de sódio contém sal (Cloreto de sódio), mas em pequenas quantidades.
Isso acontece durante o processo de obtenção do tensoativo (Lauril sulfato e Lauril éter sulfato de sódio), produtos largamente utilizados na produção de shampoos.
A baixa concentração de sal nos tensoativos não causam danos aos cabelos, e na hora do banho enxaguamos os cabelos com água potável (água doce), retirando assim todo o sal durante o enxágüe dos fios de cabelos.
O Cloreto de sódio (sal de cozinha) é utilizado para dar viscosidade ao shampoo, ele age como um espessante deixando o shampoo viscoso/espesso, evitando assim que o shampoo escorra ao ser despejado na mão.
No entanto, o Cloreto de sódio utilizado nos shampoos é diferente do sal de cozinha, o Cloreto de sódio utilizado nos shampoos não contém iodo, sendo portanto um produto mais puro.
Essas questões de shampoo com ou sem sal dividem os especialistas, alguns acreditam que o shampoo com sal desidrata os fios de cabelos, os cabelos ficam ressecados, sem brilho e sem maciez.
Outros especialistas afirmam que as baixas concentrações de sal utilizadas no espessamento dos shampoos não interferem tanto na lavagem dos cabelos. Para eles shampoo sem sal é apenas um marketing para promover as vendas.
No entanto, segundo uma empresa (conhecida mundialmente) produtora de especialidades químicas para a produção de cosméticos, o sal provoca o ressecamento dos cabelos.
Por ser um espessante de baixo custo, o Cloreto de sódio é muito utilizado no acerto de viscosidade e deve continuar sendo utilizado por muito tempo na produção de shampoos, principalmente nos shampoos mais baratos.
No entanto, acredito que um shampoo sem a adição de sal seja melhor para o condicionamento dos cabelos.


Xampu para Cabelos - Monte seu negocio

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Produtos Químicos, Essências, Bases para Perfumes