02/04/2012

Como fazer detergente neutro concentrado

Receita grátis de detergente concentrado
Lava louças com tensoativo aniônico de ótima formação de espuma, contém tensoativo não iônico que deixa a espuma mais estável, age como espessante e sobreengordurante, evitando o ressecamento excessivo da pele das mãos. Este é um produto de limpeza, todo produto de uso domissanitário deve ser guardado em local seguro e fora do alcance de crianças. os produtos químicos você encontra em distribuidores de produtos químicos.
A fabricação de produtos de limpeza é um ramo da industria regulamentado pela Anvisa, a fabrica deve seguir as exigências da Anvisa para o setor.
O produto contém um conservante a base de mistura de Isotiazolinonas em substituição do Formol 37%.
Fórmula grátis de detergente neutro concentrado.
Fórmula para 100 quilos de detergente neutro concentrado:
Ácido sulfônico 15 quilos
Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60) 15 quilos
Hidróxido de sódio (Soda Caustica 98%) 1500 gramas
Arc Iso S (Conservante) 200 gramas
Corante amarelo q.s
Sulfato de Magnésio ou Cloreto de Sódio (+ ou –) 3 quilos
Água potável 65,3 quilos (ou litros)

Modo de preparo do detergente neutro concentrado:Em um recipiente de plástico adicione 5 litros de Água, adicione o Hidróxido de sódio (Soda Caustica 98%) com cuidado e agite para a dissolução do Hidróxido de sódio (Soda Caustica 98%), deixe reservado.

Em outro recipiente adicione o restante da Água potável e sob agitação adicione lentamente o Ácido sulfônico, agite para homogeneizar. Em seguida adicione  a Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60) e agite para homogeneizar.

Sob agitação adicione a solução de Hidróxido de sódio (Soda Caustica 98%) dissolvida em Água que foi preparada anteriormente, aos poucos, verificando o pH com o papel indicador (fita de pH) ou pHmetro até obter pH em torno de 6.5 a 7,0.

Adicione  a seguir o Corante e o Arc Iso S (Conservante) sob agitação.


Acerte a viscosidade (grossura) com o Sulfato de Magnésio ou Cloreto de Sódio diluído em Água, adicionando aos poucos e sob agitação até obter viscosidade (grossura) desejada.

Agite bem para completa homogeneização.

Sugestão de diluição para uso:
Diluir 1 quilo do produto em 4 quilos de Água.

Para evitar que forme precipitado branco no fundo da embalagem em dias frios, você pode adicionar 200 gramas de Trietanolamina logo depois de adicionar a Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60).

2 comentários:

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!