Pular para o conteúdo

Como fazer detergente neutro concentrado

Formula de detergente neutro concentrado. Receita grátis de detergente liquido concentrado

Lava louças com tensoativo aniônico de ótima formação de espuma, a receita contém em sua formula tensoativo não iônico que deixa a espuma mais estável, age como espessante e sobreengordurante, evitando o ressecamento excessivo da pele das mãos.

Este é um produto de limpeza, todo produto de uso domissanitário deve ser guardado em local seguro e fora do alcance de crianças. os produtos químicos na formula você encontra em distribuidores de produtos químicos.

A fabricação de produtos de limpeza é um ramo da industria regulamentado pela Anvisa, a fabrica deve seguir as exigências da Anvisa para o setor.

O produto lava louças contém em sua formula um conservante a base de mistura de Isotiazolinonas em substituição do Formol 37%. O conservante evita a degradação do detergente liquido.

Formula de detergente neutro concentrado

Fórmula – receita para 100 quilos de detergente neutro concentrado:

Ácido sulfônico15 kg
Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60)15 kg
Hidróxido de sódio (Soda Caustica 98%)1500 g
Arc Iso S (Conservante)200 g
Corante amareloq.s
Sulfato de Magnésio ou Cloreto de Sódio(+ ou –) 3 kg
Água potável65,3 kg (ou litros)

Como fazer a formula de detergente neutro concentrado:

Em um recipiente de plástico adicione 5 litros de Água, adicione o Hidróxido de sódio (Soda Caustica 98%) com cuidado e agite para a dissolução do Hidróxido de sódio (Soda Caustica 98%), deixe reservado.

Em outro recipiente adicione o restante da Água potável e sob agitação adicione lentamente o Ácido sulfônico, agite para homogeneizar. Em seguida adicione  a Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60) e agite para homogeneizar.

Sob agitação adicione a solução de Hidróxido de sódio (Soda Caustica 98%) dissolvida em Água que foi preparada anteriormente, aos poucos, verificando o pH com o papel indicador (fita de pH) ou pHmetro até obter pH em torno de 6.5 a 7,0.

Adicione  a seguir o Corante e o Arc Iso S (Conservante) sob agitação.

Acerte a viscosidade (grossura) com o Sulfato de Magnésio ou Cloreto de Sódio diluído em Água, adicionando aos poucos e sob agitação até obter viscosidade (grossura) desejada.

Agite bem para completa homogeneização do lava louças.

Sugestão de diluição para uso:
Diluir 1 quilo do produto em 4 quilos de Água.

Para evitar que forme precipitado branco no fundo da embalagem em dias frios, você pode adicionar 200 gramas de Trietanolamina logo depois de adicionar a Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *