Fórmulas grátis de cosméticos e produtos de limpeza. Free formulas

02/04/2012

Como fazer detergente neutro concentrado

Receita grátis de detergente concentrado
Detergente lava louças com tensoativo aniônico de ótima formação de espuma, contém tensoativo não iônico que deixa a espuma mais estável, age como espessante e sobreengordurante, evitando o ressecamento excessivo da pele das mãos. O detergente contém um conservante a base de mistura de Isotiazolinonas em substituição do Formol 37%.
Fórmula grátis de detergente neutro concentrado.
Fórmula para 100 quilos de detergente neutro concentrado:
Ácido sulfônico 15 quilos
Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60) 15 quilos
Hidróxido de sódio (Soda Caustica 98%) 1500 gramas
Arc Iso S (Conservante) 200 gramas
Corante amarelo q.s
Sulfato de Magnésio ou Cloreto de Sódio (+ ou –) 3 quilos
Água potável 65,3 quilos (ou litros)

Modo de preparo do detergente neutro concentrado:Em um recipiente de plástico adicione 5 litros de Água, adicione o Hidróxido de sódio (Soda Caustica 98%) com cuidado e agite para a dissolução do Hidróxido de sódio (Soda Caustica 98%), deixe reservado.

Em outro recipiente adicione o restante da Água potável e sob agitação adicione lentamente o Ácido sulfônico, agite para homogeneizar. Em seguida adicione  a Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60) e agite para homogeneizar.

Sob agitação adicione a solução de Hidróxido de sódio (Soda Caustica 98%) dissolvida em Água que foi preparada anteriormente, aos poucos, verificando o pH com o papel indicador (fita de pH) ou pHmetro até obter pH em torno de 6.5 a 7,0.

Adicione  a seguir o Corante e o Arc Iso S (Conservante) sob agitação.


Acerte a viscosidade do detergente neutro concentrado com o Sulfato de Magnésio ou Cloreto de Sódio diluído em Água, adicionando aos poucos e sob agitação até obter viscosidade (grossura) desejada.

Agite bem para completa homogeneização.

Sugestão de diluição para uso:
Diluir 1 quilo de detergente neutro concentrado em 4 quilos de Água.

Para evitar que forme precipitado branco no fundo da embalagem do detergente neutro concentrado em dias frios, você pode adicionar 200 gramas de Trietanolamina logo depois de adicionar a Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Compartilhe com amigos

Gostou? Divulgue!

Bookmark and Share

Posts Populares

Atenção

As fórmulas publicadas neste blog são orientativas e precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes.

Utilização

As fórmulas aqui publicadas são de produtos químicos, mantenha todo produto químico longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Cuidados

Utilize EPI's (luvas, mascaras, óculos de proteção, etc.) ao manusear produtos químicos, produtos inflamáveis e corrosivos merecem atenção redobrada.