19/12/12

Receita de creme para pentear cabelos

Receita para fazer creme para pentear cabelos
Fórmula de creme para pentear cabelos , com QUATERCAP C-1625 (Cloreto de cetrimônio) , tensoativo catiônico que promove maleabilidade e desembaraçamento, proporcionando maciez  aos fios de cabelos e QUATERCAP BH-25 (Cloreto de behentrimônio), que promove condicionamento e brilho aos cabelos.
Fórmula para fazer 100 quilos de creme para pentear cabelos:
Água destilada (ou deionizada) 85,2 quilos
Quatercap C-1625 3 quilos
Quatercap BH-25 3 quilos
Álcool cetoestearílico 4,5 quilos
Álcool cetoestearílico 20OE (Unitol CE 200F) 300 gramas
Óleo Mineral 1 quilo
EDTA dissódico 100 gramas
Propilenoglicol 2 quilos
Essência / Fragrância 400 gramas
Conservante (CAPICIDE XP) 500 gramas
Ácido Cítrico q.s
Modo de fazer o creme para pentear cabelos:
Em um recipiente adicione 42,6 quilos de Água destilada (ou deionizada), Quatercap C-1625, Quatercap BH-25 e aqueça até 80°C.
em outro recipiente adicione o Álcool cetoestearílico, Álcool cetoestearílico 20OE (Unitol CE 200F), Óleo Mineral e aqueça até 80°C , sob agitação. Em seguida adicione esta mistura na mistura aquecida anteriormente, sob agitação lenta e constante, mantendo a agitação e a temperatura (80°C) por 15 minutos.
Depois dos 15 minutos, pare o aquecimento e inicie o resfriamento do creme para pentear, mantendo a agitação lenta e constante do creme.
Em um recipiente adicione 42,6 quilos de Água destilada (ou deionizada) e sob agitação adicione o EDTA dissódico, agite para solubilizar o EDTA dissódico e em seguida adicione ao creme para pentear, lentamente e sob agitação lenta e constante.

Sob agitação adicione o Propilenoglicol.
Quando a temperatura do creme abaixar para 35°C, adicione sob agitação a Essência / Fragrância e o Conservante (CAPICIDE XP), agite para homogeneizar o creme para pentear.
Verifique o pH do creme para pentear cabelos, o pH do creme deve ficar entre 5,0 e 6,0. Caso seja necessário, efetue a correção do pH com o Ácido Cítrico diluído em Água destilada (ou deionizada), adicionando aos poucos e sob agitação até obter o pH indicado para a formulação de creme para pentear.
Agite bem, com agitação lenta e constante até completa homogeneização do creme.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Produtos Químicos, Essências, Bases para Perfumes