Pular para o conteúdo

Como montar uma fabrica de produtos de limpeza

Como abrir uma fabrica de produtos de limpeza. Dicas para montar fabrica de produtos domissanitários. A concorrência no setor é muito grande e existe várias multinacionais no setor que dominam o mercado.

No entanto, há pessoas e empresas que necessitam de produtos de limpeza de qualidade e que não se importam com marcas que dominam o mercado, mas sim com um produto de qualidade.

Geralmente, no inicio pode ser recomendável iniciar com uma linha de produção estabelecida, fabricando cerca de três ou quatro produtos e depois ir aumentando gradualmente a linha de produção.

Produtos principais

Os produtos iniciais pode ser desinfetante, amaciante de roupas e água sanitária. O detergente liquido lava louças também pode ser um produto inicial, no entanto, esse produto tem um custo alto devido às matérias-primas utilizadas em sua composição. Para que o detergente fique com um preço bom e acessível, as matérias-primas devem ser adquiridas no atacado, em grandes quantidades.

Atenção com as embalagens

As embalagens utilizadas também aumentam muito o custo de produção, para isso pesquise fornecedores de embalagens com preços acessíveis.
Comece com um negocio pequeno e depois vai aumentando a linha de produção conforme a demanda e aceitação do consumidor.

Sempre teste as formulações, faça pequenas amostras e entregue para parentes, vizinhos e verifique a aceitação do produto.
Para competir com as grandes do setor é fundamental que o produto tenha qualidade, além de preço acessível ao consumidor.

Ter concorrentes que dominam o mercado de produtos de limpeza não evita que a sua empresa venha a crescer, mas pode reduzir as condições de exito do seu empreendimento.

Busque preço bom e qualidade na aquisição dos produtos químicos

Para que o produto de limpeza tenha qualidade é importante que as matérias-primas sejam de qualidade e boa procedência, e para que o produto final tenha vendas se faz necessário buscar fornecedores que ofereçam qualidade e preço bom.

profissional habilitado na elaboração do produto e instalações adequadas conforme exigências da Anvisa para o setor.

Existe uma legislação específica para o setor de fabricação de produtos de limpeza, para obedecer essa legislação você precisa registrar os seus produtos e seu estabelecimento deve ter a autorização de funcionamento.

Caso contrario a fabricação de domissanitários (desinfetante, amaciante de roupas, água sanitária, detergente, limpador multiuso, ceras, limpa alumínio, limpa vidros, etc.) será atividade clandestina e você pode sofrer as penalidades da legislação.

Será necessário a solicitação de serviços de um contador, para dar consultoria em relação aos aspectos fiscais e tributários na implantação da fabrica.

Verifique junto ao Corpo de Bombeiros a respeito da vistoria no estabelecimento, necessária para a liberação do “Alvará de Funcionamento”.

Exigências da Anvisa quanto as instalações

As instalações para o funcionamento devem obedecer as exigências da Anvisa.

O estabelecimento para a fabricação dos produtos de limpeza deve ter espaço para equipamentos, armazenagem de matérias-primas e produtos acabados, sanitários e vestiários.

As paredes e os tetos das instalações devem ser lisos e impermeáveis, permitindo a lavagem dos mesmos.

O piso das instalações deve ser antiderrapante e impermeável, e que possa ser lavado e sanitizado facilmente. O piso deve suportar o tráfego de pessoas e equipamentos.

A empresa deve adquirir equipamentos e utensílios fabricados em aço inoxidável ou outro material que não venha a prejudicar a qualidade do produto.

Para a fabricação de produtos de limpeza a base de Cloro, deve se utilizar equipamentos feitos em polietileno ou outro material que seja adequado.

A empresa precisa de área para refeitório, vestiários feminino e masculino, área de descanso para os funcionários.

Caso trabalhe com materiais tóxicos, explosivos e inflamáveis, será necessário uma área especifica para esses produtos.

A empresa também precisa de instalações adequadas para a armazenagem de matérias-primas, material de embalagem e produtos acabados.

Os equipamentos e utensílios utilizados na produção dos produtos de limpeza devem ser mantidos sempre em bom estado de conservação e funcionamento, para isso deve possuir uma equipe de manutenção.

Após a manutenção nos equipamentos, eles devem ser inspecionados, limpos e sanitizados, antes de serem utilizados novamente no processo produtivo.

A fabricação de produtos de limpeza, como detergentes, amaciantes, desinfetantes e água sanitária não é um processo complicado. Não é necessário a aquisição de equipamentos sofisticados para a produção.

Equipamentos necessários para montar uma fabrica de produtos de limpeza

Geralmente, os equipamentos mais utilizados são:

  • Balanças
  • Agitadores
  • Reatores/tanques de agitação
  • Recipientes feitos de aço inoxidável
  • Recipiente/agitador com camisa interna para o amaciante de roupas (caso o amaciante seja feito no processo a quente).
  • Equipamentos para analise no laboratório (controle de qualidade).
  • Para a produção de produtos de limpeza é necessário que o empreendedor ou responsável técnico tenha conhecimentos de química, sendo necessário que tenha um químico acompanhando todo o processo produtivo.

Deve possuir um laboratório de controle de qualidade, este laboratório será responsável para efetuar as análises químicas da matéria-prima e do produto fabricado.

O laboratório de controle de qualidade da fabrica de produtos de limpeza deve ter equipamentos adequados, pipetas, pHmetro, provetas, balança analítica, becker, balões volumétrico, erlenmeyer, etc.

É importante que tenha o alvará de funcionamento (localização), para isso a prefeitura deve ser consultada.

Como abrir uma fabrica de produtos de limpeza – Dificuldades

Na minha opinião a maior dificuldade na abertura no ramo de produtos de limpeza ou cosméticos e´as exigências da Anvisa para o setor.

Todos os produtos, substâncias ou preparações que acabam com as sujeiras, germes e bactérias, usados na limpeza e conservação de ambientes e objetos, devem ser regularizados/registrados/notificados na Anvisa.

Estes são apenas alguns detalhes, para maiores informações, sempre procure entrar em contato com a Vigilância Sanitária do seu município.

4 comentários em “Como montar uma fabrica de produtos de limpeza”

  1. THAIS KLEICY DE OLIVEIRA CARVALHO

    OLÁ
    VOCES PODEM FAZER UMA CONSULTORIA PARA MONTAR UMA FABRICA DE PRODUTOS DE LIMPEZA?
    71-996682908

    1. Desculpe, não faço consultoria, mas pesquisando você encontra profissionais que dão consultoria, como a empresa abaixo:
      Singopharma

  2. Jorge Iago Nascimento de Sousa

    Olá. Tenho uma dúvida e gostaria muito se você puder me esclarecer… Caso eu compre a matéria prima em uma indústria química, por exemplo: comprei o detergente concentrado e só devo adicionar a água para diluir… Posso comercializar ou ainda assim devo ter o responsável químico?

    1. Você nesse caso deve vender somente o detergente concentrado na embalagem original da industria química. Se você for fracionar ou diluir já será necessário responsável químico e empresa regulamentada na Anvisa.
      Então você comercializa o detergente concentrado na embalagem original e o cliente vai diluir quando for utilizar o produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *