Fórmulas grátis de cosméticos e produtos de limpeza. Free formulas

22/12/2013

Fórmula para fazer 1 litro de amaciante

Como fazer 1 litro de amaciante de roupas
Receita para 1 litro de amaciante têxtil
Hoje vamos aprender a fazer 1000 ml de amaciante de roupas, devido às fórmulas passadas anteriormente serem em grandes quantidades, resolvi passar formulações pequenas para quem deseja fazer uma pequena quantidade de amaciante para uso próprio (domestico, caseiro).
Esta é uma formula industrial para a obtenção de amaciante de roupas, utiliza um quaternário de amônio (tensoativo catiônico) que é utilizado na fabricação de amaciantes lideres no mercado nacional.
Embora seja um produto industrial, pode ser perfeitamente produzido para uso em casa ou para revender.
A base de amaciante utilizada na fabricação do produto é produzida pela Capuani do Brasil, essa empresa possui vários distribuidores espalhados pelo Brasil.
Por ser um tensoativo catiônico, não misture o produto com tensoativos aniônicos, para que não venha a perder o seu efeito de amaciamento das roupas.


Fórmula para fazer o amaciante de roupas:
30 gramas de Quatercap CDHT-75
2 gramas de mistura de isotiazolinonas (Arc Iso S)
Corante para amaciante
Água potável até completar 1 litro
Modo de preparar o amaciante têxtil:
Aqueça a base para amaciante (Quatercap CDHT-75) até atingir a temperatura de 50°C.
Coloque 500 ml de Água potável em um recipiente com marcação de volume, pode ser uma caneca de plastico ou um Becker de 1 litro. Em seguida adicione sob agitação o Quatercap CDHT-75, agite vagarosamente até homogeneização.

Sob agitação lenta adicione a mistura de isotiazolinonas (caso for utilizar o amaciante em poucos dias, o conservante é opcional).
Complete o volume com Água até obter 1 litro de amaciante.
Solubilize uma pequena quantidade de Corante na Água, adicione aos poucos (em gotas) e sob agitação no amaciante até que fique com a cor desejada.
Agite vagarosamente para a homogeneização.
Se quiser adicionar perfume, coloque 3 gramas de Essência para amaciantes e misture bem.

Esta formulação é para fazer 1 litro do amaciante para tecidos, para fazer quantidades maiores é só aumentar os componentes segundo a quantidade que deseja fabricar.

Para que o produto deixe cheiro nas roupas é necessário uma essência com boa fixação do perfume nos tecidos.

2 comentários:

  1. Anônimo15/1/14

    Oi Marcos tudo bem? por favor durante o processo manual de produção do amaciante em casa libera-se algum gás toxico? por favor e obrig SIMONIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A manipulação de produtos químicos envolve algum perigo, sempre indico a utilização de mascaras e equipamentos de proteção.
      No caso do amaciante não há liberação de substancias que possam fazer mal.
      Mas para a sua proteção e para a proteção do produto utilize luvas de borracha (ou descartável) e uma mascara simples (pode ser feita de pano).
      Um abraço!

      Excluir

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Compartilhe com amigos

Gostou? Divulgue!

Bookmark and Share

Posts Populares

Atenção

As fórmulas publicadas neste blog são orientativas e precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes.

Utilização

As fórmulas aqui publicadas são de produtos químicos, mantenha todo produto químico longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Cuidados

Utilize EPI's (luvas, mascaras, óculos de proteção, etc.) ao manusear produtos químicos, produtos inflamáveis e corrosivos merecem atenção redobrada.