22/12/13

Fórmula para fazer 1 litro de detergente

Receita para fazer 1 litro de detergente liquido
Segue abaixo uma formulação de detergente para a lavagem de louças e talheres para ser produzido em casa, é uma formulação simples e de fácil preparo.
O detergente obtido possui uma boa ação de limpeza e detergência, além de formar bastante espuma devido a presença do lauril éter na fórmula.
Essa formulação contém um produto ácido (o Ácido Sulfônico) e dois produtos alcalinos (a Amida e a soda), por isso utilize luvas descartáveis de látex (encontrada em caixas nas farmácias) ou luvas de borracha encontradas em supermercados.
Os produtos alcalinos e ácidos podem causar queimaduras, pois são corrosivos.

Fórmula para fazer 1 litro de detergente liquido:
Ácido Sulfônico 30 gramas
Amida 60 20 gramas
Lauril éter sulfato de sódio 20 gramas
Trietanolamina 3 gramas
Formol 37 % 1 grama
Soda Caustica 99% (escamas) 3 gramas
Essência para detergente 1 grama
Corante q.s
Água até completar 1 litro
Como fazer o detergente liquido:
Pese todos os componentes em uma balança, menos a água.
Em uma caneca de plastico graduada (com marcação de volume) adicione 500 ml de Água.

Com o auxilio de uma pá de plastico agite a água e adicione lentamente o Ácido Sulfônico, agite até que o produto fique totalmente solubilizado na água.
Lentamente adicione a Amida 60, misturando para homogeneizar.
Com agitação lenta adicione o Lauril éter sulfato de sódio, misture bem.
Adicionara Trietanolamina, misturar lentamente.
Sob agitação adicione o Formol (ou 2 gramas de Arc Iso S, o Arc Iso S é uma mistura de Isotiazolinonas utilizado como conservante).
Em um copo de plastico solubilize a Soda Caustica em um pouco de água e adicione sob agitação, aos poucos e sempre verificando o pH com o auxilio de uma fita de medir pH.

Quando o pH do detergente chegar entre 6,5 a 7,5 pare de adicionar a solução de soda diluída na água. A quantidade de soda na formulação não é exata, pode ser que seja necessário adicionar menos ou um pouco mais além das 3 gramas.
Caso o pH passe dos 7,5, você pode abaixar adicionando um pouco de Ácido Sulfônico diluído em um pouco de água.
Quando o pH estiver dentro da faixa indicada na formulação, adicione a Essência. Adicionar o Corante, pode ser o Corante Amarelo Tartrazina que é bem fácil de encontrar.
Adicione aos poucos até obter a coloração desejada.
Complete o volume com água até chegar a 1 litro de detergente.
Para deixar o detergente liquido grosso (espesso) faça uma solução de cloreto de sódio (sal de cozinha) diluído em água, depois adicione aos poucos e sob agitação.
Quando começar a acrescentar o sal no detergente, ele vai começar a engrossar. Não adicione muito sal, comece com uma colher de sopa na água, sempre adicionando aos pouquinhos, pois o sal em demasia pode "ralear" o detergente.
Essa é uma fórmula industrial de detergente para lavar louças que pode ser feito em casa para uso próprio, ou para revender para parentes, vizinhos e amigos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Produtos Químicos, Essências, Bases para Perfumes