22/12/2013

Fórmula para fazer 1 litro de detergente

Receita para fazer 1 litro de detergente liquido
Segue abaixo uma formulação de detergente para a lavagem de louças e talheres para ser produzido em casa, é uma formulação simples e de fácil preparo.
O detergente obtido possui uma boa ação de limpeza e detergência, além de formar bastante espuma devido a presença do lauril éter na fórmula.
Essa formulação contém um produto ácido (o Ácido Sulfônico) e dois alcalinos (a Amida e a soda), por isso utilize luvas descartáveis de látex (encontrada em caixas nas farmácias) ou luvas de borracha encontradas em supermercados.
Os produtos alcalinos e ácidos podem causar queimaduras, pois são corrosivos.
Todo produto de limpeza, assim como os produtos químicos utilizados em sua fabricação devem ser guardados em local seguro, fora do alcance de crianças.
Os componentes químicos você encontra em revendedores e distribuidores de produtos químicos, ou em lojas virtuais como a Jacy Fragrâncias.

Fórmula para fazer 1 litro de detergente liquido:
Ácido Sulfônico 30 gramas
Amida 60 20 gramas
Lauril éter sulfato de sódio 20 gramas
Trietanolamina 3 gramas
Formol 37 % 1 grama
Soda Caustica 99% (escamas) 3 gramas
Essência 1 grama
Corante q.s
Água até completar 1 litro
Como fazer:
Pese todos os componentes em uma balança, menos a água.
Em uma caneca de plastico graduada (com marcação de volume) adicione 500 ml de Água.

Com o auxilio de uma pá de plastico agite a água e adicione lentamente o Ácido Sulfônico, agite até que o produto fique totalmente solubilizado na água.
Lentamente adicione a Amida 60, misturando para homogeneizar.
Com agitação lenta adicione o Lauril éter sulfato de sódio, misture bem.
Adicionara Trietanolamina, misturar lentamente.
Sob agitação adicione o Formol (ou 2 gramas de Arc Iso S, o Arc Iso S é uma mistura de Isotiazolinonas utilizado como conservante).
Em um copo de plastico solubilize a Soda Caustica em um pouco de água e adicione sob agitação, aos poucos e sempre verificando o pH com o auxilio de uma fita de medir pH.

Quando o pH chegar entre 6,5 a 7,5 pare de adicionar a solução de soda diluída na água. A quantidade de soda não é exata, pode ser que seja necessário adicionar menos ou um pouco mais além das 3 gramas.
Caso o pH passe dos 7,5, você pode abaixar adicionando um pouco de Ácido Sulfônico diluído em um pouco de água.
Quando o pH estiver dentro da faixa indicada, adicione a Essência. Adicionar o Corante, pode ser o Corante Amarelo Tartrazina que é bem fácil de encontrar.
Adicione aos poucos até obter a coloração desejada.
Complete o volume com água até chegar a 1 litro de produto.
Para deixar grosso (espesso) faça uma solução de cloreto de sódio (sal de cozinha) diluído em água, depois adicione aos poucos e sob agitação.
Quando começar a acrescentar o sal no produto, ele vai começar a engrossar. Não adicione muito sal, comece com uma colher de sopa na água, sempre adicionando aos pouquinhos, pois o sal em demasia pode "ralear".
Essa é uma fórmula industrial de detergente para lavar louças que pode ser feito em casa para uso próprio, ou para revender para parentes, vizinhos e amigos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!