24/01/2016

Base concentrada para desinfetante

Como fazer Base concentrada para desinfetante
2 litros da base da para fazer 50 litros de produto, diluição 2x50.
Diluir uma embalagem de 2 litros da base em 48 litros de água, agitar para homogeneizar o desinfetante. Esta é uma formula de produto de limpeza utilizado para limpar, desinfetar e perfumar superfícies e ambientes, possui um componente que age para desinfetar e eliminar micro-organismos que podem provocar doenças. O produto pode ser feito com vários tipos de fragrâncias, permitindo com a mesma formulação a elaboração de vários tipos, como lavanda, floral, jasmim, etc.

Contem tensoativo não-iônico que auxilia na limpeza e solubilização da essência. As donas de casa utilizam na limpeza diária de pisos, azulejos, vasos sanitários e outros tipos de superfícies onde se deseja o efeito de limpeza, desinfecção e aromatização dos ambientes. O Renex 95 age como agente de limpeza e detergência, promovendo formação de espuma. O Renex 95 também atua como solubilizante da essência, permitindo que a fragrância oleosa possa se misturar na água.
Possui quaternário de amônio, agente bactericida. De modo geral, esta formula para desinfetar é simples de fazer e proporciona um bom produto para limpeza com baixo custo de produção.
Fórmula para fazer 2 litros de base concentrada para desinfetante:
Produtos Químicos
Essência para desinfetante 500 ml
Renex 95 250 g
Quaternário de amônio (a 50%) 500 g
Corante qs
Água potável até completar 2 litros
Modo de fazer a Base concentrada para desinfetante:
Em um recipiente à parte, misturar a Essência para desinfetante, Renex 95 e o Quaternário de amônio.
Adicionar 500 ml de água em uma caneca plástica ou um Becker de capacidade para 2 litros, juntar a mistura que foi preparada anteriormente, homogeneizar.

Completar o volume com água até obter 2 litros de Base concentrada para desinfetante, agitar até homogeneização.
Adicionar o Corante, misturar até homogeneização da Base para desinfetante.

Embalar em um frasco com capacidade de 2 litros, rotular e guardar.
Quando for utilizar, adicionar a base concentrada de desinfetante em um recipiente com 48 litros de água, misturar bem e esta pronto.

Obs.: Você deve verificar a quantidade de corante que será necessária para colorir 50 litros de desinfetante, depois adicionar essa quantidade na hora de preparar a base.
A essência pode ser floral, jasmim, eucalipto, pinho, talco, etc.
Não adicione óleos (óleo de eucalipto, óleo de pinho, etc.), pois fórmulas de desinfetante com óleos em sua composição química necessitam de mais solubilizantes para emulsionar e misturar o óleo na água.

Sugestão de leitura
Para quem deseja aprender mais sobre a fabricação de produtos de limpeza, pode adquirir o E-Book Como Fazer Produtos de Limpeza e Empreender.
Para maiores detalhes, clique aqui.

O E-Book não pertence ao Fórmulas Grátis.

8 comentários:

  1. Bom dia Marcos,ótima fórmula.Parabéns por compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Esse não precisa de brancol?
    E como dou a cor bem opaca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeska
      Caso queira uma base para desinfetante opaco (branco leitoso) adicione 100 gramas de Brancol quando for preparar a base.
      Adicione o Brancol antes de completar o volume com água, na hora de preparar a base concentrada para desinfetante.

      Excluir
  3. Marco, o uso de quaternário de amônia e proibido seu uso por ser cancerígeno. Anvisa iria editar uma resolução sobre a proibição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge
      Por enquanto esta permitido o uso do quaternário de amônio em desinfetantes e amaciantes de roupas, muitos produtos desinfetantes disponíveis no mercado possuem compostos a base de quaternários de amônio.
      O mesmo acontece com amaciantes de roupas, muitos produtos amaciantes lideres no mercado utilizam quaternário de amônio em suas composições químicas, o Cloreto de Dialquil Dimetil Amônio é um exemplo de quaternário de amônio utilizado em amaciantes de roupas.
      Muito se fala que este ou aquele produto químico é prejudicial à saúde, mas tais produtos químicos continuam permitidos.
      Carbopol, Nonil fenol etoxilado, Parabenos e outros produtos químicos continuam sendo utilizados.
      Os parabenos estão proibidos em produtos infantis, mas continuam sendo utilizados em shampoos e em produtos farmacêuticos.
      O Formol sim, esta proibido como ativo em produtos para o alisamento de cabelos e como conservante em produtos de limpeza.

      Excluir
  4. bom dia marcos, vc teria alguma formula de limpador perfumado. Seria uma opção mais viavel para fabricar o limpador em vez do desinfetante? Grato, aguardo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/4/16

    Quando se fala em PH? Faz parte do preparo do desinfetante concentrado?

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!