Pular para o conteúdo

Fórmula Aromatizante para veículos – Cheirinho para carros

Como fazer cheirinho para carros / veículos. Receita de Aromatizante em gel para automóveis, fórmula e técnica de fabricação. O aromatizante para carro é um produto destinado para perfumar o ambiente, nesse caso para perfumar o interior de carros e demais veículos, como boleia de caminhões, pick up, etc.

A fórmula contém um agente de consistência/espessante que deixa o Aromatizante na forma de gel. Por conter álcool em sua formulação o cheirinho para carros exala melhor o cheiro da fragrância.

O aromatizante em gel para carros não precisa ficar muito espesso, deve ficar numa consistência que não permita que o produto escorra da embalagem. Para facilitar a exalação da fragrância, procure embalar o Aromatizante para veículos em potes plásticos com furos na tampa.

Para que a formula do aromatizante tenha um efeito melhor, procure adicionar essência “encorpada”, ou seja, que tenha um odor forte, mas sem ser enjoativo. Essências com odor fraco não irá surtir muito efeito.

Fórmula – receita para fazer 1 litro de aromatizante – cheirinho para carros:

Água deionizada400 ml
Carbopol 94010 g
Trietanolamina*8 ml
Essência100 ml
Álcool neutro ou de cereais500 ml
Corante (opcional)qs

Como fazer a formula – receita do cheirinho para carros:

Em uma caneca de plástico a Água deionizada, depois polvilhe o Carbopol 940 sob agitação. Para agitar utilize uma colher grande de plástico ou de aço inoxidável.

Manter a agitação até que o Carbopol 940 tenha sido totalmente umectado, sem haver grumos. Ou deixe em repouso até a umectação completa do Carbopol 940.

Em um recipiente adicione o Álcool neutro ou de cereais, Essência e misture. Em seguida adicione aos poucos e com agitação na caneca onde esta o Carbopol 940 com a Água deionizada. Homogeneizar.

Se desejar colorir, adicione Corante diluído em água até chegar na cor desejada para o aromatizador.

Agora é hora de formar o gel, fazer o aromatizante de veículos ganhar consistência. Ir adicionando a Trietanolamina aos poucos (gota a gota) e sob agitação até o pH chegar em torno de 5,0 a 6,0. Para checar o pH utilize as fitas de medir o pH.

Misturar bem até a homogeneização do aromatizante/cheirinho para carros, depois embale nos potes plásticos com furos nas tampas.

*Caso não encontre a Trietanolamina, utilize o Agente neutralizante disponível na Casa do saboeiro.

Se estocado em local adequado, o aromatizante para veículos tem validade de 12 meses.

2 comentários em “Fórmula Aromatizante para veículos – Cheirinho para carros”

    1. Geralmente esse produto pode ser feito com Papel Feltro embebido em um líquido perfumador, há empresas que vendem a máquina de corte das folhas e podem te passar o processo para fazer esse produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *