Novidades

20/03/2017

Detergente para Lavar Louças alta formação de espuma

Como fazer Detergente para Lavar Louça com alta formação de espuma
Uma fórmula biodegradável com excelente espuma e desempenho, boa ação de limpeza e detergência na lavagem de pratos, panelas, talheres, copos, etc.

Ácido sulfônico é o tensoativo aniônico mais utilizado na fabricação de detergentes lava louças e produtos de limpeza em geral.
Lauril éter sulfato de sódio é o espumante mais utilizado em shampoos para cabelos, sabonetes líquidos, detergentes líquidos e muitos outros produtos para limpeza domestica e industrial.

Cocoamidopropil betaína é um tensoativo anfótero de suavidade para com a pele, deixa shampoos, sabonetes e detergentes mais suaves em contato com a pele.
A Amida 60 proporciona sobreengorduramento, espessamento à formulação e espuma mais estável, com esse componente a espuma do detergente demora mais para se desfazer. Amida 60 também promove limpeza e boa formação de espuma no detergente lava louças.
detergente-lava-louças
Myristamine Oxide proporciona espuma abundante e suavidade, compatível com sistemas catiônicos e aniônicos. Construção de viscosidade em sistema surfactantes em ampla faixa de pH.

Formula para fazer 10 kg de Detergente para Lavar Louça alta formação de espuma:
Água potável 7245 g
Soda caustica a 50% 225 g
Ácido sulfônico 825 g
Lauril éter sulfato de sódio 800 g
Cocoamidopropil betaina 250 g
Myristamine Oxide* 250 g
Amida 60 200 g
Cloreto de sódio 75 g
EDTA 100 g
Mistura de isotiazolinonas 20 g
Corante qs
Essência 10 g
Modo de fazer o Detergente para Lavar Louça alta formação de espuma:
Chemoxide MO* (Myristamine Oxide). Produto disponível na Dinaco Especialidades Químicas.

Adicione em um balde de plástico a Água potável.
Adicionar a metade da Soda caustica a 50% e misturar.

Agora agitando com uma pá de plástico ou aço inoxidável adicione sob agitação o Ácido sulfônico, Lauril éter sulfato de sódio, Cocoamidopropil betaina, Myristamine Oxide, Amida 60 e misture bem até homogeneizar.

Com a fita de medir pH verifique o pH que deve ficar entre 7,5 a 8,5, se for necessário ajuste o pH adicionando o restante da Soda caustica a 50%, aos poucos até chegar na faixa indicada (7,5 a 8,5).
fita-ph
Solubilizar o EDTA em um pouco de Água potável e adicionar no detergente sob agitação.
Sob agitação adicione a Mistura de isotiazolinonas e a Essência, que pode ser de sua preferencia (limão, maçã, coco, etc.).

Adicionar o Corante dissolvido em Água até obter cor desejada para o detergente lava louças.
Solubilizar o Cloreto de sódio em um pouco de Água e ir adicionando aos poucos e sob agitação para o acerto da viscosidade.

Misturar bem até homogeneização do detergente.
Aguarde a espuma formada durante o preparo do produto abaixar e depois envase o Detergente para Lavar Louças com alta formação de espuma nos frascos plásticos.

2 comentários:

  1. Onde consigo comprar esses reagentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Casa do saboeiro tem a maioria, somente a Myristamine Oxide que é encontrada na Dinaco.

      Mas aqui no Formulas Grátis tem outras formulas para detergente lava louças, com composição diferente da descrita acima.

      Excluir

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!