18/05/2017

Como fazer geleia de pinho

Receita para fazer gel de pinho
Fórmula grátis de gel de pinho (geleia de pinho).
Produto de limpeza com ação desinfetante e aromatizante de ambientes, possui tensoativo não-iônico e um agente bactericida catiônico. Este produto contém um agente espessante (Hidroxietilcelulose) que dá consistência e forma um gel que promove o espessamento e aumento da viscosidade.

A fórmula contém essência de pinho, caso queira fazer geleia de eucalipto é só trocar a essência.
O produto é catiônico, não misture tensoativos aniônicos para que não ocorra separação de fases, precipitação no produto e perda da ação bactericida.

A geleia de pinho possui ação de limpeza e detergência, é utilizada para a limpeza de superfícies nas quais se deseja a higienização, desinfecção e aromatização do ambiente. Limpa, perfuma e desinfeta pisos, azulejos e superfícies em geral. O efeito bactericida é obtido pelo Cloreto de benzalcônio, um quaternário de amônio muito utilizado em desinfetantes domésticos.

O espessamento do produto se deve ao Hidroxietilcelulose, portanto se deve tomar o cuidado de formar bem essa etapa durante o preparo da geleia de pinho
Fórmula para fazer 100 kg de gel de pinho:
Renex 95 4 kg
Essência de pinho 1 kg
Cloreto de benzalcônio a 50% 3 kg
Hidroxietilcelulose (Cellosize QP 100.000) 800 gramas
Água potável 91,2 kg
Corante q.s
Modo de fazer o gel de pinho: Formar o gel: Em um tanque agitador adicione 87,2 kg de Água potável, em seguida adicione o Hidroxietilcelulose (Cellosize QP 100.000) sob agitação. Manter a agitação constante até que se forme um gel homogêneo.

Outro processo: Adicionar a Água em um recipiente de aço inoxidável e sob agitação adicionar o Cellosize, levar a mistura para aquecer até ficar bem espesso, Depois aguardar a mistura esfriar e dar sequencia na manipulação.

Em um recipiente de plástico adicione o Renex 95, Essência de pinho, Cloreto de benzalcônio a 50% e misture bem por uns 5 minutos, depois adicione 4 kg de Água potável e misture novamente. Em seguida adicione essa mistura na mistura formada anteriormente sob agitação.
Adicione o Corante diluído em Água.
Manter a agitação até homogeneização completa do produto.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!