13/04/2018

Shampoo Anticaspa com Octopirox

Como fazer shampoo anticaspa com Octopirox
Octopirox (Piroctone olamine) é um ingrediente ativo eficaz e praticamente não tóxico. É particularmente adequado para a fabricação de xampus anticaspa e produtos capilares, como tônicos capilares e cremes condicionadores de ação anti-caspa. Utilizado na fabricação de xampus transparentes para cabelos, xampus perolados, creme rinse, creme recondicionador e loções tônicas. Possui também ação preservante (conservante).

O Extrato Glicólico de Hamamélis possui ação adstringente, vasoprotetora, vasoconstritora, descongestionante, antioleosidade e anti-acnêica. Pode ser utilizado na preparação de cremes, loções cremosas, loções tônicas, shampoos e condicionadores de cabelos, géis, sabonetes, produtos faciais, loções para limpeza de pele e na fabricação de muitos outros produtos cosméticos.

Já o Extrato Glicólico de Bétula possui ação adstringente, tônico, estimulante, antiqueda e anticaspa, tônico capilar. Em produtos cosméticos ajuda na eliminação da caspa e da seborréia nos cabelos. Em cosméticos é utilizado na fabricação de cremes, loções, loções tônicas, géis, sabonetes líquidos, loção para limpeza de pele, máscaras faciais, cosméticos capilares, cremes de massagem, produtos de uso cosmético para pele oleosa.

O Cocoamidopropil betaina age como tensoativo anfótero, promove leve ação condicionante dos cabelos e promove suavidade a formulação.

O Lauril éter sulfato de sódio age como tensoativo aniônico principal, promove muita formação de espuma, é um agente de limpeza e detergência na higienização dos fios e do couro cabeludo.

Lauril sulfato de Trietanolamina é uma matéria prima básica com ótimo poder de formação de espuma para a preparação de formulas de xampus suaves, condicionadores e medicinais. Pode ser utilizado também na preparação de shampoos profissionais, sabonetes líquidos e cremosos, banhos de espuma, gel para ducha e outras preparações cosméticas e farmacêuticas.

Produto capilar de uso cosmético para eliminar a caspa e seborreia nos cabelos, combate também a oleosidade excessiva nos fios capilares e couro cabeludo.

Fórmula para fazer o shampoo:
Lauril éter sulfato de sódio 1500 g
Lauril sulfato de Trietanolamina 1200 g
Amida 90 250 g
Cocoamidopropil betaina 250 g
Octopirox 50 g
Extrato glicólico de Hamamelis 150 g
Extrato glicólico de Bétula 150 g
Corante qs
Essência 30 g
Ácido cítrico qs
Cloreto de sódio qs
Água deionizada 6420 g
Modo de fazer o shampoo para evitar a caspa nos cabelos:
Em um recipiente adicione a Água deionizada, sob agitação moderada adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Lauril sulfato de Trietanolamina, Amida 90, Cocoamidopropil betaina e homogeneizar.
Sob agitação adicione o Octopirox e misturar até homogeneizar.

Adicionar na sequencia o Extrato glicólico de Hamamelis, Extrato glicólico de Bétula, e a Essência para perfumar.
Colorir com solução de Corante em Água até a cor desejada.

Verificar o pH e se necessário fazer a correção com solução de Ácido cítrico em Água até chegar na faixa de pH entre 7,0 a 7,5.
Acertar a viscosidade (grossura) do shampoo, adicionando Cloreto de sódio aos poucos e sob agitação.

Manter agitação até a sua homogeneização, aguardar a espuma formada na agitação abaixar e depois embalar nos frascos plásticos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!