Pular para o conteúdo

Fórmula Sabonete liquido para mãos emoliente

Como fazer sabonete liquido para lavar as mãos com ativo emoliente. Fórmula Sabonete liquido para mãos emoliente. Possui em sua formulação um agente emoliente, o Glicerox HE (PEG-7 Glyceryl Cocoate) que age como emoliente hidrossolúvel, reduz a pegajosidade, atua também como solubilizante.

Glicerox HE é utilizado também em óleos de banho, loções de limpeza, cremes antitranspirantes, shampoos para cabelos, sabonetes líquidos, sabonetes cremosos e espumas de banho. Este produto também possui o nome comercial de Cetiol HE fabricado por outro fornecedor de matérias-primas.

Age também como sobreengordurante para a fabricação de shampoos para cabelos e banhos de espuma, é solubilizante para princípios ativos lipossolúveis. Glicerox HE / Cetiol HE presente na receita é solúvel em água, tensoativos e álcool. Reforçador da camada lipídica. Possui ação reengordurante em sistemas surfactantes, doando suavidade à fórmula. Possui boa compatibilidade dérmica. Por esse motivo, um sabonete com emoliente ajuda a hidratar a pele e restaurar a oleosidade perdida devido ao ressecamento.

A fórmula grátis abaixo também possui um espumante para shampoo e sabonetes, o produto produz bastante espuma, o que ajuda na ação de detergência, promovendo limpeza na pele das mãos. O Lauril éter sulfato de sódio é um dos espumantes mais utilizados em formulas de sabonetes líquidos e cremosos, shampoos para cabelos, shampoos automotivos, detergentes lava louças, sabões líquidos e em muitos outros produtos de uso cosmético e produtos de limpeza domestica.

Já o Cocoamidopropil betaína age como tensoativo anfótero, atuando como um tensoativo secundário, ajuda na ação de limpeza das mãos e no aumento da formação de espuma, além de ser suave para a pele e promovendo suavidade ao produto.

A Mistura de isotiazolinonas é um conservante de amplo espectro utilizado para preservar o produto e evitar a sua contaminação por microrganismos. Este conservante está disponível para venda em distribuidores de produtos químicos.

Está formula possui 0,5% de essência, caso queira que o produto fique mais perfumado você pode utilizar até 2% de essência na formulação, você pode ver as quantidades recomendadas para alguns produtos acessando o link abaixo:
Essências – Quantidades recomendadas

Este sabonete pode ser utilizado em saboneteiras plásticas com válvulas Pump, saboneteiras com refil e saboneteiras com reservatórios. O costume de lavar as mãos com frequência sempre que tocamos superfícies sujas, maçanetas de portas, corrimões, após usar o banheiro é um procedimento que evita a contaminação das mãos com agentes patológicos que podem causar infecções e doenças. Portanto é sempre bom termos um sabonete liquido para usar sempre que formos higienizar as mãos.

Os produtos químicos para fazer a formulação você encontra em distribuidores de matérias-primas, assim como em lojas virtuais na Internet, tendo em vista que muitas lojas virtuais de essências disponibilizam muitos produtos químicos em sua lista de produtos.

Vale ressaltar que esta formulação cosmética não possui ação bactericida, mas você encontra aqui no Fórmulas Grátis outras formulações de sabonete com ativo de ação bactericida (com Triclosan, por exemplo).

Este sabonete também pode ser enriquecido com extratos glicólicos vegetais, como o extrato glicólico de erva doce por exemplo, ou com vitaminas adicionando o D Pantenol (pro-vitamina B5).

A formulação (receita) abaixo é para fazer um limpador para mãos suave e líquido contendo Cocoamidopropil betaína que proporciona ensaboamento, espessamento e mitigação de irritação na pele.

Fórmula – receita para fazer Sabonete liquido para mãos emoliente:

Água deionizada5780 g
Lauril éter sulfato de sódio3000 g
Cocoamidopropil betaina750 g
Cloreto de sódio100 g
Soda caustica a 50%qs até pH 7
Glicerox HE300 g
Mistura de isotiazolinonas20 g
Essência50 g
Coranteqs

Como fazer a formula – receita do sabonete liquido para lavar as mãos com ativo emoliente:

Em um balde de plástico adicione toda a Água deionizada, em seguida agite com uma pá de plástico ou aço inoxidável (importante: não use pá de madeira, pois a madeira retém sujidades e pode contaminar o produto).

Adicione então sob agitação lenta o Lauril éter sulfato de sódio, Cocoamidopropil betaina e misture. Verifique o pH e caso seja necessário acerte o pH adicionando Soda caustica a 50% (Hidróxido de sódio liquido a 50%) aos poucos até chegar no pH indicado, que é em torno de 7,0.

Depois adicione também sob agitação o Glicerox HE, Mistura de isotiazolinonas, Essência e misture para homogeneizar.

Com solução de Corante diluído em água deixe o produto na tonalidade que você deseja, adicionando aos poucos com agitação.

Agora acerte a viscosidade (grossura) com o Cloreto de sódio (sal de cozinha), adicionado aos poucos e sob agitação. Manter agitação moderada até o sabonete liquido ficar homogêneo.

Como toda formulação a base de tensoativos produz espuma durante o seu preparo, deixe o sabonete emoliente para as mãos em repouso até as bolhas de espuma abaixarem, em seguida depois proceda ao envase nas saboneteiras plásticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *