Pular para o conteúdo

Como corrigir o pH de uma formulação

Como corrigir o pH de uma formulação. Como acertar o pH de um produto. Dicas para corrigir o pH de uma formulação. Toda formulação apresenta uma faixa diferente, que pode ser ácido, neutro ou alcalino.

No entanto ao preparar um produto se faz necessário verificar o pH desse produto e na maioria das vezes ele pode estar acima ou abaixo da faixa estabelecida como ideal para o produto.

Produtos fora da faixa estabelecida podem sofrer perda da estabilidade, mudança de cor e causar danos ao serem usados, além de poder causar alergia e queimaduras na pele nas pessoas que estão utilizando tais produtos.

Como acertar o pH de um produto

Portanto se faz necessário a aquisição de medidores (pHmetro ou fita medidora) para que o manipulador possa verificar o produto, e caso seja necessário poder fazer as correções necessárias para acertar e deixar dentro da faixa estipulada para a formulação.

Como corrigir o pH de uma formulação: A Fita de medir o pH

Como corrigir o pH de uma formulação. Fitas para verificar o pH

O pH 7 é neutro, ou seja, significa que a quantidade de cargas H é equivalente à quantidade de cargas OH. A escala varia de 0 a 14, sendo que o ponto médio, pH = 7, representa o meio neutro. Valores abaixo de 7 são ácidos e quanto mais próximo de 0, mais ácido está o produto. Valores acima de 7 são alcalinos e quanto mais próximo de 14, mais alcalino está o produto.

Se o pH estiver ácido (baixo), faz se necessário a adição de um corretor alcalino, e se estiver alcalino (alto) devemos adicionar um corretor ácido.
Vamos supor que eu esteja preparando um shampoo que deve ficar em torno de 7, e ao verificar o pH ele esteja em 8.

O procedimento que devo tomar nesse caso é diluir um pouco de ácido cítrico na água e ir adicionando aos poucos no produto até ficar em torno de 7.

Mas e se o caso for o contrario, ao verificar o pH ele esteja em 6, por exemplo. O procedimento que devo tomar para corrigir é adicionar um corretor alcalino, como quase toda formulação de shampoo contém dietanolamida de ácido graxo de coco (produto alcalino). Pode se diluir um pouco de dietanolamida na água e ir adicionando aos poucos até atingir a faixa desejada.

Como corrigir o pH de uma formulação: o aparelho pHmetro

Verificar com o phmetro é muito fácil, pois ele mostra o resultado no visor do aparelho, porém o aparelho deve estar calibrado, caso contrario o resultado não será verdadeiro.

Como corrigir o pH de uma formulação. Aparelho pHmetro

No caso das fitas medidoras de pH, utilizadas no processo para corrigir é o seguinte:
Colete uma amostra do produto em um recipiente apropriado (um Becker, por exemplo). Retire uma fita de dentro da embalagem e mergulhe-a dentro da amostra do produto, ao retirar a fita você vai observar a cor que a fita apresenta após ser mergulhada no produto. Compare então a cor que a fita apresenta com as cores apresentadas na embalagem das fitas.

Cada faixa de pH tem uma cor diferente na embalagem, o 1 é de uma cor, o pH 2 já tem uma cor diferente e assim por diante.

A grande maioria de produtos de limpeza e produtos cosméticos geralmente tem uma faixa estabelecida para o produto final, o produto estando dentro da faixa estabelecida evita transtornos. Como deterioração, mudança de cor, separação de fases, irritação dérmica na pele, coceira no couro cabeludo em caso de cosméticos capilares e outras alterações.

Este é um procedimento corriqueiro na fabricação de formulas cosméticas e domissanitárias, assim como em formulas farmacêuticas e veterinárias.

A elaboração de formulas dentro dos padrões de qualidade fazem parte das normas de boas praticas de fabricação. É um procedimento necessário para a perfeita obtenção de um produto final de qualidade, que atenda aos requisitos de qualidade e segurança de aplicação.

Além do procedimento de corrigir citado acima, também entra nas analises finais físico-químicas do produto, a verificação dos teores dos princípios ativos presentes na formulação, densidade, viscosidade (caso necessário). Em alguns produtos também se faz necessário as analises microbiológicas, certificando-se que o cosmético esteja livre de contaminação por micro-organismos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *