01/09/2011

Receita de shampoo condicionador sem sal
O Carbopol Ultrez  engrossa (espessa/viscosidade) e estabiliza o shampoo condicionador 2 em 1 sem sal, evitando assim a adição de sal (Cloreto de sódio) para o acerto da viscosidade, obtendo menor ressecamento dos cabelos no uso do shampoo. Xampu para cabelos com propriedades condicionantes sem a adição de sal, com agentes de detergência e formadores de espuma.

Esta formulação possui ainda componentes umectantes, o que proporciona suavidade ao produto. Glucquat 125 Humectant é um agente umectante substantivo excepcional e um componente condicionante. É utilizado em fórmulas para cuidados com o cabelo e com a pele, como loções, xampus e condicionadores, sabões, produtos cosméticos infantis e limpadores faciais.

Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride possui caráter catiônico sendo substantivo para uso nos cabelos, facilita o penteado em cabelos molhados e secos. É compatível com tensoativos aniônicos e torna este componente um polímero catiônico de uso universal na fabricação de shampoos e outras fórmulas pós tratamento para cabelo, possui alta eficiência de condicionamento.

O shampoo sem sal possui propriedades condicionantes, facilitando o pentear dos cabelos, tanto secos como úmidos.
Fórmula para 10 quilos do produto:
Água deionizada 5120 gramas
Acrylates/C10-30 Alkyl Acrylate Crosspolymer
(Carbopol Ultrez 20 Polymer)
50 gramas
Lauril sulfato de amônio (a 30%) 3400 gramas
Lauril éter sulfato de amônio (a 28%) 925 gramas
Monoetanolamida de ácido graxo de coco (Cocamide MEA) 200 gramas
Dimethicone (Dow Corning 200 Fluid) 100 gramas
Lauryl Methyl Gluceth-10 Hydroxypropyldimonium Chloride (Glucquat 125 Humectant) 50 gramas
Hidróxido de sódio (a 18%) 65 gramas
Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride 20 gramas
EDTA Dissódico 10 gramas
DMDM Hydantoin (and) Iodopropynyl Butylcarbonate (Glydant Plus Liquid) 40 gramas
Essência 20 gramas
Modo de preparo do produto:
Em um recipiente adicione 3620 gramas de Água deionizada e aqueça até 45 - 50°C, polvilhe o Carbopol Ultrez 20 Polymer na superfície da Água deionizada aquecida.
Quando o Carbopol Ultrez 20 Polymer estiver completamente molhado, aumente a temperatura para 70ºC, agitando moderadamente, mantenha a agitação até que a mistura fique uniforme.
Em seguida adicione sob agitação o Lauril sulfato de amônio, Lauril éter sulfato de amônio, * Monoetanolamida de ácido graxo de coco, Dimethicone e o Lauryl Methyl Gluceth-10 Hydroxypropyldimonium Chloride (Glucquat 125 Humectant). Agite para completa homogeneização.
* A Monoetanolamida de ácido graxo de coco deve ser aquecida / pré-derretida em um recipiente à parte e somente deve ser adicionada com a temperatura da mistura a 70°C.
Em outro recipiente adicione 1500 gramas de Água deionizada e o Hidróxido de sódio (a 18%), agite para misturar e adicione sob agitação o Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, agite para homogeneização e em seguida adicione sob agitação o EDTA Dissódico. O Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride vai engrossar ao adicionar o EDTA, agite até ficar uma mistura homogênea e adicione ao produto sob agitação.
Mantenha a agitação para completa homogeneização.
Em seguida,inicie o resfriamento até atingir a temperatura de 40°C.
Depois que a temperatura chegou nos 40°C, adicione sob agitação o DMDM Hydantoin (and) Iodopropynyl Butylcarbonate (Glydant Plus Liquid) e a Essência, agite para homogeneizar.
Verifique o pH do shampoo, o pH deve ficar entre 5.3 a 5.8.
Mantenha o produto sob agitação lenta por 20 minutos para completa homogeneização.
Sempre faça um teste piloto (uma pequena quantidade para testes) antes de produzir em grande quantidade.

Produtos capilares - Uso cosmético



Fórmulas publicadas no blog:
Como fazer sachê perfumado (de madeira)
Fórmula para fazer detergente bactericida
Fórmula para fazer amaciante caseiro (roupas)
Como fazer colônia, deo-colônia e desodorante
Como fazer gel lubrificante vaginal
Fórmula grátis para fazer creme de barbear
Como fazer enxaguatório bucal
Como fazer Máscara para cabelos fracos, danificados e sem vida
Como fazer loção hidratante para as mãos
Formulação para fazer Shower Gel

5 comentários:

  1. Anônimo16/6/12

    mim ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Nelson15/7/16

    Mim ajudou judiou do portugues ein!? Realmente jose marcos, obrigado por disponibilizar aqui. Ajuda em ter-se ao menos uma pequena noção pra que nao sejamos enganados por fabricas que cobram valores absurdos por estes produtos.

    ResponderExcluir
  3. cloca se tantas palavras dificeis nos produtos porque não dizer um portugués mais claro para quem não entende
    ezemplo glydante gluquat guar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kk, os produtos químicos tem nomes difíceis. São especialidades químicas.

      Mas aqui tem formulações com nomes mais fáceis, é que esse é um produto mais avançado.

      Excluir

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Formulações Gratuitas

Neste site você encontra formulações gratuitas de domissanitários: Detergentes, amaciantes de roupas, água sanitária, sabão liquido, desinfetantes, sabão em pó, limpador multiuso, aromatizador de ambientes, limpa alumínio, pasta para brilho em alumínio, saponáceo, sabão em barra, etc.
Formulações de Produtos automotivos: Shampoo para carro, pneu pretinho, limpa painel de carro, pasta para mecânico, Intercap, Solupan, LM, Metasil, limpa baú, cera automotiva, cheirinho para carro, etc.
Formulações para fabricar Cosméticos: Xampu para cabelos, condicionador de cabelos, loção corporal, cremes corporais, gel fixador, pomada modeladora, creme para pentear, cera depilatória, sabonetes líquidos, gel redutor, gel para ultrasom, creme antirugas, perfumes, colonias, desodorantes, etc.
Formulações Veterinárias (Pet Shop): Xampu para cães e gatos, condicionadores de pelos, Xampu veterinário, perfume para cães, etc.
Todas as formulações são gratuitas para você fabricar para uso próprio ou para vender e ganhar dinheiro.

Pesquisar Fórmulas Grátis

Produtos de limpeza, cosméticos e automotivos

A fabricação de produtos de limpeza, cosméticos e produtos automotivos tem se tornado segmentos lucrativos nos últimos anos. Devido ao aumento na demanda esses itens alcançaram altos volumes de venda e faturamento. Aqui no site você encontra fórmulas grátis para fabricar esses produtos, quer seja em pequena ou grande quantidade, as formulações servem para a produção para uso próprio ou em escala industrial. Outro segmento que pode gerar bons ganhos em dinheiro é o setor de veterinários, como itens para venda em Pet Shop, como shampoos, perfumes e condicionadores. Investir em itens de venda em Pet Shop pode gerar uma boa renda.

Sobre as Formulações

As fórmulas grátis publicadas neste site são orientativas e precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes.

Artigos Populares

Guia Pratico Cosméticos Capilares

Apostila Produtos de Limpeza

20 produtos que mais vendem. Apostila criada por terceiros, preço acessível para comprar.

Newsletter - Fórmulas Grátis - Receba em seu e-mail