Pular para o conteúdo

Como fazer shampoo condicionador sem sal

Formula de shampoo condicionador sem sal. O Carbopol Ultrez  engrossa (espessa/viscosidade) e estabiliza o shampoo condicionador 2 em 1 sem sal, evitando assim a adição de sal (Cloreto de sódio) para o acerto da viscosidade, obtendo menor ressecamento dos cabelos no uso do shampoo.

Xampu para cabelos com propriedades condicionantes sem a adição de sal, com agentes de detergência e formadores de espuma.

Esta formulação possui ainda componentes umectantes, o que proporciona suavidade ao produto. Glucquat 125 Humectant é um agente umectante substantivo excepcional e um componente condicionante. É utilizado em fórmulas para cuidados com o cabelo e com a pele, como loções, xampus e condicionadores, sabões, produtos cosméticos infantis e limpadores faciais.

Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride possui caráter catiônico sendo substantivo para uso nos cabelos, facilita o penteado em cabelos molhados e secos. É compatível com tensoativos aniônicos e torna este componente um polímero catiônico de uso universal na fabricação de shampoos e outras fórmulas pós tratamento para cabelo, possui alta eficiência de condicionamento.

O shampoo sem sal possui propriedades condicionantes, facilitando o pentear dos cabelos, tanto secos como úmidos.

Formula de shampoo condicionador sem sal

Para fazer 10 kg do cosmético capilar.

Água deionizada5120 g
Acrylates/C10-30 Alkyl Acrylate Crosspolymer
(Carbopol Ultrez 20 Polymer)
50 g
Lauril sulfato de amônio (a 30%)3400 g
Lauril éter sulfato de amônio (a 28%)925 g
Monoetanolamida de ácido graxo de coco (Cocamide MEA)200 g
Dimethicone (Dow Corning 200 Fluid)100 g
Lauryl Methyl Gluceth-10 Hydroxypropyldimonium Chloride (Glucquat 125 Humectant)50 g
Hidróxido de sódio (a 18%)65 g
Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride20 g
EDTA Dissódico10 g
DMDM Hydantoin (and) Iodopropynyl Butylcarbonate (Glydant Plus Liquid)40 g
Essência20 g

Modo de preparo da Formula de shampoo condicionador sem sal:

Em um recipiente adicione 3620 gramas de Água deionizada e aqueça até 45 – 50°C, polvilhe o Carbopol Ultrez 20 Polymer na superfície da Água deionizada aquecida.

Quando o Carbopol Ultrez 20 Polymer estiver completamente molhado, aumente a temperatura para 70ºC, agitando moderadamente, mantenha a agitação até que a mistura fique uniforme.

Em seguida adicione sob agitação o Lauril sulfato de amônio, Lauril éter sulfato de amônio, * Monoetanolamida de ácido graxo de coco, Dimethicone e o Lauryl Methyl Gluceth-10 Hydroxypropyldimonium Chloride (Glucquat 125 Humectant).

Agite para completa homogeneização.

* A Monoetanolamida de ácido graxo de coco deve ser aquecida / pré-derretida em um recipiente à parte e somente deve ser adicionada com a temperatura da mistura a 70°C.

Em outro recipiente adicione 1500 gramas de Água deionizada e o Hidróxido de sódio (a 18%), agite para misturar e adicione sob agitação o Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, agite para homogeneização e em seguida adicione sob agitação o EDTA Dissódico.

O Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride vai engrossar ao adicionar o EDTA, agite até ficar uma mistura homogênea e adicione ao produto sob agitação. Mantenha a agitação para completa homogeneização.

Em seguida,inicie o resfriamento até atingir a temperatura de 40°C. Depois que a temperatura chegou nos 40°C, adicione sob agitação o DMDM Hydantoin (and) Iodopropynyl Butylcarbonate (Glydant Plus Liquid) e a Essência, agite para homogeneizar.

Verifique o pH do shampoo, o pH deve ficar entre 5.3 a 5.8. Mantenha o produto sob agitação lenta por 20 minutos para completa homogeneização.

Sempre faça um teste piloto (uma pequena quantidade para testes) antes de produzir em grande quantidade.

Produtos capilares – Uso cosmético

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *