22/07/2012

Equipamento para perfumes

Quem já fabricou ou esta fabricando perfumes e colonias sabe que o processo de maceração é muito importante para a qualidade do perfume ou colonia. Durante a maceração de produtos de perfumaria fina o perfume ganha mais qualidade, há uma interação maior dos componentes presentes na formulação, o odor forte do álcool também perde a sua intensidade.

Para quem fabrica perfumes de forma artesanal esse processo pode ser feito colocando os produtos em frascos de vidro de 1 litro, garrafões de vidro de 5 litros, etc. Desde que esses recipientes estejam limpos e livres de resíduos para não comprometer a qualidade final dos produtos de perfumaria fina.

No entanto, para grandes quantidades produzidas, como lotes de perfumes e colonias em uma industria cosmética, fazer esse processo para macerar e obter uma melhor qualidade antes do envase com recipientes pequenos é muito difícil, dai a necessidade da aquisição de um equipamento próprio para isso. Com equipamentos adequados é possível fazer a maceração do seu perfume ou colonia facilmente utilizando um recipiente só de grande capacidade, ou dividindo o liquido produzido em dois ou mais recipientes de grande capacidade.

O Chiller para maceração de perfume e colonia é para esse fim, permitindo a maceração de lotes em grandes capacidades, otimizando a sua fabricação de itens de perfumaria fina. O Brasil se tornou um grande mercado consumidor de perfumaria fina, é um segmento industrial que rende bastante lucro em dinheiro e divisas para o país. Embora o segmento disponha de grandes empresas que dominam o mercado, ainda há espaço para outras empresas crescerem e conquistar uma fatia do nosso mercado.

A fabricação artesanal de perfumaria fina também cresceu no Brasil, o que permitiu a obtenção de renda por pequenos fabricantes que fabricam perfumes diferenciados, com embalagens sofisticadas e composição aromática bem próxima dos famosos nacionais e importados. O surgimento de lojas de essências, tanto físicas como virtuais, facilitou o ingresso de empreendedores nesse segmento de perfumaria artesanal. A produção artesanal pode ser um passo inicial para o empreendedor ganhar conhecimento sobre o processo produtivo, as fragrâncias envolvidas e as técnicas de vendas para depois ingressar no mercado de perfumaria fina com uma empresa estabelecida.

Hoje se pode comprar de tudo, desde fragrâncias produzidas por multinacionais presentes aqui, como fragrâncias importadas por importadoras. O aumento das lojas físicas e virtuais de essências também facilitou muito a compra de vidros para perfumes de varias capacidades e modelos, assim como caixinhas e válvulas tipo spray. Esta é uma atividade industrial prazerosa, pois se trabalha com embalagens sofisticadas e bonitas e o ambiente também é agradável e deliciosamente perfumado.

Chiller para produzir perfumes e colonias
Equipamento apropriado para realizar a maceração de perfumes e colônias.
A maceração é um processo importante, pois visa diminuir o odor do álcool presente na formula, que com o passar dos dias vai se dissipando.
Muitas empresas do setor perfumista pulam esse processo na fabricação, podendo comprometer a qualidade final do produto produzido.
A refrigeração do perfume acelera o seu processo de maceração, visto que algumas substancias contidas nas essencias que compoem o perfume solubilizam melhor em baixas temperaturas.
O equipamento para maceração (curtir) possui sistema de agitação e refrigeração.
O equipamento para maceração é feito em aço inoxidável, a capacidade do equipamento pode ser feita de acordo com a necessidade de produção.
O equipamento para maceração (Resfriador de líquidos) é produzido pela Alki Máquinas, a empresa fica na cidade de Diadema, no estado de São Paulo.
Para maiores informações sobre o equipamento para maceração de perfume, assim como preço do equipamento e capacidade de produção, visite o site da empresa Alki Máquinas.

Fabricação de perfumaria - Monte seu negocio

5 comentários:

  1. Faço perfume como hobby, deixo 30 dias no freezer, mas mesmo assim, fica cheiro de álcool? como poderia tirar este cheiro?
    obrigado
    Jorge
    Floripa

    ResponderExcluir
  2. Olá Jorge!
    A maceração vai diminuir o odor do álcool, mas não retirar por completo. Com o tempo a essência se destaca e o perfume fica mais "encorpado".
    Dependendo do fornecedor, o odor do álcool é mais suave.
    No entanto, até mesmo perfumes e colonias de fabricantes lideres no mercado exalam odor de álcool, odor que se dissipa quando o perfume seca na pele.
    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo26/8/14

    Há muitos anos faço uma colônia de alfazema comprando sempre na loja Reduto das essências. Sempre usei fixador em pó. Agora não encontro mais o fixador em pó. Qual a quantidade do fixador liquido para um litro da colônia? Agradeço sua resposta. se preciso ou possível para o meu e-mail. taniasa@hotlink.com.br

    ResponderExcluir
  4. Qual o melhor álcool para fabricação do perfume, neutro ou cereais?já compro a base pronta e ainda sim após a maceração o mesmo apresenta um odor elevado de álcool ,mesmo usando 20% de essência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O álcool de cereais é mais fácil de encontrar, mas tanto o álcool neutro como o álcool de cereais são bons para perfumes.
      O odor forte do álcool demora para sair, mesmo depois da maceração. O perfume vai ficando mais suave com o passar do tempo.

      Quanto a base para perfume é necessário verificar se ela contém um pouco de água deionizada na composição.

      Excluir

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Formulações Gratuitas

Neste site você encontra formulações gratuitas de domissanitários: Detergentes, amaciantes de roupas, água sanitária, sabão liquido, desinfetantes, sabão em pó, limpador multiuso, aromatizador de ambientes, limpa alumínio, pasta para brilho em alumínio, saponáceo, sabão em barra, etc.
Formulações de Produtos automotivos: Shampoo para carro, pneu pretinho, limpa painel de carro, pasta para mecânico, Intercap, Solupan, LM, Metasil, limpa baú, cera automotiva, cheirinho para carro, etc.
Formulações para fabricar Cosméticos: Xampu para cabelos, condicionador de cabelos, loção corporal, cremes corporais, gel fixador, pomada modeladora, creme para pentear, cera depilatória, sabonetes líquidos, gel redutor, gel para ultrasom, creme antirugas, perfumes, colonias, desodorantes, etc.
Formulações Veterinárias (Pet Shop): Xampu para cães e gatos, condicionadores de pelos, Xampu veterinário, perfume para cães, etc.
Todas as formulações são gratuitas para você fabricar para uso próprio ou para vender e ganhar dinheiro.

Pesquisar Fórmulas Grátis

Produtos de limpeza, cosméticos e automotivos

A fabricação de produtos de limpeza, cosméticos e produtos automotivos tem se tornado segmentos lucrativos nos últimos anos. Devido ao aumento na demanda esses itens alcançaram altos volumes de venda e faturamento. Aqui no site você encontra fórmulas grátis para fabricar esses produtos, quer seja em pequena ou grande quantidade, as formulações servem para a produção para uso próprio ou em escala industrial. Outro segmento que pode gerar bons ganhos em dinheiro é o setor de veterinários, como itens para venda em Pet Shop, como shampoos, perfumes e condicionadores. Investir em itens de venda em Pet Shop pode gerar uma boa renda.

Sobre as Formulações

As fórmulas grátis publicadas neste site são orientativas e precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes.

Artigos Populares

Guia Pratico Cosméticos Capilares

Apostila Produtos de Limpeza

20 produtos que mais vendem. Apostila criada por terceiros, preço acessível para comprar.

Newsletter - Fórmulas Grátis - Receba em seu e-mail