Pular para o conteúdo

Agentes de limpeza para cabelos

Espumantes para shampoos. Tensoativos – espumantes e formadores de espumas para shampoos. O mais antigo agente de limpeza para os cabelos é o sabão. O alto grau de sofisticação esperado pelo consumidor moderno não pode, entretanto, ser obtido com este tipo de produto.

Basta apenas observar a reação do sabão com águas duras. O resíduo resultante adere aos fios capilares, deixando-os sem brilho e sem vida.

O sabão alcalino causa também o intumescimento dos fios de cabelo, tornando-os difíceis de pentear, principalmente quando os fios são longos.

Por isso, a lavagem dos cabelos com sabões não é recomendada.
Compreende-se, portanto, porque o desenvolvimento dos tensoativos sulfatados forçou a substituição dos sabões por shampoos (xampus).

Espumantes para shampoos

As bases dos modernos shampoos são principalmente derivadas de álcoois graxos. Os álcoois graxos sulfatados e particularmente os álcoois graxos etoxilados e sulfatados se transformaram, desde os anos de 1950, nas principais matérias-primas para formulações de shampoos para os cabelos.

Tensoativos – Agentes de limpeza – Álcoois graxos sulfatados

Os álcoois graxos sulfatados com cadeia carbônica C12-C14 são os preferidos para formulações de shampoos.

Essas cadeias representam as frações mais apropriadas. As cadeias de menor comprimento melhoram os efeitos de limpeza e umectação, mas podem ocasionar irritação à pele.

De um modo geral, as cadeias carbônicas mais longas que C12-C14, nas condições normais de temperatura, tem prejudicado os seus poderes detergente e espumante, além de sua solubilidade.

As propriedades finais dos álcoois graxos sulfatados são decisivamente influenciadas pela escolha do agente neutralizante utilizado na fabricação dessas matérias-primas. Essas propriedades são:

  • Comportamento da viscosidade
  • Solubilidade em água
  • Poder espumante
  • Compatibilidade com a membrana mucosa
  • Estabilidade à hidrolise em determinadas faixas de pH ácido, etc.

Tensoativos – Agentes de limpeza – Sais sódicos dos álcoois graxos sulfatados

Os sais sódicos dos álcoois graxos sulfatados, devido ao seu elevado ponto de turvação, não são aconselhados para shampoos transparentes, porem são indicados para shampoos cremosos e perolados.

Shampoos com pH ácido – Efeitos nos cabelos

Sabe-se que o cabelo apresenta propriedades favoráveis na faixa de pH entre 4,0 a 6,0, no que se refere a resistência-intumescimento-maleabilidade. o brilho e o tempo de secagem são positivamente influenciados.

Esta é a razão pela qual os shampoos ácidos (pH entre 4,0 a 6,0) estão, há muitos anos, presentes no mercado de shampoos para higienização capilar.

Abaixo esta uma lista de tensoativos indicados para a formulação de shampoos ácidos (pH entre 4,0 a 6,0), também denominados shampoos de pH balanceado.

  • Lauril sulfato de amônio
  • Lauril sulfato de monoetanolamina
  • Lauril sulfato de trietanolamina

Espumantes para shampoos: Tensoativos – Agentes de limpeza – Álcoois graxos etoxilados e sulfatados

As razões que determinam a preferencia destas matérias-primas na fabricação de shampoos para os cabelos são:

  • O suave poder detergente
  • A baixa temperatura de turvação
  • O excelente poder espumante
  • Facilidade em acertar a viscosidade (espessamento do shampoo) quando se utiliza eletrólitos.

Estes tipos de compostos apresentam as propriedades adequadas para a preparação de shampoos de fácil elaboração.

Grande parte dos shampoos fabricados por empresas lideres de mercado são formulados com Álcoois graxos etoxilados e sulfatados, onde as propriedades de solubilização de gorduras e poder espumante são melhoradas pela adição de alcanolamidas de ácidos graxos (Amida – Comperlan KD).

Quando comparados os Álcoois graxos sulfatados (lauril sulfatos) e os Álcoois graxos etoxilados e sulfatados (lauril éter sulfatos), a preferencia recai sobre estes últimos, devido a boa  compatibilidade dermatológica e à baixa irritabilidade sobre a membrana mucosa dos olhos.

Também é reconhecido que a compatibilidade com a pele aumenta à medida que se  eleva o grau de etoxilação do álcool graxo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *