Pular para o conteúdo

Tensoativos – Estabilizadores de espuma – Amida 90

Amida 90 e Amida 80: Estabilizadores de espuma e espessantes. As alcanolamidas de ácidos graxos ocupam uma posição de destaque dentro do grupo de estabilizadores de espuma utilizados na fabricação de cosméticos.

Elas não só intensificam a formação de espuma, como também a estabilizam na presença de substâncias graxas, aumentam a viscosidade do meio, solubilizam essências, reduzem a carga estática do cabelo e conferem um toque suave à pele.

A grande maioria dos shampoos capilares utiliza esse produto químico em suas formulações, assim como uma grande variedade de produtos de higiene pessoal.

Monoetanolamidas de ácidos graxos

As monoetanolamidas de ácidos graxos são produtos sólidos. Devido à sua baixa solubilidade são recomendadas para formulações de xampus opacos. Esses compostos apresentam excelentes propriedades estabilizantes, ótimo poder espessante e conferem, ainda, um leve efeito perolado ao produto cosmético formulado.

Dietanolamidas de ácidos graxos – Amida 90 e Amida 80

As dietanolamidas de ácidos graxos são obtidas a partir do éster metílico dos ácidos graxos ou diretamente do óleo de coco. Os produtos resultantes do ultimo processo contem glicerina livre, razão pela qual apresentam um poder de espessamento inferior.

As dietanolamidas de ácidos graxos de coco conferem um agradável toque ao cabelo. Devido à sua afinidade com o fio capilar, elas são também utilizadas como agentes sobreengordurantes.

As dietanolamidas de ácidos graxos de coco  – Amida 90 e 80 são comumente empregadas em concentrações de 1 a 4% em formulações de shampoos para os cabelos, sabonetes líquidos e banhos de espuma.

Em resumo, pode-se afirmar que as alcanolamidas de ácidos graxos, quando usadas em formulações cosméticas. proporcionam as seguintes vantagens e características:

  • Aumentam a viscosidade do shampoo
  • Melhoram o poder espumante
  • Conferem à espuma uma consistência fina e cremosa
  • Aumentam a estabilidade da espuma
  • Aumentam a capacidade de solubilizar gorduras
  • Diminuem a carga estática do cabelo (facilitando o pentear dos cabelos)
  • Contém propriedades condicionadoras de cabelos
  • Possuem efeito sobreengordurante

Exemplo de dietanolamida de ácido graxo de coco:

Comperlan KD – Amida 90 / Dietanolamida de ácido graxo de coco

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *