12/12/2012

Como fazer Amaciante de roupas à quente

Receita de amaciante têxtil com água quente no processo de fabricação.
Fórmula de amaciante de roupas de uso doméstico com 3% de substância ativa.
O produto é utilizado para dar suavidade às fibras dos tecidos.
Produto de uso domissanitário para dar maciez aos tecidos têxteis e facilitar o passar das peças, utiliza uma base quaternário de amônio que pode ser adquirida em distribuidores de produtos químicos.

Este é um saneante muito utilizado pelas donas de casa, sendo uma opção para a obtenção de renda com a produção de produtos de limpeza. A fragrância utilizada no amaciante de roupas deve suportar altas temperaturas para que o cheiro fique nos tecidos. Como as roupas ficam para secar ao sol, os raios solares podem retirar o cheiro da essência nas roupas, por esse motivo a fragrância deve ser apropriada para amaciantes têxteis e deve ser apropriada para suportar altas temperaturas.

Hoje em dia é cada vez mais utilizados produtos de limpeza pelas donas de casa, produtos como detergentes líquidos, sabões líquidos, desinfetantes, água sanitária e limpadores multiuso sempre constam nas listas de compras. Portanto, a fabricação de produtos de limpeza pode ser um negocio rentável para quem produz e uma boa alternativa para a geração de renda. há uma extensa quantidade de produtos de limpeza que se pode fabricar, sendo que os detergentes líquidos, sabões líquidos, desinfetantes, água sanitária e limpadores multiuso são os itens de domissanitários principais.

No entanto, existe fabricas que se destacam apenas com a produção de um item no inicio do negocio, já vi empresas que fabricavam apenas água sanitária e depois foi com o tempo aumentando os seus itens de domissanitários produzidos. Para quem deseja começar a produzir produtos de limpeza sempre é bom aumentar os seus conhecimentos sobre os produtos químicos utilizados na fabricação, saber qual a função da matéria-prima na formulação e as quantidades recomendadas, assim como ter acesso a outras fórmulas destinadas para o mesmo fim. Hoje se pode ter acesso a formulações grátis em sites e também a aquisição de material de apoio barato, como a compra de apostilas e cursos sobre a fabricação de produtos de limpeza.

Fórmula para fazer 100 quilos de Amaciante de roupas à quente:
Cloreto de Di-sebo Hidrogenado Dimetil Amônio 75% (Fentacare D1821 75E) 4 quilos
Mistura de Isotiazolinonas e derivados halogenados (Polybac 8D ) 100 gramas
Água deionizada 95,6 quilos
Corante q.s
Essência 300 gramas
Modo de preparo do Amaciante de roupas à quente: Em um recipiente aqueça o Cloreto de Di-sebo Hidrogenado Dimetil Amônio 75% (Fentacare D1821 75E) até a temperatura máxima de 40°C (não deixe passar de 40°C).
Em outro recipiente ou tanque agitador com sistema de aquecimento aqueça a Água deionizada até a temperatura máxima de 40°C (não deixe passar de 40°C).
Em seguida misture os dois componentes, ambos na mesma temperatura, sob agitação lenta e constante.
A agitação deve ser lenta de forma a evitar a formação de espuma, a formação de espuma pode aerar o produto.
Em seguida adicione a Mistura de Isotiazolinonas e derivados halogenados (Polybac 8D ), sob agitação.
Adicione sob agitação o Corante, previamente diluído em Água deionizada.

Adicione sob agitação a Essência.
Agite bem para completa homogeneização.
Teor de ativo:
Substância ativa catiônica: 3,0 %
Aparência do amaciante de roupas:
Líquido opaco  (azul, amarelo, dependendo da cor do corante).
pH:
pH 5,5 a 6,5

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!