Pular para o conteúdo

Dicas para fazer produtos de limpeza

Como utilizar as formulações de produtos de limpeza. A grande maioria das fórmulas grátis postadas nesse site não são do tipo “caseiras” e sim fórmulas industriais (para produção na industria em grande escala).

No entanto, algumas fórmulas de produtos de limpeza podem ser produzidas para uso próprio, em pequenas quantidades. Algumas receitas já estão com as quantidades reduzidas para a fabricação de 10 quilos.

Aquelas que estão em quantidades maiores também podem ser produzidas em menor quantidade, desde que as quantidades dos componentes sejam calculados tendo como base a quantidade que se deseja produzir.

Para quem deseja preparar um pouco de detergente ou de amaciante de roupas por exemplo, pode utilizar um balde de plástico como recipiente. O balde deve ser limpo e sanitizado para que o produto não fique contaminado com impurezas.

Procure sempre utilizar baldes plásticos resistentes e se possível com graduação (marcação de volume em litros).

Os baldes plásticos servem para fazer de 10 a 15 litros, para quantidades maiores você pode utilizar bombonas plasticas de boca larga e com tampa.

Você encontra essas bombonas com capacidades entre 30 a 200 litros, são resistentes e por terem a boca larga permitem uma higienização ampla das mesmas. Por possuírem uma tampa o produto de limpeza fica protegido de contaminações.

Para misturar (agitar) o produto de limpeza durante sua manipulação utilize pás de plástico ou de aço inoxidável. Esse é um ponto importante, pois muitas pessoas utilizam pás de madeira ou até mesmo ripas de madeira para misturar o produto.

A madeira retem impurezas que não saem na hora da limpeza, essas impurezas contaminam o produto, além de soltar resíduos da própria madeira no produto.

As pás de plástico você encontra em lojas para sorveterias e utensílios para restaurantes e açougues. São duráveis, fáceis de lavar e de utilizar.

Como utilizar as formulações de produtos de limpeza 

Algumas fórmulas de produtos de limpeza necessitam do acerto do pH, para isso você pode adquirir a fita para medir o pH disponível na Casa do saboeiro. O acerto do pH é muito importante, pois evita que o produto fique muito ácido ou muito alcalino, o que pode causar alergias e estragar o produto se ficar fora da faixa de pH estabelecida para a formulação.  

Alguns produtos de limpeza precisam do acerto de viscosidade, na produção em escala industrial isso é feito com a utilização do Viscosímetro.

Para pequenas quantidades para uso próprio o acerto pode ser feito de forma visual, deixando o detergente com uma viscosidade que facilite o seu uso, nem muito ralo, nem muito espesso.  

Os produtos de limpeza preparados podem ser embalados em frascos de plástico ou em galões plásticos de 2, 5 ou 20 litros. Sempre identifique a embalagem com o nome do produto, utilizando um rotulo ou etiqueta adesiva.  

Vale lembrar que essas dicas é para fazer domissanitários para uso domestico/uso próprio. Para a produção em grande escala e venda posterior de produtos de limpeza no comercio é necessário ter empresa estabelecida e devidamente regularizada com as normas da Anvisa para a produção de saneantes domissanitários.  

Os produtos químicos você encontra em fornecedores de matéria-prima domissanitária e em lojas online de essências, como a Casa do saboeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *