Pular para o conteúdo

Formol – Formaldeído

Para que serve o Formol. Substancia perigosa para a saúde. O Formol, que também é conhecido como Formaldeído somente pode ser utilizado como conservante em cosméticos, para conservar determinados produtos.

Outra aplicação permitida para o uso do Formol é como agente para endurecer as unhas.

O uso do Formol nos dois casos somente esta autorizado na industria, ou seja, durante a preparação do produto.

O Formol não pode ser adicionado em produtos já prontos, por isso foi proibida a venda do Formol em farmácias, drogarias, supermercados, etc.

A venda foi proibida para evitar o uso do Formaldeído em procedimentos estéticos, como acontece com a escova progressiva, onde os consumidores adicionam o produto e correm sérios riscos e danos à saúde.

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária proibiu o uso do Formol como alisante de cabelos, o uso no alisamento dos cabelos pode causar vários danos para quem usa o produto, assim como para o profissional cabeleireiro na hora de aplicar o produto durante o processo de alisamento dos cabelos no salão de beleza.

O Formol é perigoso, é corrosivo, inflamável, possui odor pungente e irritante.

Causa irritação nas vias respiratórias superiores, ânsia, vômito, ressecamento da pele provocando rachaduras, irritação nos olhos, inchaço, descamação e vermelhidão no couro cabeludo, queda de cabelos e muitos outros sintomas indesejáveis.

Para que serve o Formol?

O Formaldeído é permitido como conservante em alguns cosméticos, também é permitido o uso do Formol como agente para endurecer as unhas. Fora do segmento de cosméticos, é usado como reagente químico, agente redutor, inibidor de corrosão, aditivo, etc.

Alisantes permitidos para alisar os cabelos

Existem produtos químicos específicos permitidos pela Anvisa para uso como alisantes de cabelos, como o ácido tioglicólico, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, hidróxido de lítio e o hidróxido de guanidina.

Existe também uma concentração de uso permitida para cada ativo utilizado como alisante capilar.

Caso queira alisar os cabelos, procure um profissional de sua confiança e certifique-se que o produto utilizado no alisamento dos seus cabelos não contenha formol na composição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *