13/03/2016

Fórmula para fazer condicionador para cabelos encaracolados (cacheados)
Sempre é bom o uso de um condicionador após a lavagem dos cabelos com o shampoo, embora hoje haja no mercado shampoos com agentes de condicionamento (goma guar quaternizada, por exemplo) que condicionam levemente os fios capilares. A grande maioria dos condicionadores de cabelos empregam o álcool cetoestearílico e o cloreto de cetil trimetil amônio, o álcool cetoestearílico age como emoliente e emulsificante, sendo sua característica principal a de doação de consistência em cremes e loções cosméticas. Já o cloreto de cetil trimetil amônio atua como emulsionante e agente anti-estático, esse componente condiciona os fios, promove maciez e facilita o pentear dos cabelos, razão pela qual esta presente nessa fórmula de condicionador de cabelos encaracolados (cacheados). A formulação possui ainda a Provitamina B 5 e a proteína do trigo para uma melhor performance nos fios encaracolados (anelado, crespo, ondeado) para a qual a formula se destina. Creme para o condicionamento de cabelos encaracolados (cacheados) com Lanolina e Silicone.
A Lanolina é um emoliente e condicionante utilizado em cremes condicionadores e shampoos.

Em fórmulas de produtos para os cabelos, a Lanolina amacia e protege as fibras danificadas, além de condicionar os cabelos secos e ressecados.
Por possuir ação sobre-engordurante, a Lanolina devolve parte da gordura dos cabelos que foi perdida durante o uso do shampoo nos cabelos.

O Dimeticone é um derivado do silicone, em produtos para os cabelos, proporciona uma sensação de suavidade e maciez aos cabelos.
O D-pantenol em produtos para os cabelos age como condicionador, promovendo a retenção de umidade e intumescimento dos fios capilares, evitando a formação de pontas bipartidas.

O D-pantenol também age facilitando o penteado e para reparar os danos causados nos fios por tinturas e permanentes.
A Proteína de trigo hidrolisada proporciona maior flexibilidade, brilho e maciez aos cabelos.

Alkomol E possui ação de emoliência, forma um filme protetor sobre os cabelos, protegendo-os fios do ressecamento.
Cloreto de cetiltrimetil amônio proporciona aos fios de cabelo maleabilidade e desembaraçamento, neutraliza as cargas negativas dos fios capilares, é antiestético e deixa os cabelos macios e fáceis de pentear.
Fórmula para fazer 10 kg de condicionador para cabelos encaracolados (cacheados):
Produtos químicos Quantidade
Álcool cetoestearilico 30/ 70 400 g
Álcool cetoestearílico com 20 EO (Unitol CE 200 F) 30 g
Lanolina Anidra 50 g
Dimeticone 30 g
Álcool Estearílico Propoxilado (Alkomol E) 200 g
Cloreto de cetiltrimetil amônio a 25% 600 g
EDTA Dissódico 10 g
Polietilenoglicol 400 100 g
D-pantenol 50 g
Proteína de trigo hidrolisada 50 g
Mistura de metilcloro isotiazolinona/ metilisotiazolinona 5 g
Ácido cítrico qs
Essência 10 g
Água deionizada 8465 g
Modo de fazer o condicionador para cabelos encaracolados (cacheados):
Em um recipiente adicione 4 kg de Água, Álcool cetoestearilico, Álcool cetoestearílico com 20 EO, Lanolina Anidra, Dimeticone e aqueça até 80ºC, agitando até completa fusão dos componentes sólidos.
Adicionar depois sob agitação o Alkomol E, Cloreto de cetiltrimetil amônio a 25%, mantendo a temperatura a 80°C e a agitação por 15 minutos.
Parar de aquecer o produto e manter a agitação.
Solubilizar o EDTA Dissódico no restante da Água deionizada fria, adicionar lentamente no creme condicionador sob agitação.
Manter a agitação do creme até a temperatura abaixar para 35°C.
Depois adicionar o Polietilenoglicol 400, D-pantenol, Proteína de trigo hidrolisada, Mistura de metilcloro isotiazolinona/ metilisotiazolinona.

Solubilizar um pouco de Ácido cítrico em Água deionizada, adicionar aos poucos e sob agitação até o pH do creme condicionador para cabelos encaracolados (cacheados) chegar na faixa entre 4,0 a 4,5.
Quando a temperatura do creme chegar nos 30°C, adicionar a Essência.
Misturar bem para completa homogeneização do creme condicionador para cabelos encaracolados.
Parte dessa formulação de creme condicionador tem que ser aquecida, tenha cuidado para aquecer segundo o modo de preparo para que o condicionador ganhe consistência.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Formulações Gratuitas

Neste site você encontra formulações gratuitas de domissanitários: Detergentes, amaciantes de roupas, água sanitária, sabão liquido, desinfetantes, sabão em pó, limpador multiuso, aromatizador de ambientes, limpa alumínio, pasta para brilho em alumínio, saponáceo, sabão em barra, etc.
Formulações de Produtos automotivos: Shampoo para carro, pneu pretinho, limpa painel de carro, pasta para mecânico, Intercap, Solupan, LM, Metasil, limpa baú, cera automotiva, cheirinho para carro, etc.
Formulações para fabricar Cosméticos: Xampu para cabelos, condicionador de cabelos, loção corporal, cremes corporais, gel fixador, pomada modeladora, creme para pentear, cera depilatória, sabonetes líquidos, gel redutor, gel para ultrasom, creme antirugas, perfumes, colonias, desodorantes, etc.
Formulações Veterinárias (Pet Shop): Xampu para cães e gatos, condicionadores de pelos, Xampu veterinário, perfume para cães, etc.
Todas as formulações são gratuitas para você fabricar para uso próprio ou para vender e ganhar dinheiro.

Pesquisar Fórmulas Grátis

Produtos de limpeza, cosméticos e automotivos

A fabricação de produtos de limpeza, cosméticos e produtos automotivos tem se tornado segmentos lucrativos nos últimos anos. Devido ao aumento na demanda esses itens alcançaram altos volumes de venda e faturamento. Aqui no site você encontra fórmulas grátis para fabricar esses produtos, quer seja em pequena ou grande quantidade, as formulações servem para a produção para uso próprio ou em escala industrial. Outro segmento que pode gerar bons ganhos em dinheiro é o setor de veterinários, como itens para venda em Pet Shop, como shampoos, perfumes e condicionadores. Investir em itens de venda em Pet Shop pode gerar uma boa renda.

Sobre as Formulações

As fórmulas grátis publicadas neste site são orientativas e precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes.

Artigos Populares

Guia Pratico Cosméticos Capilares

Apostila Produtos de Limpeza

20 produtos que mais vendem. Apostila criada por terceiros, preço acessível para comprar.

Newsletter - Fórmulas Grátis - Receba em seu e-mail