20/09/2016

Fórmula para fazer Metasil

Como fazer Metasil
Produto de pH ácido, o Metasil é corrosivo, contém ácidos fortes em sua composição química. É um produto de limpeza de uso automotivo, mas não se deve aplicar em determinadas superfícies, como latarias dos veículos, por exemplo. Um de seus usos principais é na limpeza de carrocerias feitas em alumínio (baús de caminhão).
O Ácido Muriático ou Clorídrico e o Ácido Fluorídrico encontrados no Metasil são perigosos, podem causar queimaduras em contato com a pele.

Conhecido também como Ativado, Intercap, LM, Metasil, Limpa Baú, é um detergente desincrustante de pH acido, é um produto utilizado na limpeza de motores, chassis, baú de caminhões feitos em alumínio e carrocerias feitas de madeira. Deve ser aplicado na superfície a ser limpa. Por ser de caráter ácido não deve ser aplicado sobre a lataria dos veículos, vidros e superfícies laminadas.

Metasil (conhecido também como Ativado, Intercap, LM, Limpa Baú) desincrustante líquido é um produto para ser usado em lavadores de postos de gasolina, indústrias, empresas de transportes, oficinas mecânicas, lava jatos, na limpeza e remoção de resíduos de terra de chassis, motores de automóveis e caminhões, carrocerias fabricadas em alumínio (bau) ou de madeira.

Eficaz na limpeza de peças em alumínio, baús de caminhões, limpeza de resíduos de graxa e óleo de peças, remoção de sujeiras de óleo e gordura, remoção de sujeira em pisos de oficinas e pátios de manobras, limpeza de chassis e motores de veículos leves e pesados. Quando for preparar ou quando for aplicar o Metasil, utilizar equipamentos de segurança (EPI’S), como mascaras, óculos e luvas de proteção.

Depois de pronto, guardar em lugar apropriado, longe do alcance de crianças e animais domésticos. Lembre-se que este produto é ácido, pois existem outros com o mesmo nome que são alcalinos, os alcalinos são versões para outros tipos de aplicação
Outras fórmulas de produtos:
Como fazer desengraxante Solupan
Como fazer LM
Como fazer Solupan desengraxante diluição 1 x 40
Fórmula para fazer 100 kg de Metasil:
Ácido sulfônico (a 90%) 6 kg
Ácido Muriático ou Clorídrico 5 kg
Ácido fosfórico 3 kg
Ácido Fluorídrico 4 kg
Água potável 82 kg (82 litros)
Corante amarelo Metanil (opcional) qs
Modo de fazer o Metasil:
Em um recipiente de plástico com capacidade acima de 100 litros, adicionar 12 kg (12 litros) de Água potável, sob agitação adicionar o Ácido sulfônico e depois, vagarosamente, o Ácido Muriático, homogeneizar.

Em outro recipiente menor, adicione 3 kg (3 litros) de Água potável, sob agitação adicionar o Ácido fosfórico e homogeneizar, em seguida adicione na mistura anterior, sob agitação.

Em outro recipiente menor, adicione 4 litros de Água, sob agitação adicione vagarosamente o Ácido Fluorídrico, misturar e adicionar no produto sob agitação.

Adicionar o restante da Água potável vagarosamente para não formar muita espuma e misturar para homogeneizar.
Se desejar colorir, adicione o Corante.

Agitar bem para homogeneização do Metasil.

Aqui no site você encontra outras fórmulas grátis, utilize a busca do site para encontrar o que procura.
Outra opção é visitar a página Mapa do Site.

4 comentários:

  1. Boa tarde gostaria de receber as fórmulas de como fazer o metasil e o desengraxante sou Manoel Engelmann manoelengelmann@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, no momento não estou enviando formulações por e-mail, mas você pode acessar o site sempre que precisar.

      Excluir
  2. Boa tarde sr. Marcos essas formulas que VC divulga se eu for fazer para comercializar , eu posso ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode fazer tanto para uso próprio como para comercializar e obter renda.
      No entanto, as receitas caseiras disponíveis aqui utilize apenas para uso próprio.

      Há vários sites que fornecem receitas e fórmulas caseiras, também tem videos no Youtube sobre a fabricação de produtos de limpeza caseiros (sabões, detergentes, desinfetantes, etc.).

      Devemos tomar cuidado com produtos caseiros, principalmente desinfetantes que não contenham produtos químicos de efeito bactericida. Um desinfetante sem bactericida, por exemplo, somente perfuma e limpa, mas não mata os germes presentes onde o produto é aplicado.

      Excluir

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!