16/07/2017

Trietanolamina serve como alcalinizante e neutralizante para géis 
É um produto químico utilizado com a função de alcalinizante em produtos de limpeza, geralmente em quantidades entre 0,3 a 1%. Em formulas de detergentes líquidos e sabões líquidos ela ajuda a neutralizar o Ácido sulfônico.
Também ajuda as formulas detergentes a ter um menor ponto de turvação e propicia uma maior estabilidade no produto, evitando a precipitação branca no fundo dos frascos. Com o uso do produto se faz desnecessária a adição de hidrótropos, como a uréia, por exemplo.

O produto também permite proporcionar o efeito "blooming" em desinfetantes a base de óleo de pinho, quando o desinfetante é diluído em água. A diluição do desinfetante na água fica com aspecto esbranquiçado.

Também pode ser utilizada como alcalinizante (aumenta o pH) em shampoos para carros, ceras polidoras, detergentes com ação desengraxante não corrosivos, detergentes líquidos para lavar roupas e em limpadores multifuncionais.

Esta matéria-prima é utilizada como neutralizante em preparações cosméticas diversas, como alcalinizante em produtos para os cabelos, em shampoos capilares, condicionadores de cabelos, hayr spray, géis fixadores de cabelos, produtos para maquiagens, mascaras faciais, loções para limpeza de pele, cremes, etc.

É utilizada para saponificar ácidos graxos superiores, ácido esteárico e ácido oléico, por exemplo, e como emulsificante para a obtenção de emulsões estáveis do tipo O/A (óleo em água), em pH levemente alcalino.
A função da Trietanolamina é como um regulador de pH, age como alcalinizante. Na fabricação de emulsões atua também como emulsionante. É uma matéria-prima também muito utilizada em emulsões na industria de medicamentos e na fabricação de gel anti-séptico para a higienização das mãos e no combate ao vírus da gripe suína. Na fabricação do álcool gel age como neutralizante, fazendo a correção do pH. O álcool gel farmacêutico é muito importante para a prevenção da gripe suína e de demais enfermidades que podem ser transmitidas por germes nas mãos.
Exemplo de formula cosmética com Trietanolamina.

Como fazer Diadermina:

Ácido esteárico 250 g
Nipazol 500 mg
Glicerina 130 g
Trietanolamina 20 g
Nipagin 1 grama
Água de rosas 599 g
Modo de fazer a Diadermina:
Fase A) Aquecer em um recipiente o Ácido esteárico até 75°C.
Fase B) Aquecer em outro recipiente a Glicerina, Trietanolamina, Nipagin, Água de rosas até 75°C.
Adicionar a Fase B sobre a Fase A, sob agitação.

Manter agitação constante em uma única direção até o creme esfriar.
Características da Diadermina: Creme evanescente com ação umectante.

5 comentários:

  1. Muito bom meu amigo seu site gostaria de parabenizar por seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Tem como fazer a trietalonamina de forma caseira?Quais ingredientes poderiam ser usados?

    ResponderExcluir
  3. Ah... Meu nome é Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, não tenho informações sobre a fabricação da Trietanolamina de forma caseira.

      Excluir

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Formulações Gratuitas

Neste site você encontra formulações gratuitas de domissanitários: Detergentes, amaciantes de roupas, água sanitária, sabão liquido, desinfetantes, sabão em pó, limpador multiuso, aromatizador de ambientes, limpa alumínio, pasta para brilho em alumínio, saponáceo, sabão em barra, etc.
Formulações de Produtos automotivos: Shampoo para carro, pneu pretinho, limpa painel de carro, pasta para mecânico, Intercap, Solupan, LM, Metasil, limpa baú, cera automotiva, cheirinho para carro, etc.
Formulações para fabricar Cosméticos: Xampu para cabelos, condicionador de cabelos, loção corporal, cremes corporais, gel fixador, pomada modeladora, creme para pentear, cera depilatória, sabonetes líquidos, gel redutor, gel para ultrasom, creme antirugas, perfumes, colonias, desodorantes, etc.
Formulações Veterinárias (Pet Shop): Xampu para cães e gatos, condicionadores de pelos, Xampu veterinário, perfume para cães, etc.
Todas as formulações são gratuitas para você fabricar para uso próprio ou para vender e ganhar dinheiro.

Pesquisar Formulações

Produtos de limpeza, cosméticos e automotivos

A fabricação de produtos de limpeza, cosméticos e produtos automotivos tem se tornado segmentos lucrativos nos últimos anos. Devido ao aumento na demanda esses itens alcançaram altos volumes de venda e faturamento. Aqui no site você encontra formulações gratuitas para fabricar esses produtos, quer seja em pequena ou grande quantidade, as formulações servem para a produção para uso próprio ou em escala industrial. Outro segmento que pode gerar bons ganhos em dinheiro é o setor de veterinários, como itens para venda em Pet Shop, como shampoos, perfumes e condicionadores. Investir em itens de venda em Pet Shop pode gerar uma boa renda.

Sobre as Formulações

As formulações grátis publicadas neste site são orientativas e precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes.

Artigos Populares

Guia Pratico Cosméticos Capilares

Apostila Produtos de Limpeza

20 produtos que mais vendem. Apostila criada por terceiros, preço acessível para comprar.

Newsletter - Receba em seu e-mail