Pular para o conteúdo

Como fazer detergente popular para limpeza de chassis

Como fazer detergente popular para limpeza de chassis, desengraxante para limpar chassi de caminhões, ônibus, etc. Esta é uma fórmula de produto de limpeza automotivo com ação desengraxante alcalino para a higienização de veículos automotivos. Formulação alcalina.

Contém em sua formulação o Ácido sulfônico e auxiliares de limpeza. Ácido sulfônico age na formação de espuma e possui ótimo desempenho na ação de detergência.

Como fazer detergente desengraxante para limpeza de caminhões - Tipo Solupan

A fabricação de produtos de limpeza automotivos (saneantes para a limpeza e conservação de carros, caminhões, etc.) é um segmento da indústria que pode gerar uma boa renda com a comercialização, tendo em vista que o aumento da frota de veículos leves, pesados e implementos agrícolas tem aumentado a demanda nesse segmento.

O que é o detergente popular para limpeza de chassis?

É um produto de limpeza desengraxante alcalino utilizado na limpeza de chassi de caminhões, remove sujeiras de óleos e graxas. Também é utilizado na limpeza de pátios de manobras.

Fórmulas de desengraxantes, shampoos para carros, limpa bau de carrocerias feitas em alumínio, limpa painel, limpa pneu pretinho, shampoo com cera para automóveis, cera líquida para carros e desengraxante para mãos de mecânicos estão entre os itens principais nesse segmento industrial.

Hoje muitas empresas se estabeleceram no mercado, muitas com itens de venda em supermercados e lojas do ramo, mas ainda há muito espaço para quem deseja atender a demanda de postos de gasolina, grandes empresas que consomem muito por ter frota grande de caminhões e ônibus e lava jato que oferecem vários serviços automotivos, como a lavagem e limpeza veicular, tanto no exterior do veículo, assim como na parte interna dos carros.

Outro item para uso em carros que tem bastante saída é o aromatizador de veículos, o cheirinho para carros hoje se encontra disponível para a venda tanto em supermercados como nos postos de gasolina, o que faz desse segmento industrial uma boa opção para ganhar dinheiro.

Formula mais “barata” se comparado a fórmula Premium e a Regular também disponíveis aqui no Fórmulas Grátis.

A presença de Ácido sulfônico proporciona um maior poder de remoção de sujeiras. A incorporação de Lauril éter sulfato de sódio proporciona alto poder de formação de espuma.

O Butildiglicol na receita facilita a solubilidade do produto na água, melhorando a estabilidade da formulação. É um produto biodegradável.

Este é um produto alcalino, por ser alcalino pode causar queimaduras na pele e também prejudicar as vias aéreas e os olhos. Por esse motivo, utilize EPI’s (luvas, mascaras, óculos de proteção, etc.) quando for fabricar e ao aplicar o produto.

Para que serve o detergente popular para limpeza de chassis?

É utilizado para a limpeza de chassi de caminhões e veículos pesados, mas pode ser utilizado em outros tipos de remoção de sujeiras, dependendo do tipo de superfície a ser limpa.

Não utilizar o produto para uso domestico. Manter o produto em local seguro, fora do alcance de crianças e animais domésticos. Evite acidentes, todo componente químico deve ficar em lugar apropriado.

Como fazer o detergente popular para limpeza de chassis

Fórmula – receita para fazer 10 kg de desengraxante:

  • Ácido sulfônico – 300 g
  • Lauril éter sulfato de sódio – 300 g
  • Butildiglicol – 200 g
  • Tripolifosfato de Sódio – 200 g
  • Silicato de Sódio Alcalino – 800 g
  • Carbonato de Sódio – 200 g
  • Hidróxido de Sódio (Soda caustica 50%) – 700 g
  • Corante – q.s (quantidade suficiente)
  • Água potável – 7300 g

Como fazer a fórmula – receita do detergente popular para limpeza de chassis:

Em um recipiente adicione 4200 gramas de Água potável e aqueça até a temperatura de 80°C.

Em seguida adicione sob agitação na água aquecida o Tripolifosfato de Sódio, manter agitação até a temperatura abaixar para 40°C. Ou ir agitando ocasionalmente até a temperatura baixar para 40°C.

Sob agitação adicionar o Ácido sulfônico, homogeneizar.

Corrigir o pH com o Hidróxido de Sódio (Soda caustica 50%), adicionando aos poucos e sob agitação até chegar entre 7,0 a 7,5 (neutralização do Ácido sulfônico).

Depois adicione sob agitação o Lauril éter sulfato de sódio, Butildiglicol e homogeneizar.

Em um recipiente adicione 1400 gramas de água e solubilize o Carbonato de Sódio, em seguida adicione na mistura e misture para homogeneizar.

Em seguida adicione sob agitação o Silicato de Sódio Alcalino, o resto do Hidróxido de Sódio (50%) e misture até homogeneização.

Adicionar o restante da água potável e colorir com o corante diluído em água.

Agitar até a homogeneização do detergente popular para limpeza de chassis de uso automotivo desengraxante.

Aparência: liquido opaco.

pH final: 13,0 a 14,0 – pH alcalino
Viscosidade (cps): 100 a 150 (baixa viscosidade)

Recomendação de uso: Diluir 3 gramas do detergente em cada litro de água.

Veja também as outras publicações dessa mesma sequência de formulações grátis. Temos aqui no site a Regular e a Premium.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *