05/09/2017

Como fazer detergente para limpeza de chassis de veículos pesados


Aqui no Fórmulas Grátis você encontra formulações gratuitas para vários segmentos da industria, entre os segmentos estão o de produtos de limpeza (saneantes domissanitários), segmento de fabricação de cosméticos, limpeza automotiva (saneantes automotivos) e veterinária. A formulação do item abaixo pertence ao segmento automotivo, essa área da industria tem crescido nos últimos anos aqui no Brasil tendo em vista a expansão da frota de veículos e da industria automobilística. Produtos para a higiene, limpeza e conservação de veículos teve a sua demanda aumentada devido ao aumento da quantidade de carros.

Com o aumento da frota, tanto de veículos leves como de pesados, fez crescer também a quantidade de postos de gasolina nas rodovias e nas cidades. Os postos de gasolina que oferecem serviços consomem muitos saneantes automotivos, como desengraxantes de chassis, limpa bau em alumínio e shampoos automotivos. Outro segmento que fez aumentar a demanda por shampoos automotivos, ceras liquidas, limpa painéis, shampoos com cera para lataria foi o de lava jatos.

A fabricação de shampoos para lavar carros, shampoos com cera para dar brilho, ceras liquidas para polir, limpadores de carrocerias de caminhões feitas de alumínio (limpa bau), desengraxantes de chassis de caminhões, limpa painéis de carros, aromatizantes veiculares (cheirinho para carros), limpadores e escurecedores de pneus (pneu pretinho) são alguns dos itens principais para se ganhar dinheiro na fabricação do segmento automotivo.

Postos de gasolina, empresas de ônibus, empresas de transporte rodoviário e lava jatos são alguns dos exemplos de possíveis clientes em potencial para o seu negocio e obtenção de renda. Outros possíveis clientes para aumentar o seu leque de compradores são os hipermercados, supermercados, lojas especializadas e até mesmo lojas de 1,99, pois a exposição desses artigos é bem presente nesses estabelecimentos comerciais, principalmente cheirinho para carro, shampoo para carro, cera liquida para dar brilho em lataria e limpa pneu, esses possiveis compradores podem elevar os seus ganhos e obtenção de renda.

Esta é uma fórmula Regular de detergente alcalino para a limpeza de chassis de automotivos similar ao Solupan. Por ser alcalina, é um produto parecido com o Solupan.
Veja no link abaixo a formula Premium:
Formula grátis para fazer detergente Premium para limpar chassis de caminhões
A presença de Ácido sulfônico proporciona um maior poder de remoção de sujeiras na fórmula. A incorporação de Lauril éter sulfato de sódio proporciona alto poder de formação de espuma.

O Butildiglicol e Trietanolamina facilitam a solubilidade do produto na água, melhorando a estabilidade da formulação. É uma formula biodegradável.

Este é um produto alcalino, similar ao Solupan desengraxante, por ser alcalino pode causar queimaduras na pele e também prejudicar as vias aéreas e os olhos. Por esse motivo, utilize EPI’s (luvas, mascaras, óculos de proteção, etc.) quando for fabricar e ao aplicar o produto.

É um produto para a limpeza de chassis de caminhões e veículos pesados, mas pode ser utilizado em outros tipos de limpeza, dependendo do tipo de superfície a ser limpada.

Não utilizar o produto para limpeza domestica. Manter o produto em local seguro, fora do alcance de crianças e animais domésticos. Evite acidentes, todo produto químico deve ficar em lugar apropriado.

Fórmula para fazer 10 kg de detergente Regular para limpeza de chassis de veículos pesados similar ao Solupan:

Ácido sulfônico 300 g
Lauril éter sulfato de sódio 300 g
Butildiglicol 200 g
Trietanolamina 50 g
Tripolifosfato de Sódio 200 g
Silicato de Sódio Alcalino 1000 g
Carbonato de Sódio 200 g
Hidróxido de Sódio (50%) 550 g
Corante qs
Água potável 7200 g
Modo de fazer o detergente Regular para limpeza de chassis de veículos pesados similar ao Solupan:
Em um recipiente adicione 4200 gramas de de Água potável e aqueça até a temperatura de 80°C.
Em seguida adicione sob agitação na água aquecida o Tripolifosfato de Sódio, manter agitação até a temperatura abaixar para 40°C. Ou ir agitando de vez em quando até a temperatura abaixar para 40°C.

Sob agitação adicionar o Ácido sulfônico e depois a Trietanolamina, homogeneizar.
Corrigir o pH com o Hidróxido de Sódio, adicionando aos poucos e sob agitação até chegar entre 7,0 a 7,5 (neutralização do Ácido sulfônico).

Depois adicione sob agitação o Lauril éter sulfato de sódio, Butildiglicol e homogeneizar.
Em um recipiente adicione 1400 gramas de água e solubilize o Carbonato de Sódio, em seguida adicione no produto e misture para homogeneizar.

Em seguida adicione sob agitação o Silicato de Sódio Alcalino, o resto do Hidróxido de Sódio (50%) e misture até homogeneização.
Adicionar o restante da água potável e colorir com o corante diluído em água.

Agitar até a homogeneização do detergente Regular para limpeza de chassis.

Aparência do detergente: liquido opaco.
pH final: 13,0 a 14,0 – pH alcalino
Viscosidade (cps): 100 a 150 (baixa viscosidade)
Recomendação de uso: Diluir 3 gramas do detergente em cada litro de água.

3 comentários:

  1. OLA Jose Marcos por acaso tem a formula do intercap diluição 1/20 ou outra diluição. Caso tiver enviar no meu email:adilsonceronato@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, não disponho de fórmula para fazer intercap. Verifique qual a indicação de uso do intercap, pode ser que haja formula de outro produto similar aqui no Fórmulas Grátis.

      Excluir
    2. Olá poderia mandar a fórmula do intercap roxo?

      Excluir

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Formulações Gratuitas

Neste site você encontra formulações gratuitas de domissanitários: Detergentes, amaciantes de roupas, água sanitária, sabão liquido, desinfetantes, sabão em pó, limpador multiuso, aromatizador de ambientes, limpa alumínio, pasta para brilho em alumínio, saponáceo, sabão em barra, etc.
Formulações de Produtos automotivos: Shampoo para carro, pneu pretinho, limpa painel de carro, pasta para mecânico, Intercap, Solupan, LM, Metasil, limpa baú, cera automotiva, cheirinho para carro, etc.
Formulações para fabricar Cosméticos: Xampu para cabelos, condicionador de cabelos, loção corporal, cremes corporais, gel fixador, pomada modeladora, creme para pentear, cera depilatória, sabonetes líquidos, gel redutor, gel para ultrasom, creme antirugas, perfumes, colonias, desodorantes, etc.
Formulações Veterinárias (Pet Shop): Xampu para cães e gatos, condicionadores de pelos, Xampu veterinário, perfume para cães, etc.
Todas as formulações são gratuitas para você fabricar para uso próprio ou para vender e ganhar dinheiro.

Pesquisar Formulações

Produtos de limpeza, cosméticos e automotivos

A fabricação de produtos de limpeza, cosméticos e produtos automotivos tem se tornado segmentos lucrativos nos últimos anos. Devido ao aumento na demanda esses itens alcançaram altos volumes de venda e faturamento. Aqui no site você encontra formulações gratuitas para fabricar esses produtos, quer seja em pequena ou grande quantidade, as formulações servem para a produção para uso próprio ou em escala industrial. Outro segmento que pode gerar bons ganhos em dinheiro é o setor de veterinários, como itens para venda em Pet Shop, como shampoos, perfumes e condicionadores. Investir em itens de venda em Pet Shop pode gerar uma boa renda.

Sobre as Formulações

As formulações grátis publicadas neste site são orientativas e precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes.

Artigos Populares

Guia Pratico Cosméticos Capilares

Apostila Produtos de Limpeza

20 produtos que mais vendem. Apostila criada por terceiros, preço acessível para comprar.

Newsletter - Receba em seu e-mail