Pular para o conteúdo

Como fazer detergente regular desengraxante para limpeza de chassis

Como fazer detergente regular desengraxante para limpeza de chassis de veículos pesados. Aqui no Fórmulas Grátis você encontra formulações gratuitas para vários segmentos da indústria, entre os segmentos estão o de produtos de limpeza (saneantes domissanitários), segmento de fabricação de cosméticos, limpeza automotiva (saneantes automotivos) e veterinária.

A formulação do item abaixo pertence ao segmento automotivo, essa área da indústria tem crescido nos últimos anos aqui no Brasil tendo em vista a expansão da frota de veículos e da indústria automobilística. Produtos para a higiene, limpeza e conservação de veículos teve a sua demanda aumentada devido ao aumento da quantidade de carros.

Como fazer detergente para limpeza de chassis de veículos pesados tipo Solupan

Com o aumento da frota, tanto de veículos leves como de pesados, fez crescer também a quantidade de postos de gasolina nas rodovias e nas cidades. Os postos de gasolina que oferecem serviços consomem muitos saneantes automotivos, como desengraxantes de chassis, limpa bau em alumínio e shampoos automotivos.

Outro segmento que fez aumentar a demanda por shampoos automotivos, ceras liquidas, limpa painéis, shampoos com cera para lataria foi o de lava jato.

A fabricação de shampoos para lavar carros, shampoos com cera para dar brilho, ceras liquidas para polir, limpadores de carrocerias de caminhões feitas de alumínio (limpa bau), desengraxantes de chassis de caminhões, limpa painéis de carros, aromatizantes veiculares (cheirinho para carros), limpadores e escurecedores de pneus (pneu pretinho) são alguns dos itens principais para se ganhar dinheiro na fabricação do segmento automotivo.

Onde vender o detergente regular desengraxante para limpeza de chassis?

Postos de gasolina, empresas de ônibus, empresas de transporte rodoviário e lava jatos são alguns dos exemplos de possíveis clientes em potencial para o seu negócio e obtenção de renda.

Outros possíveis clientes para aumentar o seu leque de compradores são os hipermercados, supermercados, lojas especializadas e até mesmo lojas de 1,99, pois a exposição desses artigos é bem presente nesses estabelecimentos comerciais, principalmente cheirinho para carro, shampoo para carro, cera líquida para dar brilho em lataria e limpa pneu, esses possíveis compradores podem elevar os seus ganhos e obtenção de renda.

Esta é uma fórmula Regular de detergente alcalino para a limpeza de chassis de automotivos. Por ser alcalina, é um produto de limpeza corrosivo. Aqui no site há também a fórmula Premium.

A presença de Ácido sulfônico no produto de limpeza automotivo proporciona um maior poder de remoção de sujeiras na fórmula. A incorporação de Lauril éter sulfato de sódio proporciona alto poder de formação de espuma.

O Butildiglicol e Trietanolamina na receita facilitam a solubilidade do produto na água, melhorando a estabilidade da formulação. É uma fórmula biodegradável.

Este é um produto alcalino desengraxante, por ser alcalino pode causar queimaduras na pele e também prejudicar as vias aéreas e os olhos. Por esse motivo, utilize EPI’s (luvas, mascaras, óculos de proteção, etc.) quando for fabricar e ao aplicar o produto.

É um produto para a limpeza de chassis de caminhões e veículos pesados, mas pode ser utilizado em outros tipos de limpeza, dependendo do tipo de superfície a ser limpa.

Não utilizar o produto para limpeza domestica. Manter o produto em local seguro, fora do alcance de crianças e animais domésticos. Evite acidentes, todo produto químico deve ficar em lugar apropriado.

Como fazer o detergente regular desengraxante para limpeza de chassis

Fórmula – receita para fazer 10 kg:

  • Ácido sulfônico – 300 g
  • Lauril éter sulfato de sódio – 300 g
  • Butildiglicol – 200 g
  • Trietanolamina – 50 g
  • Tripolifosfato de Sódio – 200 g
  • Silicato de Sódio Alcalino – 1000 g
  • Carbonato de Sódio – 200 g
  • Hidróxido de Sódio (soda caustica 50%) – 550 g
  • Corante – q.s (quantidade suficiente)
  • Água potável – 7200 g

Como fazer a fórmula – receita do detergente regular desengraxante para limpeza de chassis:

Em um recipiente adicione 4200 gramas de Água potável e aqueça até a temperatura de 80°C.

Em seguida adicione sob agitação na água aquecida o Tripolifosfato de Sódio, manter agitação até a temperatura abaixar para 40°C. Ou ir agitando de vez em quando até a temperatura abaixar para 40°C.

Sob agitação adicionar o Ácido sulfônico e depois a Trietanolamina, homogeneizar.

Corrigir o pH com o Hidróxido de Sódio, adicionando aos poucos e sob agitação até chegar entre 7,0 a 7,5 (neutralização do Ácido sulfônico).

Depois adicione sob agitação o Lauril éter sulfato de sódio, Butildiglicol e homogeneizar.

Em um recipiente adicione 1400 gramas de água e solubilize o Carbonato de Sódio, em seguida adicione no produto e misture para homogeneizar.

Em seguida adicione sob agitação o Silicato de Sódio Alcalino, o resto do Hidróxido de Sódio (sada caustica 50%) e misture até homogeneização.

Adicionar o restante da água potável e colorir o produto de limpeza automotivo com o corante diluído em água.

Agitar até a homogeneização do detergente regular desengraxante para limpeza de chassis.

Aparência do produto de limpeza: liquido opaco.
pH final: 13,0 a 14,0 – pH alcalino
Viscosidade (cps): 100 a 150 (baixa viscosidade)

Recomendação de uso: Diluir 3 gramas do produto em cada litro de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *