Lanette WB - Creme para o cabelo

Lanette WB é uma dispersão coloidal de álcool-cetoestearílico e alquil sulfato de sódio, é um agente de consistência auto emulsionável de caráter aniônico utilizado na fabricação de cremes e pomadas.
Por ser de fácil emulsionamento, permite ao formulador a criação de uma vasta variedade de conceitos de formulas cosméticas e farmacêuticas.  Lanette WB promove alta consistência aos produtos cosméticos e farmacêuticos, além de brilho intenso.

A dosagem varia conforme a consistência e o teor dos compostos graxos a serem emulsionados, em geral usa-se entre 5 a 12% do produto químico, conforme se queira uma loção cremosa ou um creme bastante consistente.

Com Lanette WB  pode-se obter cremes do tipo O/A, cuja consistência pode ser ajustada de acordo com a conveniência do formulador. Com o produto pode-se fabricar emulsões cosméticas O/A para pele e cabelos, além de preparações farmacêuticas.

Cremes a base do produto podem ser aditivados com ésteres emolientes, bem como derivados de lanolina segundo a sua destinação. As emulsões podem ser preparadas misturando-se os componentes oleosos ao Lanette WB e fundindo a mistura até a temperatura entre 70 a 75°C. Paralelamente, os produtos químicos hidrossolúveis devem ser adicionados a quantidade necessária de água, aquecendo-se a fração (fase) aquosa também até a mesma temperatura entre 70 a 75°C. em seguida, adiciona-se a água (fase aquosa) sobre os componentes oleosos. Agita-se constantemente e inicia-se o processo de resfriamento do creme ou loção cremosa.

Durante a redução da temperatura, ocorre a emulsificação, que pode ser notada por um aumento de viscosidade e a emulsão adquire um aspecto homogêneo e brilhante. Caso ocorra a formação de grumos, a emulsão pode ser reaquecida a 70-75°C e inicia-se novamente o resfriamento. Grumos podem ocorrer devido a:
  • Diferenças de temperatura entre a fase oleosa e a fase aquosa.
  • Água adicionada em temperatura menor que 70°C.
  • Tempo de fusão do Lanette WB insuficiente, de forma que ainda permanecem partículas no estado sólido.
  • Agitação não uniforme, não permitindo bom contato das fases aquosa e oleosa, ainda a quente.
Soluções alcoólicas e óleos essenciais são mais favoravelmente adicionados depois que a temperatura do creme estiver abaixo de 30°C.  O produto Lanette WB deve ser conservado em suas embalagens originais, em ambiente seco, ventilado e fresco.

Este agente de consistência autoemulsionante aniônico também é utilizado na fabricação de água oxigenada cremosa para a descoloração de pelos corporais e cremes desodorantes antitranspirantes para as axilas.
Fórmula grátis de creme para cabelos:
Lanette WB  1000 g
Eumulgin B2 100 g
Óleo mineral 1000 g
Vaselina sólida 800 g
Metilparabeno 15 g
Propilparabeno 5 g
Propilenoglicol 200 g
Água deionizada 6880 g
Modo de fazer:
Fase 1) Em um recipiente adicione os produtos químicos Lanette WB, Eumulgin B2, Óleo mineral, Vaselina sólida, Metilparabeno, Propilparabeno e aqueça até 80°C.

Fase 2) Em outro recipiente aqueça a Água deionizada e o Propilenoglicol até a temperatura de 80°C.
Em seguida adicione a Fase 2 sobre a Fase 1, lentamente e sob agitação constante (sem parar).

Manter agitação sem parar até a temperatura do creme para cabelos abaixar para menos de 30°C.
Aspecto físico: Creme consistente
pH do produto final: 5,2
Divulgue Nas Redes Sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Pesquisar Fórmulas Grátis

Loja Online de Produtos Químicos

Fórmulas Grátis e Artigos Populares

‎Newsletter - Fórmulas Grátis

Apostila Produtos de Limpeza

Apostila Perfumes Artesanais

Guia Pratico Cosméticos Capilares