Pular para o conteúdo

Como nutrir os cabelos

Como nutrir os cabelos. Formula para fazer shampoo nutritivo indicado para cabelos normais. Dicas de nutrição dos fios capilares. Verifique os componentes na fórmula que vai nutrir os seus cabelos, cabelos bem nutridos e condicionados fazem a diferença.

Toda mulher gosta de um cabelo saudável, com brilho e maciez, isso pode significar muito para as mulheres. Para se ter cabelos bonitos não é necessário grandes intervenções, gastar muito dinheiro no cabeleireiro ou muito tempo no cuidado dos mesmos. Seriam necessários poucos minutos diariamente no chuveiro quando for tomar banho, desde que se tenha produtos de qualidade para obter fios bonitos, com brilho e nutridos.

Na hora de comprar produtos cosméticos para os cabelos, tais como shampoos, mascaras de tratamento, ampolas capilares e condicionadores, verifique quais os componentes que estão presentes na fórmula de cada produto que você deseja levar para a sua casa. Muitos cosméticos possuem componentes que irão dar brilho, nutrir, combater o ressecamento e proporcionar maleabilidade e disciplina aos fios capilares.

Ao usar o produto, um shampoo por exemplo, não é necessário abusar e usar uma quantidade excessiva do produto, geralmente os especialistas indicam o uso de uma colher de sopa para uso em cabelos compridos, meia colher de sopa para cabelos médios e uma colher de chá para cabelos curtos. Para as mulheres que lavam os cabelos diariamente, não se faz necessário repetir a aplicação. No entanto, para quem possui cabelo oleoso, uma segunda aplicação (lavagem) após o enxague com água pode ajudar a fazer uma higienização completa.

Quanto for utilizar o creme condicionador, procure utilizar a metade da quantidade utilizada do shampoo, sempre utilizando água fria a morna, evitando assim o ressecamento dos fios.

O uso de uma mascara capilar nutritiva, além de tratar problemas de opacidade, falta de maciez e ressecamento, a mascara capilar nutritiva vai evitar futuros danos que podem ser causados pela radiação solar, poluição e do calor provenientes de secadores e chapinhas. Uma pequena aplicação do produto já produz ótimos benefícios para os fios capilares.

Depois higienizar os cabelos com o shampoo e condicionador, retirar o excesso de água com o auxilio de uma toalha e depois aplique o produto. Espalhe a máscara mecha por mecha e evite que entre em contato com o couro cabeludo, evitando assim que o couro cabeludo fique oleoso.

Verifique na embalagem da mascara capilar o tempo indicado pelo fabricante para que o produto fique em contato e depois proceda o enxague. Você deve pegar a mascara capilar com o auxilio de uma espátula ou uma colher, em seguida passar nas mãos e enluvar os fios capilares, ou seja, aplicar o produto e puxar mecha a mecha com suavidade, começando de cima para baixo, no sentido da raiz indo em direção às pontas.

As ampolas de tratamento capilar também podem promover uma boa performance na saúde do seu cabelo, uma ampola de nutrição intensa pode ser alternada com a mascara de tratamento. A ampola capilar deve ser utilizada logo depois da higienização dos cabelos com o shampoo e posterior condicionamento com o creme condicionador, depois de lavar e condicionar os fios, a ampola deve ser aplicada em todo o comprimento dos cabelos.

Também é necessário que haja uma alimentação balanceada, ingerindo todos os nutrientes necessários para o corpo, com a ingestão de proteínas, vitaminas e sais minerais.

Que tal fazer um shampoo nutritivo para seus cabelos, pensando nisso, segue uma formula abaixo.
Na formulação esta presente o Lauril sulfato de amônio, um espumante para shampoos suaves, xampus condicionadores e medicinais, xampus profissionais e outros produtos cosméticos e farmacêuticos.

O Cocoamidopropil betaína ajuda na higienização dos cabelos, por ser um tensoativo anfótero, deixa o xampu mais suave e ajuda no condicionamento dos fios capilares.

A proteína hidrolisada na formula possui efeito reconstrutor, protege e deixa seus cabelos mais brilhantes e hidratados. Entre os benefícios que as proteínas podem fazer estão a melhora da força, aumento do volume e promover o condicionamento. As Proteínas ajudam a saúde dos cabelos, além de protege-los de danos. As Proteínas são muito utilizadas na fabricação de produtos cosméticos, tais como condicionadores, xampus, banhos de espuma, etc.

D-Pantenol (Pró-Vitamina B5) é utilizado em formulações para pele, cabelos e unhas. Nas formulações cosméticas para a pele, é um hidratante que penetra profundamente. Nas formulações cosméticas para cabelos, atua como um hidratante de longa duração, previne danos aos fios, confere brilho, e também aumenta espessura dos fios.

Quando utilizado em produtos para as unhas, aumenta a hidratação e melhora a flexibilidade. D-Pantenol atua diretamente no couro cabeludo e nas fibras capilares, ajuda a reter a umidade, evitando pontas duplas. Ajuda também no reparo dos danos ocasionados por tratamentos químicos e agressões sofridas por agentes externos, como a exposição solar, poluição, etc.

O Extrato glicólico de Algas Marinhas estimula a circulação no couro cabeludo, ativa a microcirculação e aumenta a resistência dos fios. Algas marinhas é utilizada em produtos cosméticos capilares por ter a capacidade de dar nutrição, melhorar a circulação no couro cabelo, evitar a queda e regenerar.

O Fongraphat 0-300 possui ação anti-estáticas, promove brilho, volume e suavidade ao toque. Pela ação anti-estática, facilita o pentear e promove condicionamento aos cabelos.

Formula para fazer shampoo nutritivo indicado para cabelos normais:

Lauril sulfato de amônio2800 g
Cocoamidopropil betaína200 g
Amida 90250 g
Fongraphat 0-300100 g
Trietanolamina40 g
Proteína hidrolisada200 g
Extrato de Algas Marinhas100 g
D-Pantenol (Vitamina B-5)100 g
Phenonip50 g
Ácido cítricoqs
Cloreto de sódioqs
Coranteqs
Essência30 g
Água deionizada6130 g

Como fazer a formula – receita do shampoo nutritivo indicado para cabelos normais:

Fase 1) Em um recipiente adicione 3 kg de Água deionizada, sob agitação leve adicione o Lauril sulfato de amônio, Cocoamidopropil betaína, Amida 90 e misture para homogeneizar.

Fase 2) Em outro recipiente adicione o Fongraphat 0-300, 1590 gramas de Água deionizada, Trietanolamina e agite até homogeneização.

Depois adicione a Fase 2 sobre a Fase A, com agitação e homogeneizar.
Em um recipiente misture a Proteína hidrolisada, Extrato de Algas Marinhas, Vitamina B-5, 1540 gramas de Água deionizada, Phenonip e depois de bem misturado adicione no produto agitando para homogeneização.

Verifique o pH que deve ficar entre 5,5 a 6,0, se for necessário, faça a correção do pH com solução de Ácido cítrico diluído em água.

Em sequencia adicione sob agitação moderada o Corante diluído em Água até obter a cor desejada, perfume com a Essência e misture para homogeneização.

Por ultimo, faça o acerto da viscosidade adicionando solução de Cloreto de sódio (sal de cozinha) em Água, adicionando aos poucos e sob agitação até engrossar.

Misture bem até homogeneização e aguarde a espuma abaixar, depois embale o cosmético obtido com a Formula para fazer shampoo nutritivo nos frascos plásticos de uso cosmético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *