03/05/2018

Denominação química: Álcool ceto-estearilico etoxilado (20 moles OE)
Aplicação: Eumulgin B2  é um emulsionante universal utilizado na fabricação de cremes, loções cremosas e pomadas.

Dosagem: Recomenda-se utilizar entre 1 a 3% em emulsões para cuidados cutâneos. Em cremes condicionadores de cabelos, teores de 0,5% a 0,7% asseguram estabilidade e homogeneidade ao creme ou loção cremosa.

Propriedades: Eumulgin B2 pertence ao grupo de emulsionantes não-iônicos. Esta aprovado na Farmacopeia Britânica como Cetomacrogol 1000. É especialmente apropriado para fórmulas de cremes cosméticos e emulsões fluidas (loções). O seu caráter não-iônico permite a incorporação de componentes catiônicos (antissépticos e condicionadores), que não podem ser veiculados em emulsões de caráter aniônico.

Eumulgin B2 é usado normalmente em associação com doadores de consistencia, como Lanette S, Lanette 16/18, Cutina MD (monoestearato de glicerina), Cutina CP (palmitato de cetila).
A proporção ideal entre Eumulgin B2 e os doadores de consistência é de 1:4. Em emulsões fluidas (leites e loções), a proporção pode ser aumentada. Uma vantagem de Eumulgin B2 é a sua estabilidade frente a variações de pH, isto é, o produto mantém sua estrutura em pHs alcalinos e ácidos.

Eumulgin B2 funciona também como solubilizante para óleos essenciais, particularmente perfumes (fragrâncias), portanto, problemas de turvação de shampoos provocados por incompatibilidade de uma determinada essência podem ser resolvidos com o uso de Eumulgin B2.
Ao contrario de álcoois e glicóis, Eumulgin B2 não influencia negativamente a espuma e a viscosidade do produto.
  • Eumulgin B2 deve ser fundido a 70 - 75°C, na presença dos doadores de consistência Lanette, Cutina, dos ésteres emolientes Cetiol e do álcool Eutanol G.
  • Paralelamente, aquecer a água junto com os componentes hidrossolúveis, também a 70 - 75°C.
  • Adicionar, nesta temperatura, a fase aquosa sobre a fase oleosa, mantendo-se a agitação por 10 minutos, depois iniciar então o resfriamento.
  • A aproximadamente 30°C, são incorporados os perfumes (fragrâncias), extratos glicólicos e vitaminas.
Eumulgin B2 é utilizado em uma proporção de 20% do peso de substancias graxas na fórmula, quando a sua finalidade é emulsionar cremes, loções ou pomadas.

Para solubilizar perfumes (essências), aquecer ligeiramente Eumulgin B2 aproximadamente entre 41 a 42°C, adicionar o perfume e proceder a homogeneização. Depois a mistura deve ser adicionada ao produto formulado durante o seu preparo.

Fórmula de creme condicionador de cabelos com Eumulgin B2:
Lanette S 400 g
Dehyquart A 400 g
Polyquart H 80 g
Eumulgin B2 50 g
Óleo mineral 50 g
Ácido cítrico 20 g
Essência 30 g
Água deionizada 8970 g
Modo de fazer o creme condicionador de cabelos:
Aquecer os produtos químicos Lanette S, Dehyquart A, Polyquart H, Eumulgin B2, Óleo mineral e a Água deionizada até a temperatura de 80°C.

Manter a temperatura em 80°C e a agitação por 10 minutos.
Parar o aquecimento e manter a agitação constante até a temperatura abaixar para 30°C.

Checar o pH que deve ficar entre 5,7 a 5,8, se necessário efetuar a correção do pH com solução do Ácido cítrico em Água deionizada.
Adicionar a Essência e colorir com solução de Corante, manter agitação até homogeneização do condicionador de cabelos.

Depois embalar nos frascos plásticos.

Produtos químicos (matérias-primas) presentes na formulação do condicionador.
Lanette S: Álcool ceto-estearílico, doador de consistência para cremes e loções cosméticas tipo O/A e A/O, tais como loções, cremes, pomadas, unguentos e linimentos.

Dehyquart A: Cloreto de cetil trimetil amônio a 25% de substancia ativa, é um tensoativo catiônico com propriedades antiestáticas e bactericidas, emulsionante para creme rinse e condicionadores capilares, Propiciam melhor penteabilidade (facilidade de pentear) dos cabelos secos e molhados, promovem condicionamento e maciez aos fios de cabelos.

Polyquart H: Pseudo-catiônico compatível com tensoativos aniônicos, agente antiestático e amaciante dos cabelos para fórmulas de shampoos. É um agente condicionador.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Formulações Gratuitas

Neste site você encontra formulações gratuitas de domissanitários: Detergentes, amaciantes de roupas, água sanitária, sabão liquido, desinfetantes, sabão em pó, limpador multiuso, aromatizador de ambientes, limpa alumínio, pasta para brilho em alumínio, saponáceo, sabão em barra, etc.
Formulações de Produtos automotivos: Shampoo para carro, pneu pretinho, limpa painel de carro, pasta para mecânico, Intercap, Solupan, LM, Metasil, limpa baú, cera automotiva, cheirinho para carro, etc.
Formulações para fabricar Cosméticos: Xampu para cabelos, condicionador de cabelos, loção corporal, cremes corporais, gel fixador, pomada modeladora, creme para pentear, cera depilatória, sabonetes líquidos, gel redutor, gel para ultrasom, creme antirugas, perfumes, colonias, desodorantes, etc.
Formulações Veterinárias (Pet Shop): Xampu para cães e gatos, condicionadores de pelos, Xampu veterinário, perfume para cães, etc.
Todas as formulações são gratuitas para você fabricar para uso próprio ou para vender e ganhar dinheiro.

Pesquisar Formulações

Produtos de limpeza, cosméticos e automotivos

A fabricação de produtos de limpeza, cosméticos e produtos automotivos tem se tornado segmentos lucrativos nos últimos anos. Devido ao aumento na demanda esses itens alcançaram altos volumes de venda e faturamento. Aqui no site você encontra formulações gratuitas para fabricar esses produtos, quer seja em pequena ou grande quantidade, as formulações servem para a produção para uso próprio ou em escala industrial. Outro segmento que pode gerar bons ganhos em dinheiro é o setor de veterinários, como itens para venda em Pet Shop, como shampoos, perfumes e condicionadores. Investir em itens de venda em Pet Shop pode gerar uma boa renda.

Sobre as Formulações

As formulações grátis publicadas neste site são orientativas e precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes.

Artigos Populares

Guia Pratico Cosméticos Capilares

Apostila Produtos de Limpeza

20 produtos que mais vendem. Apostila criada por terceiros, preço acessível para comprar.

Newsletter - Receba em seu e-mail