Pular para o conteúdo

Eumulgin B2 – Fórmula Condicionador de cabelos

Formula de creme Condicionador de cabelo com Eumulgin B2. Denominação química: Álcool ceto-estearilico etoxilado (20 moles OE). Aplicação: Eumulgin B2  é um emulsionante universal utilizado na fabricação de cremes, loções cremosas e pomadas.

Dosagem: Recomenda-se utilizar entre 1 a 3% em emulsões para cuidados cutâneos. Em cremes condicionadores de cabelos, teores de 0,5% a 0,7% asseguram estabilidade e homogeneidade ao creme ou loção cremosa.

Propriedades: Eumulgin B2 na Formula de creme Condicionador de cabelo pertence ao grupo de emulsionantes não-iônicos. Esta aprovado na Farmacopeia Britânica como Cetomacrogol 1000. É especialmente apropriado para fórmulas de cremes cosméticos e emulsões fluidas (loções). O seu caráter não-iônico permite a incorporação de componentes catiônicos (antissépticos e condicionadores), que não podem ser veiculados em emulsões de caráter aniônico.

Este produto é usado normalmente em associação com doadores de consistência, como Lanette S, Lanette 16/18, Cutina MD (monoestearato de glicerina), Cutina CP (palmitato de cetila). A proporção ideal entre Eumulgin B2 e os doadores de consistência é de 1:4. Em emulsões fluidas (leites e loções), a proporção pode ser aumentada.

Uma vantagem de Eumulgin B2 é a sua estabilidade frente a variações de pH, isto é, o produto mantém sua estrutura em pHs alcalinos e ácidos.

Eumulgin B2 funciona também como solubilizante para óleos essenciais, particularmente perfumes (fragrâncias), portanto, problemas de turvação de shampoos provocados por incompatibilidade de uma determinada essência podem ser resolvidos com o uso de Eumulgin B2.
Ao contrario de álcoois e glicóis, ele não influencia negativamente a espuma e a viscosidade do produto.

  • Eumulgin B2 deve ser fundido a 70 – 75°C, na presença dos doadores de consistência Lanette, Cutina, dos ésteres emolientes Cetiol e do álcool Eutanol G.
  • Paralelamente, aquecer a água junto com os componentes hidrossolúveis, também a 70 – 75°C.
  • Adicionar, nesta temperatura, a fase aquosa sobre a fase oleosa, mantendo-se a agitação por 10 minutos, depois iniciar então o resfriamento.
  • A aproximadamente 30°C, são incorporados os perfumes (fragrâncias), extratos glicólicos e vitaminas.

Eumulgin B2 é utilizado em uma proporção de 20% do peso de substancias graxas na fórmula, quando a sua finalidade é emulsionar cremes, loções ou pomadas.

Para solubilizar perfumes (essências), aquecer ligeiramente Eumulgin B2 aproximadamente entre 41 a 42°C, adicionar o perfume e proceder a homogeneização. Depois a mistura deve ser adicionada ao produto formulado durante o seu preparo.

Fórmula  – receita de creme Condicionador de cabelo com Eumulgin B2:

Lanette S400 g
Dehyquart A400 g
Polyquart H80 g
Eumulgin B250 g
Óleo mineral50 g
Ácido cítrico20 g
Essência30 g
Água deionizada8970 g

Como fazer a formula – receita do creme condicionador de cabelos:
Aquecer os produtos químicos Lanette S, Dehyquart A, Polyquart H, Eumulgin B2, Óleo mineral e a Água deionizada até a temperatura de 80°C.

Manter a temperatura em 80°C e a agitação por 10 minutos.
Parar o aquecimento e manter a agitação constante até a temperatura abaixar para 30°C.

Checar o pH que deve ficar entre 5,7 a 5,8, se necessário efetuar a correção do pH com solução do Ácido cítrico em Água deionizada.
Adicionar a Essência e colorir com solução de Corante, manter agitação até homogeneização do condicionador de cabelos.

Depois embalar o produto obtido com a Formula de creme Condicionador de cabelo nos frascos plásticos ou potes plásticos de uso cosmético.

Produtos químicos (matérias-primas) presentes na formulação do condicionador.
Lanette S: Álcool ceto-estearílico, doador de consistência para cremes e loções cosméticas tipo O/A e A/O, tais como loções, cremes, pomadas, unguentos e linimentos.

Dehyquart A: Cloreto de cetil trimetil amônio a 25% de substancia ativa, é um tensoativo catiônico com propriedades antiestáticas e bactericidas, emulsionante para creme rinse e condicionadores capilares, Propiciam melhor penteabilidade (facilidade de pentear) dos cabelos secos e molhados, promovem condicionamento e maciez aos fios de cabelos.

Polyquart H: Pseudo-catiônico compatível com tensoativos aniônicos, agente antiestático e amaciante dos cabelos para fórmulas de shampoos. É um agente condicionador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *