05/06/2018

Fórmula Sabão Liquido para Tecidos Finos Roupas Delicadas

Sabão liquido indicado para a lavagem de roupas delicadas (tecidos finos).
A formulação é para fazer uma lavagem em tecido fino, produto altamente ativo que produz limpeza e espuma. A combinação de Amida 60 e o Cocoamidopropil betaína proporciona suavidade, reforço de espuma, espessamento e detergência ao surfactante base, na formulação desse detergente para roupas delicadas o surfactante base é o Ácido sulfônico, um dos principais tensoativos aniônicos utilizados em formulas de produtos de limpeza, com alta capacidade de remoção de sujeiras e poder de detergência, é o produto químico mais utilizado no mundo para a fabricação de sabões líquidos e detergentes líquidos .

Este sabão liquido foi especialmente desenvolvido para a lavagem de roupas finas e delicadas, promove limpeza e ótima formação de espuma. A Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60) age como sobreengordurante, espessante e estabilizadora da espuma, é um surfactante não-iônico que facilita o espessamento nas formulações onde é utilizada, principalmente em shampoos automotivos, sabão liquido para roupas e detergentes líquidos para lavar louças.

O Cocoamidopropil betaína presente na fórmula do sabão liquido (detergente para lavar roupas) é um tensoativo anfótero compatível com tensoativos aniônicos, não-iônicos e catiônicos. É utilizado como tensoativo secundário em diversos produtos cosméticos, produtos para cuidados pessoais, de higiene e limpeza. Apresenta excelente estabilidade em uma ampla faixa de pH ácido e alcalino, testes clínicos e dermatológicos comprovaram a não irritabilidade desse componente químico, sendo utilizado na fabricação de shampoos infantis e shampoos suaves para a higienização dos cabelos.

Na fórmula de sabão liquido - detergente liquido para roupas delicadas abaixo, o Cocoamidopropil betaína  age como surfactante secundário, promovendo formação de espuma, auxiliando o tensoativo principal na ação de limpeza, facilita também o acerto da viscosidade e promove suavidade à formulação do lava roupas.

A Trietanolamina é utilizada como alcalinizante do ácido sulfônico, resultando na formação de um sal orgânico mais solúvel na água do que a neutralização feita com a soda caustica (hidróxido de sódio). A adição da Trietanolamina permite a obtenção de detergentes líquidos e sabões líquidos fabricados com Ácido sulfônico com menor ponto de turvação e maior estabilidade, também se faz desnecessária a utilização de hidrótropos como a ureia. A adição desse componente químico evita a separação de fases e precipitação no fundo do frasco em dias frios, pois diminui o ponto de turvação e promove estabilidade ao saneante domissanitário.

A Mistura de isotiazolinonas é um conservante de amplo espectro, age para evitar que o sabão liquido para roupas delicadas estrague, é utilizado em substituição ao Formol liquido que hoje esta proibido o seu uso como conservante / preservante em produtos de limpeza.
formula-sabao-roupas-delicadas

Fórmula para fazer o Sabão Liquido para Tecidos Finos (Roupas Delicadas):
Água potável ou deionizada 8330 g
Trietanolamina 340 g
Ácido sulfônico 680 g
Amida 60 400 g
Cocoamidopropil betaína 200 g
Essência 30 g
Corante qs
Mistura de isotiazolinonas 20 g
Modo de fazer o Sabão Liquido para Tecidos Finos (Roupas Delicadas):
Em um balde plástico adicione a Água potável, sob agitação moderada adicionar a Trietanolamina e misturar.

Depois ir adicionando o Ácido sulfônico e misturar até homogeneização.

Acrescentar em seguida a Amida 60, Cocoamidopropil betaína e misturar até homogeneização.

Adicionar a Essência e solução de Corante diluído em Água até obter a cor desejada.

Se for necessário, efetue a correção do pH para que fique entre 7,0 a 8,0.
Acrescentar a Mistura de isotiazolinonas e misturar até ficar homogêneo.

Caso queira aumentar a viscosidade, adicione solução de sal (cloreto de sódio) diluído em Água, sempre aos poucos e sob agitação. Não adicione muito sal para não “ralear” o produto.

Deixar em repouso até a espuma do detergente liquido para roupas delicadas abaixar e depois envasar nos frascos plásticos.
Rotular e guardar em local arejado e seguro, fora do alcance de crianças e animais domésticos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!