04/07/2018

Curso ministrado pelo SENAI sobre a fabricação de produtos de limpeza

Para quem reside no nordeste brasileiro, especificamente no estado de Pernambuco, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece um curso sobre a fabricação de produtos de limpeza.
Para participar o interessado deve ter os pré-requisitos abaixo:

Conhecimentos equivalentes ao Ensino Fundamental completo.
Ter idade mínima de 18 anos.

O curso contém o seguinte conteúdo programático:

  • Fabricação de Produtos de Limpeza - Duração do curso oferecido pelo SENAI - 40 horas
  • Principais legislações e normas aplicáveis ao processo de fabricação de produtos de limpeza: Portarias, RDC´s ANVISA e NR aplicável;
  • Principais funções e riscos de manipulação de matérias-primas utilizadas na fabricação de Saneantes;
  • Manipulação e manuseio seguro de insumos utilizados na fabricação de produtos de limpeza;
  • Principais variáveis críticas do processo de fabricação de Saneantes;
  • Principais atributos de Qualidade requeridos para produtos saneantes;
  • Principais monitoramentos analíticos requeridos durante a fabricação de produtos de limpeza;
  • Equipamentos de Proteção Individual – EPI e Equipamento de Proteção Coletiva – EPC;
  • Princípios de Higiene Ocupacional no Segmento de Fabricação de Produtos de Limpeza.
  • Fabricação de principais produtos de limpeza
Curso-SENAI

Escola do SENAI para esse curso:
Escola Técnica SENAI Paulista

Rod. BR 101 Norte, Km 52,3, s/n, Paratibe | Paulista - PE
Fone: (81) 3312.5371

A fabricação de produtos de limpeza não é algo difícil de se fazer, no entanto, quanto maior for o seu conhecimento sobre os componentes químicos utilizados nas formulações, as características sobre os tensoativos e o modo de usar cada matéria-prima melhor será o seu entendimento sobre o assunto. O que torna o curso do SENAI importante para se obter maiores conhecimentos.


A obtenção de varias formulações, mesmo que seja para fazer o mesmo tipo de produto vai enriquecer o seu conhecimento. Uma fórmula pode diferenciar de outra fórmula para o mesmo produto, como alteração nas quantidades de tensoativos ou de auxiliares de limpeza que podem fazer que uma fórmula se torne mais barata do que a outra, resultando em um produto domissanitário com um custo menor de produção, o que pode elevar o seu lucro com a venda do produto.

Também é muito útil ter as noções sobre as exigências da Anvisa para o segmento industrial de produtos domissanitários, como as portarias e RDC´s. Como se sabe, a Anvisa estabeleceu legislações e normas para a fabricação de produtos de limpeza, como notificação ou registro dos domissanitários, exigências quanto as instalações adequadas para o preparo, etc.

Se faz também importante saber sobre os riscos na manipulação de produtos químicos, como as matérias-primas inflamáveis, componentes químicos tóxicos ao serem inalados ou entrar em contato com a pele, produtos químicos corrosivos que podem causar queimaduras se entrar em contato com a pele e olhos, etc. Deve-se ter cuidado com os corrosivos, como ácidos fortes e soda caustica, evitando assim acidentes em seu manuseio.

Os produtos inflamáveis, como álcool e solventes também merecem muita atenção no manuseio, pois podem causar incêndios ou explosões em contato com chamas e fontes de ignição.

Outro detalhe importante é o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas, botas, avental, mascaras e óculos de proteção. Muitos agentes químicos podem derramar durante o manuseio e entrar em contato com a pele, pode também ocorrer respingos ao manusear os produtos químicos e atingir os olhos, por esse motivo o óculos de proteção se faz necessário. 

No caso da mascara facial, muitos produtos utilizados nas formulações exalam cheiro forte e gases que podem ser tóxicos, como solventes químicos e derivados de amônia, por exemplo. A soda caustica em escamas solta pequenas partículas no ar que podem entrar nas vias respiratórias, por isso se faz importante o uso de mascara de proteção durante o manuseio de produtos químicos.

Portanto, para quem deseja maiores esclarecimentos sobre normas, exigências da Anvisa, instalações adequadas, funções das matérias-primas nas formulações e acesso a fórmulas de domissanitários, a obtenção de apostilas sobre o assunto e participar de cursos são recursos muito bem vindos para aprimorar o conhecimento sobre a fabricação de produtos de limpeza. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!
Pessoal, os comentários serão respondidos de acordo com o meu tempo disponível. Pode ser que demore um pouco para deixar uma resposta.
Evite spam na sua caixa de mensagens, procure não colocar e-mail nos comentários.
Se este blog te foi útil, divulgue nas redes sociais!

Formulações Gratuitas

Neste site você encontra formulações gratuitas de domissanitários: Detergentes, amaciantes de roupas, água sanitária, sabão liquido, desinfetantes, sabão em pó, limpador multiuso, aromatizador de ambientes, limpa alumínio, pasta para brilho em alumínio, saponáceo, sabão em barra, etc.
Formulações de Produtos automotivos: Shampoo para carro, pneu pretinho, limpa painel de carro, pasta para mecânico, Intercap, Solupan, LM, Metasil, limpa baú, cera automotiva, cheirinho para carro, etc.
Formulações para fabricar Cosméticos: Xampu para cabelos, condicionador de cabelos, loção corporal, cremes corporais, gel fixador, pomada modeladora, creme para pentear, cera depilatória, sabonetes líquidos, gel redutor, gel para ultrasom, creme antirugas, perfumes, colonias, desodorantes, etc.
Formulações Veterinárias (Pet Shop): Xampu para cães e gatos, condicionadores de pelos, Xampu veterinário, perfume para cães, etc.
Todas as formulações são gratuitas para você fabricar para uso próprio ou para vender e ganhar dinheiro.

Pesquisar Fórmulas Grátis

Produtos de limpeza, cosméticos e automotivos

A fabricação de produtos de limpeza, cosméticos e produtos automotivos tem se tornado segmentos lucrativos nos últimos anos. Devido ao aumento na demanda esses itens alcançaram altos volumes de venda e faturamento. Aqui no site você encontra fórmulas grátis para fabricar esses produtos, quer seja em pequena ou grande quantidade, as formulações servem para a produção para uso próprio ou em escala industrial. Outro segmento que pode gerar bons ganhos em dinheiro é o setor de veterinários, como itens para venda em Pet Shop, como shampoos, perfumes e condicionadores. Investir em itens de venda em Pet Shop pode gerar uma boa renda.

Sobre as Formulações

As fórmulas grátis publicadas neste site são orientativas e precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes.

Artigos Populares

Guia Pratico Cosméticos Capilares

Apostila Produtos de Limpeza

20 produtos que mais vendem. Apostila criada por terceiros, preço acessível para comprar.

Newsletter - Fórmulas Grátis - Receba em seu e-mail